Possibilitar a iniciação científica, considerando por um lado a natureza do trabalho científico como utilização de instrumentos de coleta e análise de dados e por outro permitir ao aluno o estudo em maior profundidade de temáticas mais próximas a seu interesse, com orientação de docentes que desenvolvem estudos na mesma área.Desenvolver o projeto de pesquisa delineado no semestre anterior sobre uma das temáticas abaixo relacionadas: • O campo da produção do cuidado em saúde, a terapia ocupacional e as práticas no hospital;• Terapia Ocupacional, a humanização e a integralidade do cuidado na assistência hospitalar; • A atuação do terapeuta ocupacional junto a pessoas de diferentes faixas etárias e quadros clínicos.
Realização de trabalho de campo ou de revisão bibliográfica, análise de dados e elaboração de relatórios e redação e apresentação de trabalho monográfico.
1.O trabalho de campo ou a organização de revisões bibliográficas.2.Como elaborar e tentar cumprir um cronograma de atividades de pesquisa.3. Organização de diários e registros de trabalho de campo.4. A análise de dados.5. Trabalhando os dados a partir de referenciais teóricos relativos ao tema de interesse6. Orientações básicas para redação de monografia ou artigo para apresentação na disciplina, segundo as normas estabelecidas para a Revista de Terapia Ocupacional da USP.
BRANDÃO, C.R. Pesquisa participante. São Paulo, Brasiliense, 1986.DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais, São Paulo, Atlas, 1989.GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Atlas, 1993.HAGUETTE, T.M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. Rio, Vozes, 1990.MARTINS, J.; BICUDO, M.A.V. A pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo, Moraes/EDUC, 1989. MINAYO, M.C. O desafio do conhecimento. Pesquisa Qualitativa em saúde, São Paulo, Hucitec-Abrasco, 1992.