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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0848 - Iniciação à Pesquisa II - Campo: Terapia Ocupacional e Contextos Hospitalares
Introduction to Scientific Research II - Occupational Therapy in Hospital Settings

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Possibilitar a iniciação científica, considerando por um lado a natureza do trabalho científico como utilização de instrumentos de coleta e análise de dados e por outro permitir ao aluno o estudo em maior profundidade de temáticas mais próximas a seu interesse, com orientação de docentes que desenvolvem estudos na mesma área.

Desenvolver o projeto de pesquisa delineado no semestre anterior sobre uma das temáticas abaixo relacionadas:
• O campo da produção do cuidado em saúde, a terapia ocupacional e as práticas no hospital;
• Terapia Ocupacional, a humanização e a integralidade do cuidado na assistência hospitalar;
• A atuação do terapeuta ocupacional junto a pessoas de diferentes faixas etárias e quadros clínicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3199961 - Rosé Colom Toldrá
3566790 - Sandra Maria Galheigo
 
Programa Resumido
Realização de trabalho de campo ou de revisão bibliográfica, análise de dados e elaboração de relatórios e redação e apresentação de trabalho monográfico.
 
 
 
Programa
1.O trabalho de campo ou a organização de revisões bibliográficas.
2.Como elaborar e tentar cumprir um cronograma de atividades de pesquisa.
3. Organização de diários e registros de trabalho de campo.
4. A análise de dados.
5. Trabalhando os dados a partir de referenciais teóricos relativos ao tema de interesse
6. Orientações básicas para redação de monografia ou artigo para apresentação na disciplina, segundo as normas estabelecidas para a Revista de Terapia Ocupacional da USP.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1.Cada aluno desenvolverá suas atividades de campo ou de revisão bibliográfica segundo temática de interesse apresentada no projeto de pesquisa.
2. Cada docente se responsabilizará por orientação de no máximo 4 (quatro) alunos.
3. Será organizado cronograma de orientação com encontros semanais ou quinzenais compatível com o desenvolvimento do conteúdo programático.
Critério
- apreensão dos conteúdos teórico-práticos desenvolvidos verificados a partir da apresentação de artigo ou monografia sobre o desenvolvimento de projeto de pesquisa, conforme as normas adotadas na disciplina;
- postura de aluno adequada ao desenvolvimento do papel profissional e de atividades de pesquisa verificadas através da observação da pontualidade, assiduidade e desenvolvimento das atividades solicitadas nos prazos acordados na disciplina;
- o aluno deverá ter freqüência igual ou superior a 70% e nota igual ou maior que 5,0.
Norma de Recuperação
Reapresentação de artigo ou monografia sobre a pesquisa em data a ser acordada entre alunos e professores, em semestre posterior ao desenvolvimento da disciplina.
 
Bibliografia
     
BRANDÃO, C.R. Pesquisa participante. São Paulo, Brasiliense, 1986.
DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais, São Paulo, Atlas, 1989.
GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Atlas, 1993.
HAGUETTE, T.M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. Rio, Vozes, 1990.
MARTINS, J.; BICUDO, M.A.V. A pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo, Moraes/EDUC, 1989.
MINAYO, M.C. O desafio do conhecimento. Pesquisa Qualitativa em saúde, São Paulo, Hucitec-Abrasco, 1992.
 

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