Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0853 - Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde
Physiotherapy in primary health care

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao aluno presenciar de forma reflexiva a história, conceitos e realidade da Saúde Coletiva / Pública, especificamente a Atenção Primária. Propiciar ao aluno a formação da prática dos princípios e diretrizes da Atenção Primária à Saúde, capacitando este a propor, discutir e implementar ações individuais e coletivas visando à saúde cinético-funcional relacionadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, identificando problemas com a funcionalidade e o movimento humano, com base no conhecimento científico existente na área da fisioterapia. Capacitar a analisar informação de dados populacionais da Atenção Primária à Saúde regional identificando fatores e elementos predisponentes à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do homem e do idoso, bem como reflexão de propostas de soluções para situações problemas. Propiciar ao aluno a vivência do trabalho da Atenção Primária à Saúde, principalmente da equipe multiprofissional e Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5298878 - Ana Carolina Basso Schmitt
 
Programa Resumido
Políticas públicas de saúde na atenção primária; Fisioterapia na equipe multiprofissional da atenção primária à saúde; Fisioterapia nos serviço e ações da atenção primária à saúde; Promoção, proteção e recuperação da saúde cinético-funcional.
 
 
 
Programa
Apresentação da disciplina; Identificação de conhecimentos e vivências da Atenção Básica; Políticas Públicas de Atenção Primária à Saúde e seus modelos de atenção; Atores, ações e atuações na Atenção Primária à Saúde e especificamente com a equipe multiprofissional e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Quem somos? Onde, o que e como fazemos? Possibilidades de ações e atividades fisioterapêuticas para os ciclos de vida no contexto da APS; Indicadores de Saúde: dados epidemiológicos e planejamento para repensar na situação problema; Vivências de realidades da Atenção Primária à Saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O método de avaliação será realizado por meio de portfólio, relatório, frequência nas visitas técnicas e prova teórica.
Critério
Média aritmética ponderada do desempenho do portfólio, relatório, frequência nas visitas técnicas seminários, discussões clínicas e prova teórica.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos): Será oferecido um relatório final de recuperação (Res. COG 3583/89) no mês de fevereiro, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     
• OTTAWA. Carta de Ottawa. Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde. Ottawa, novembro de 1986. • MENDES, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. / Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p. • FARIA, Horácio Pereira et al. Modelo assistencial e atenção básica à saúde. 2. ed. --Belo Horizonte: Nescon/UFMG,Coopmed, 2010. 68 p. • ESCOREL, Sarah et al. O Programa de Saúde da Família e a construção de um novo modelo para a atenção básica no Brasil. Rev Panam Salud Publica vol.21 n.2-3, 2007. • GIOVANELLA, Ligia et al. Saúde da família: limites e possibilidades para uma abordagem integral de atenção primária à saúde no Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.3, pp.783-794. • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Núcleo de Apoio à Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 116 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 39). • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 152 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Caderno de Atenção Básica, n. 27). • DALLA VECCHIA, Marcelo. Trabalho em equipe na atenção primária à saúde: fundamentos histórico-políticos / Marcelo Dalla Vecchia. São Paulo: Cultura Acadêmica,2012. • MELLO, Guilherme Arantes et al. Atenção Básica e Atenção Primária à Saúde - origens e diferenças conceituais. Rev. APS, v. 12, n. 2, p. 204-213, abr./jun. 2009. • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
 

Clique para consultar os requisitos para MFT0853

Clique para consultar o oferecimento para MFT0853

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP