Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0884 - Práticas de Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde I
Physiotherapy Practicum in Primary Health Care I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
Realizar a aplicação prática dos conceitos e pressupostos da Atenção Primária à Saúde; - Conhecer o território. Identificar e utilizar suas potencialidades e desafios para o cuidado em saúde. Realizar aplicação prática das potencialidades e desafios encontrados; Estabelecer relações entre os determinantes de saúde e a saúde da população; Desenvolver visão reflexiva da atuação da equipe de profissionais e do fisioterapeuta; Realizar a aplicação prática das ferramentas de cuidado na APS, entre elas: clínica ampliada, apoio matricial e projeto terapêutico singular e projeto de saúde no território; Promover as ações de saúde na atenção primária à saúde, tanto da Atenção Básica tradicional quanto nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família; Planejar e desenvolver ações de cuidado em saúde individual, familiar e coletiva na Atenção Primária à Saúde, junto à equipe de saúde; Pensar e atuar junto à rede referenciada de assistência: da Atenção Primária às demais complexidades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5298878 - Ana Carolina Basso Schmitt
 
Programa Resumido
Realizar a prática de ações de cuidado na atenção primária em saúde, exercitando a atuação do fisioterapeuta na equipe da atenção primária à saúde.
 
 
 
Programa
Práticas fisioterapêuticas propostas de construção compartilhada do Trabalho em Saúde; Realizar as ações de cuidado em parceria com a equipe da Unidade Básica de Saúde: grupo de cuidado em saúde, visitas domiciliares, atendimentos, ações intersetoriais e reuniões; Desenvolver habilidades para o apoio matricial e educação permanente; Desenvolver discussão acerca do processo de aprendizado e desenvolvimento das ações e atividades realizadas no semestre: O que eu preciso ser, saber e fazer para atuar na Atenção Primária à Saúde?
 
 
 
Avaliação
     
Método
O método de avaliação se dará por meio da participação nas atividades desenvolvidas nas Unidades Básicas durante as práticas. Tais atividades serão: participação e discussão junto a equipe de saúde da família a qual o aluno está integrado; participação e discussão acerca das atividades aos quais os profissionais da unidade estão envolvidos, entrega de portfólio, autoavaliação/avaliação individual, apresentação do diagnóstico e plano de ações e discussão de resolução de casos identificados.
Critério
Avaliação de desempenho do aluno no estágio conforme ficha padrão sendo a nota final composta em 70% por aspectos profissionais e 30% por aspectos humanos.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação (Res. COG 3583/89)
 
Bibliografia
     
BELATTO, R.; ARAÚJO, L. F. S.; CASTRO, P. O itinerário terapêutico como uma tecnologia avaliativa da integralidade em saúde. In: PINHEIRO, R.; SILVA JÚNIOR, A. G.; MATTOS, R. A. (Org.). Atenção básica e integralidade: contribuições para estudos de práticas avaliativas em saúde. Rio de Janeiro: CEPESC: IMS/UERJ: ABRASCO, 2008. p. 167-187 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Núcleo de Apoio à Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 116 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 39). DALLA VECCHIA, Marcelo. Trabalho em equipe na atenção primária à saúde: fundamentos histórico-políticos / Marcelo Dalla Vecchia. São Paulo: Cultura Acadêmica,2012. GIOVANELLA, 2014. Atenção Primária à Saúde pg493-545 - Giovanella, 2014 Políticas e Sistema de Saúde no Brasil GIOVANELLA, 2014. Atenção Primária à Saúde pg493-545 - Giovanella, 2014 Políticas e Sistema de Saúde no Brasil GIOVANELLA, Ligia et al. Saúde da família: limites e possibilidades para uma abordagem integral de atenção primária à saúde no Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.3, pp.783-794. JUNIOR, 2010 - Fisioterapia e saúde coletiva: desafios e novas responsabilidades profissionais MAGALHÃES Junior, 2014 - Redes de Atenção à Saúde: rumo à integralidade MELLO, 2009. ATENÇÃO BÁSICA E ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE - ORIGENS E DIFERENÇAS CONCEITUAIS MENDES, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. / Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p. PAIM, 2011. O sistema de saúde brasileiro história, avanços e desafios PATRICIO, 2015. Núcleo de Apoio à Saúde da Família:proposta nacional e implementação em municípios do Rio de Janeiro. SANTOS, 2011. Território e Territorialização: INCORPORANDO AS RELAÇÕES PRODUÇÃO, TRABALHO, AMBIENTE E SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE TRAVASSOS, Claudia; MARTINS, Mônica. Uma revisão sobre os conceitos de acesso e utilização de serviços de saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 20, supl. 2, p. S190-S198, 2004. OLIVEIRA, Robson Rocha de; ELIAS, Paulo Eduardo Mangeon. Conceitos de regulação em saúde no Brasil. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 46, n. 3, p. 571-576, June 2012.
 

Clique para consultar os requisitos para MFT0884

Clique para consultar o oferecimento para MFT0884

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP