Introduzir e fundamentar a identificação, analise, e as hipóteses sobre as alterações funcionais decorrentes dos distúrbios neuromusculares originados na infância, à luz dos fatores individuais, pessoais, sociais, ambientais e das diferentes tarefas a serem realizadas. - Desenvolver a independência para elaborar diagnósticos funcionais, resolver problemas e aplicar os procedimentos adequados para a avaliação das disfunções sensoriais, motoras e cognitivas associadas aos distúrbios neuromusculares da infância, desenvolvendo e treinando as suas habilidades de observar, investigar, analisar, interpretar, identificar, relacionar e fundamentar tais disfunções. - Introduzir, conceituar e fundamentar a escolha e elaboração das possíveis estratégias de intervenção para estimulação da função, diferenciadas caso a caso, estimulando o aluno a considerar todas as ferramentas terapêuticas atualmente disponíveis. - Aprofundar, desenvolver e treinar a habilidade da aplicação dos procedimentos fisioterapêuticos, instigando por meio da discussão, que o mesmo avalie a eficiência de cada um dos procedimentos eleitos. - Analisar a evolução dos resultados da terapêutica aplicada, estimulando que o mesmo adquira competência e independência para decidir os critérios de alta, bem como as intervenções em ambiente domicilar, escolar e outros. - Estimular e oportunizar a prática interdisciplinar. - Oportunizar condições para o aluno prosseguir no estudo e investigação científica sobre as disfunções sensório-cognitiva-motora associadas aos distúrbios neuromusculares, aprofundar o conhecimento sobre as inovações teórico e práticas na área, visando a assistência e/ou a pesquisa, e a formação de novas opiniões e tecnologias
Identificação, fundamentação, análise, discussão e estabelecimento de hipóteses sobre as alterações funcionais sensório-cognitivo-motoras e suas relações de causa e efeito com as diferentes lesões neuromusculares da infância. Estratégias para elaboração, aplicação, discussão, e análise dos resultados de programas terapêuticos de diferentes níveis e áreas de intervenção para tais disfunções.
Fundamentos da Fisioterapia em Neurologia. Níveis de análise e intervenção com o paciente neurológico. Fisioterapia em Neurologia Infantil: aspectos gerais Tomada de decisões e resolução de problemas em Fisioterapia em Neurologia Infantil, à luz dos processos plásticos e adaptativos do sistema nervoso. Relações de causa e efeito em fisioterapia em Neurologia Infantil: estratégias de identificação e abordagem dos fatores indivuduais, ambientais e da tarefa que interferem na função. Classificação Internacional Funcionalidade, Incapacidade de Saúde (CIF) em fisioterapia em neurolgia infantil. Elaboração do plano de tratamento e testagem de hipóteses. Desenvolvimento motor normal e patológico. Fisioterapia nos transtornos do desenvolvimento: diagnóstico e tratamento. Estratégias e técnicas para estimulação do neurodesenvolvimento. Análise da integração sensório-motora-cognitiva e sua relação com a função e com o desenvolvimento motor nos distúrbios neurológicos da infância. Análise e resolução de problemas da criança com diferentes alterações de sensibilidade, tônus, recrutamento muscular, postura, equilíbrio, coordenação e cognição, em quadros progressivos ou não. Intervenções para adequação do tônus, recrutamento muscular, postura, equilíbrio e coordenação na criança. Avaliação e tratamento de pacientes pediátricos com diversos quadros funcionais: hipotonia, hemiparesia, diparesia, tetraparesia, paraparesia, ataxia, distonias. Dispositivos auxiliares e adaptações para a criança com disfunções neuromusculares. Orientações ao paciente neuropediátrico, à família, aos profissionais do ambiente escolar e outros. Abordagem fisioterapêutica dos diferentes pacientes neuropediátricos: cenário atual e avanços. Produção de conhecimento em assistência e pesquisa em Fisioterapia em Neuropediatria. Treinamento prático das diferentes técnicas e métodos de avaliação e intervenção nos diferentes quadros neuromusculares da infância.
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