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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0859 - Fisioterapia em Neurologia Infantil
Physiotherapy in pediatric neurology

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
- Introduzir e fundamentar a identificação, analise, e as hipóteses sobre as alterações funcionais decorrentes dos distúrbios neuromusculares originados na infância, à luz dos fatores individuais, pessoais, sociais, ambientais e das diferentes tarefas a serem realizadas.
- Desenvolver a independência para elaborar diagnósticos funcionais, resolver problemas e aplicar os procedimentos adequados para a avaliação das disfunções sensoriais, motoras e cognitivas associadas aos distúrbios neuromusculares da infância, desenvolvendo e treinando as suas habilidades de observar, investigar, analisar, interpretar, identificar, relacionar e fundamentar tais disfunções.
- Introduzir, conceituar e fundamentar a escolha e elaboração das possíveis estratégias de intervenção para estimulação da função, diferenciadas caso a caso, estimulando o aluno a considerar todas as ferramentas terapêuticas atualmente disponíveis.
- Aprofundar, desenvolver e treinar a habilidade da aplicação dos procedimentos fisioterapêuticos, instigando por meio da discussão, que o mesmo avalie a eficiência de cada um dos procedimentos eleitos.
- Analisar a evolução dos resultados da terapêutica aplicada, estimulando que o mesmo adquira competência e independência para decidir os critérios de alta, bem como as intervenções em ambiente domicilar, escolar e outros.
- Estimular e oportunizar a prática interdisciplinar.
- Oportunizar condições para o aluno prosseguir no estudo e investigação científica sobre as disfunções sensório-cognitiva-motora associadas aos distúrbios neuromusculares, aprofundar o conhecimento sobre as inovações teórico e práticas na área, visando a assistência e/ou a pesquisa, e a formação de novas opiniões e tecnologias
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1807846 - Renata Hydee Hasue
 
Programa Resumido
Identificação, fundamentação, análise, discussão e estabelecimento de hipóteses sobre as alterações funcionais sensório-cognitivo-motoras e suas relações de causa e efeito com as diferentes lesões neuromusculares da infância. Estratégias para elaboração, aplicação, discussão, e análise dos resultados de programas terapêuticos de diferentes níveis e áreas de intervenção para tais disfunções.
 
 
 
Programa
Fundamentos da Fisioterapia em Neurologia.
Níveis de análise e intervenção com o paciente neurológico.
Fisioterapia em Neurologia Infantil: aspectos gerais
Tomada de decisões e resolução de problemas em Fisioterapia em Neurologia Infantil, à luz dos processos plásticos e adaptativos do sistema nervoso.
Relações de causa e efeito em fisioterapia em Neurologia Infantil: estratégias de identificação e abordagem dos fatores indivuduais, ambientais e da tarefa que interferem na função.
Classificação Internacional Funcionalidade, Incapacidade de Saúde (CIF) em fisioterapia em neurolgia infantil.
Elaboração do plano de tratamento e testagem de hipóteses.
Desenvolvimento motor normal e patológico.
Fisioterapia nos transtornos do desenvolvimento: diagnóstico e tratamento.
Estratégias e técnicas para estimulação do neurodesenvolvimento.
Análise da integração sensório-motora-cognitiva e sua relação com a função e com o desenvolvimento motor nos distúrbios neurológicos da infância.
Análise e resolução de problemas da criança com diferentes alterações de sensibilidade, tônus, recrutamento muscular, postura, equilíbrio, coordenação e cognição, em quadros progressivos ou não.
Intervenções para adequação do tônus, recrutamento muscular, postura, equilíbrio e coordenação na criança.
Avaliação e tratamento de pacientes pediátricos com diversos quadros funcionais: hipotonia, hemiparesia, diparesia, tetraparesia, paraparesia, ataxia, distonias.
Dispositivos auxiliares e adaptações para a criança com disfunções neuromusculares.
Orientações ao paciente neuropediátrico, à família, aos profissionais do ambiente escolar e outros.
Abordagem fisioterapêutica dos diferentes pacientes neuropediátricos: cenário atual e avanços.
Produção de conhecimento em assistência e pesquisa em Fisioterapia em Neuropediatria.
Treinamento prático das diferentes técnicas e métodos de avaliação e intervenção nos diferentes quadros neuromusculares da infância.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova escrita; prova prática; relatórios dos seminários, das aulas práticas e das discussões de caso clínico.
Critério
Média aritmética das diferentes avaliações.
Norma de Recuperação
Prova teórica e Prova prática.
 
Bibliografia
     
1. ADLER, S.A.; BECKERS, D.; BUCK, M. PNF: Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. 2ª edição, Ed. Manole, 2007.
2. BOBATH, B. & BOBATH, K. Desenvolvimento Motor nos Diferentes Tipos de Paralisia Cerebral. Ed. Manole, 1989.
3. BOBATH, K. A Deficiência Motora em Pacientes com Paralisia Cerebral. Ed. Manole, 1976.
4. BOBATH, K. Uma Base Neurofisiológica para o Tratamento de Paralisia Cerebral. São Paulo: Ed.Manole, 1990.
5. CARR, J.; SHEPERD, R. Reabilitação Neurológica: otimizando o desempenho motor. Ed. Manole, 2008.
6. CARRIÈRE, B. Bola Suíça Ed. Manole, 1999.
7. DIAMENT, A.; CYPEL, S. Neurologia Infantil. 4ª Ed., Ed Atheneu, 2005.
8. FINNIC, N. Manuseio em Casa da Criança com Paralisia Cerebral. Ed. Manole, 1995.
9. FLEHMIG, I. Desenvolvimento Normal e seus Desvios no Lactente. Ed. Atheneu, 1990.
10. KANDEL, EK; SCHWARTZ, JH AND JESSEL, TM - Principles of neural science. Ed. Appleton & Lange, 1991.
11. KISNER, C., COLBY, L.A. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. Ed. Manole 2004.
12. LONG, T.M.; CINTAS, H.L. Manual de Fisioterapia Pediátrica. Ed. Revinter, Risio de Janeiro, 2001.
13. LUNDY-EKMAN, L Neurociência: Fundamentos para a Reabilitação. 3ª Ed., Elsevier, 2008.
14. MAGILL, R.A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
15. SHUMWAY-COOK, A.; WOOLLACOTT, M.H. Controle motor. Teoria e aplicações práticas. 2ª ed. Ed. Manole, São Paulo, 2003.
16. ROWLAND, L.P. Merrit Tratado de Neurologia. Editora Guanabara Koogan, 2002.
17. TANI, G. Comportamento Motor: Aprendizagem e Desenvolvimento. Ed. Guanabara Koogan, 2005.
18. UMPHRED, D.A. Reabilitação Neurológica. Ed. Manole, 2004.
19. VOJTA, V.; PETERS, A. O princípio Vojta. Ed. Manole, 2ª Ed. São Paulo, 2000.
 

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