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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0859 - : Fisioterapia em Saúde da Criança e do Adolescente II
Physiotherapy in Child and Adolescents Health II

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Introduzir e fundamentar a identificação, analise, e as hipóteses sobre as alterações funcionais decorrentes dos distúrbios neuromusculares originados na infância, à luz dos fatores individuais, pessoais, sociais, ambientais e das diferentes tarefas a serem realizadas. 
-	Desenvolver a independência para elaborar diagnósticos funcionais, resolver problemas e aplicar os procedimentos adequados para a avaliação das disfunções sensoriais, motoras e cognitivas associadas aos distúrbios neuromusculares da infância, desenvolvendo e treinando as suas habilidades de observar, investigar, analisar, interpretar, identificar, relacionar e fundamentar tais disfunções.
-	Introduzir, conceituar e fundamentar a escolha e elaboração das possíveis estratégias de intervenção para estimulação da função, diferenciadas caso a caso, estimulando o aluno a considerar todas as ferramentas terapêuticas atualmente disponíveis.
-	Aprofundar, desenvolver e treinar a habilidade da aplicação dos procedimentos fisioterapêuticos, instigando por meio da discussão, que o mesmo avalie a eficiência de cada um dos procedimentos eleitos.
-	Analisar a evolução dos resultados da terapêutica aplicada, estimulando que o mesmo adquira competência e independência para decidir os critérios de alta, bem como as intervenções em ambiente domicilar, escolar e outros.
-	Estimular e oportunizar a prática interdisciplinar.
-	Oportunizar condições para o aluno prosseguir no estudo e investigação científica sobre as disfunções sensório-cognitiva-motora associadas aos distúrbios neuromusculares, aprofundar o conhecimento sobre as inovações teórico e práticas na área, visando a assistência e/ou a pesquisa, e a formação de novas opiniões e tecnologias
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1807846 - Renata Hydee Hasue
 
Programa Resumido
Identificação, fundamentação, análise, discussão e estabelecimento de hipóteses sobre as alterações funcionais sensório-cognitivo-motoras e suas relações de causa e efeito com as diferentes lesões neuromusculares da infância. Estratégias para elaboração, aplicação, discussão, e análise dos resultados de programas terapêuticos de diferentes níveis e áreas de intervenção para tais disfunções.
 
 
 
Programa
Fundamentos da Fisioterapia em Neurologia. 
Níveis de análise e intervenção com o paciente neurológico.
Fisioterapia em Neurologia Infantil: aspectos gerais 
Tomada de decisões e resolução de problemas em Fisioterapia em Neurologia Infantil, à luz dos processos plásticos e adaptativos do sistema nervoso. 
Relações de causa e efeito em fisioterapia em Neurologia Infantil: estratégias de identificação e abordagem dos fatores indivuduais, ambientais e da tarefa que interferem na função. 
Classificação Internacional Funcionalidade, Incapacidade de Saúde (CIF) em fisioterapia em neurolgia infantil. 
Elaboração do plano de tratamento e testagem de hipóteses. 
Desenvolvimento motor normal e patológico. 
Fisioterapia nos transtornos do desenvolvimento: diagnóstico e tratamento.
 Estratégias e técnicas para estimulação do neurodesenvolvimento. 
Análise da integração sensório-motora-cognitiva e sua relação com a função e com o desenvolvimento motor nos distúrbios neurológicos da infância. 
Análise e resolução de problemas da criança com diferentes alterações de sensibilidade, tônus, recrutamento muscular, postura, equilíbrio, coordenação e cognição, em quadros progressivos ou não. 
Intervenções para adequação do tônus, recrutamento muscular, postura, equilíbrio e coordenação na criança. 
Avaliação e tratamento de pacientes pediátricos com diversos quadros funcionais: hipotonia, hemiparesia, diparesia, tetraparesia, paraparesia, ataxia, distonias. 
Dispositivos auxiliares e adaptações para a criança com disfunções neuromusculares. 
Orientações ao paciente neuropediátrico, à família, aos profissionais do ambiente escolar e outros. 
Abordagem fisioterapêutica dos diferentes pacientes neuropediátricos: cenário atual e avanços. 
Produção de conhecimento em assistência e pesquisa em Fisioterapia em Neuropediatria. 
Treinamento prático das diferentes técnicas e métodos de avaliação e intervenção nos diferentes quadros neuromusculares da infância. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova escrita; prova prática; relatórios dos seminários, das aulas práticas e das discussões de caso clínico
Critério
Média aritmética das diferentes avaliações
Norma de Recuperação
Prova teórica e Prova prática
 
Bibliografia
     
ADLER, S.A.; BECKERS, D.; BUCK, M. PNF: Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. 2ª edição, Ed. Manole, 2007.
2.	BOBATH, B. & BOBATH, K. Desenvolvimento Motor nos Diferentes Tipos de Paralisia Cerebral. Ed. Manole, 1989.
3.	BOBATH, K. A Deficiência Motora em Pacientes com Paralisia Cerebral. Ed. Manole, 1976.
4.	BOBATH, K. Uma Base Neurofisiológica para o Tratamento de Paralisia Cerebral. São Paulo: Ed.Manole, 1990.
5.	CARR, J.; SHEPERD, R. Reabilitação Neurológica: otimizando o desempenho motor. Ed. Manole, 2008.
6.	CARRIÈRE, B. Bola Suíça Ed. Manole, 1999.
7.	DIAMENT, A.; CYPEL, S. Neurologia Infantil. 4ª Ed., Ed Atheneu, 2005. 
8.	FINNIC, N. Manuseio em Casa da Criança com Paralisia Cerebral. Ed. Manole, 1995.
9.	FLEHMIG, I. Desenvolvimento Normal e seus Desvios no Lactente. Ed. Atheneu, 1990.
10.	KANDEL, EK; SCHWARTZ, JH AND JESSEL, TM - Principles of neural science. Ed. Appleton & Lange, 1991.
11.	KISNER, C., COLBY, L.A. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. Ed. Manole 2004.
12.	LONG, T.M.; CINTAS, H.L. Manual de Fisioterapia Pediátrica. Ed. Revinter, Risio de Janeiro, 2001.
13.	LUNDY-EKMAN, L Neurociência: Fundamentos para a Reabilitação. 3ª Ed., Elsevier, 2008.
14.	MAGILL, R.A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher, 2000. 
15.	SHUMWAY-COOK, A.; WOOLLACOTT, M.H. Controle motor. Teoria e aplicações práticas. 2ª ed. Ed. Manole, São Paulo, 2003. 
16.	ROWLAND, L.P. Merrit Tratado de Neurologia. Editora Guanabara Koogan, 2002.
17.	TANI, G. Comportamento Motor: Aprendizagem e Desenvolvimento. Ed. Guanabara Koogan, 2005.
18.	UMPHRED, D.A. Reabilitação Neurológica. Ed. Manole, 2004.
19.	VOJTA, V.; PETERS, A. O princípio Vojta. Ed. Manole, 2ª Ed. São Paulo, 2000.
 

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