Propiciar ao aluno presenciar de forma reflexiva a história, conceitos e realidade da Saúde Coletiva / Pública, especificamente a Atenção Primária. Propiciar ao aluno a formação da prática dos princípios e diretrizes da Atenção Primária à Saúde, capacitando este a propor, discutir e implementar ações individuais e coletivas visando à saúde cinético-funcional relacionadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, identificando problemas com a funcionalidade e o movimento humano, com base no conhecimento científico existente na área da fisioterapia. Capacitar a analisar informação de dados populacionais da Atenção Primária à Saúde regional identificando fatores e elementos predisponentes à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do homem e do idoso, bem como reflexão de propostas de soluções para situações problemas. Propiciar ao aluno a vivência do trabalho da Atenção Primária à Saúde, principalmente da equipe multiprofissional e Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
Políticas públicas de saúde na atenção primária; Fisioterapia na equipe multiprofissional da atenção primária à saúde; Fisioterapia nos serviço e ações da atenção primária à saúde; Promoção, proteção e recuperação da saúde cinético-funcional.
Apresentação da disciplina; Identificação de conhecimentos e vivências da Atenção Básica; Políticas Públicas de Atenção Primária à Saúde e seus modelos de atenção; Atores, ações e atuações na Atenção Primária à Saúde e especificamente com a equipe multiprofissional e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Quem somos? Onde, o que e como fazemos? Possibilidades de ações e atividades fisioterapêuticas para os ciclos de vida no contexto da APS; Indicadores de Saúde: dados epidemiológicos e planejamento para repensar na situação problema; Vivências de realidades da Atenção Primária à Saúde.
• OTTAWA. Carta de Ottawa. Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde. Ottawa, novembro de 1986. • MENDES, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. / Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p. • FARIA, Horácio Pereira et al. Modelo assistencial e atenção básica à saúde. 2. ed. --Belo Horizonte: Nescon/UFMG,Coopmed, 2010. 68 p. • ESCOREL, Sarah et al. O Programa de Saúde da Família e a construção de um novo modelo para a atenção básica no Brasil. Rev Panam Salud Publica vol.21 n.2-3, 2007. • GIOVANELLA, Ligia et al. Saúde da família: limites e possibilidades para uma abordagem integral de atenção primária à saúde no Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.3, pp.783-794. • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Núcleo de Apoio à Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 116 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 39). • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 152 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Caderno de Atenção Básica, n. 27). • DALLA VECCHIA, Marcelo. Trabalho em equipe na atenção primária à saúde: fundamentos histórico-políticos / Marcelo Dalla Vecchia. São Paulo: Cultura Acadêmica,2012. • MELLO, Guilherme Arantes et al. Atenção Básica e Atenção Primária à Saúde - origens e diferenças conceituais. Rev. APS, v. 12, n. 2, p. 204-213, abr./jun. 2009. • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.