- Identificar, fundamentar, analisar, discutir, concluir e tratar as alterações funcionais decorrentes dos distúrbios neuromusculares em indivíduos adultos . - Introduzir, conceituar e fundamentar a escolha e aplicação dos procedimentos adequados para a semiologia das disfunções sensoriais, motoras e cognitivas decorrentes de doenças neuromusculares, desenvolvendo e treinando as suas habilidades de observar, investigar,analisar, interpretar, identificar, relacionar e fundamentar tais disfunções. - Instigar a independência para elaborar diagnósticos funcionais e propostas terapêuticas diferenciadas caso a caso, sendo estimulados a considerarem todas as ferramentas terapêuticas atualmente disponíveis.- Aprofundar e desenvolver a aplicação dos procedimentos fisioterapêuticos, instigando por meio da discussão, que o mesmo avalie a eficiência de cada um dos procedimentos eleitos.- Enfatizar a importância da prática interdisciplinar e estimula o aluno a buscar-la, propiciando a interação do aluno com outros profissionais.- Analisar a evolução dos resultados da terapêutica aplicada, estimulando que o mesmo adquira competência e independência para decidir o momento de finalizar sua terapêutica.- Oportunizar condições para o aluno prosseguir no estudo e investigação científica sobre as disfunções sensório-cognitiva-motora associadas aos distúrbios neuromusculares, aprofundar o conhecimento sobre as inovações teórico e práticas na área, visando a assistência e/ou a pesquisa, e a formação de novas opiniões e tecnologias.
Identificação, fundamentação, analise discussão e conclusão das alterações funcionais sensório-cognitivo-motoras decorrentes das lesões neuromusculares em indivíduos adultos, elaboração, aplicação, discussão, e analise dos resultados de programas terapêuticos para tais disfunções.
- Identificação, análise, diferenciação, fundamentação e conceituação das lesões no sistema nervoso maduro e o processo de recuperação de lesão ao nível central e periférico.- Discussão do processo de reorganização neural e possibilidades funcionais. - Intervenção terapêutica. Desenvolvimento da lógica terapêutica e da eleição de condutas e procedimentos terapêuticos pertinentes para as disfunções sensório-motoras conseqüentes a lesões nervosas no sistema nervoso adulto:- Alterações do tono muscular;- Alterações da força muscular;- Alterações das funções sensoriais;- Alterações do equilíbrio e posturais; - Alterações da motricidade voluntária:o Coordenaçãoo Praxiaso Cinesiaso Alterações da locomoção- Prática dos procedimentos de semiologia em fisioterapia aplicado as disfunções neurológicas em adultos- Prática dos procedimentos terapêuticos indicados para as patologias neurais em pacientes adultos.
1. Kandel, EK; Schwartz, JH and Jessel, TM - Principles of neural science. Ed. Appleton & Lange, 1991.2. Kolb, Bryan e Wishaw, Ian Q. Neurociência do Comportamento. Editora Manole, 2002.3. Martin, J.M. – Neuroanatomia. Editora Artes Médicas, 1998.4. Shumway-Cook, A; Wollacott, M – Controle Motor. Editora Manole, 2003.5. Rowland, L.P. - Merrit Tratado de Neurologia. Editora Guanabara Koogan, 2002.6. STOKES, M. Neurologia para Fisioterapeutas (Cash). São Paulo: E. Premier, 2000.7. UNPHRED,D.A.Fisioterapia Neurológica. Baltimore: Ed. Mosby Company/MIR, 1994.Periódicos ( consulta sistemática )Physical Therapy, publicada pela APTA – American Physical Therapy AssociationRevista de Fisioterapia da USP, publicada pelo Curso de Fisioterapia da USP.