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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0922 - Prática Supervisionada em Terapia Ocupacional II
Supervised Practice in Occupational Therapy II

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 150 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Possibilitar a construção de experiências práticas supervisionadas centradas no conhecimento, vivência, discussão e reflexão sobre: o As populações atendidas em Terapia Ocupacional em seus contextos de vida, redes sociais, especialmente no que se refere à autonomia, cotidiano, participação social e exercício de direitos; o Os funcionamentos institucionais, sua inserção territorial e suas propostas, o O desenvolvimento de estratégias de interação, comunicação, convivência e mediação de relações pessoas-contextos nos cenários de práticas. Objetivos Específicos: Conhecer, a partir das inserções institucionais propostas, os recursos presentes nos territórios e nas instituições, voltados para os processos e contextos de produção do cuidado; compreender e refletir sobre as relações usuários/equipes/familiares/territórios e o lugar das instituições nas políticas públicas e no contexto social; desenvolver processos e ações de cuidado, inclusão social, fortalecimento do protagonismo e enfrentamento aos processos de vulnerabilidade social.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
88242 - Elisabete Ferreira Mângia
56552 - Maria Fernanda de Silvio Nicacio
3566790 - Sandra Maria Galheigo
 
Programa Resumido
Conhecer, discutir e refletir sobre os cenários e as populações atendidas em Terapia Ocupacional.
 
 
 
Programa
I – Aproximação, vivência e compreensão de cenários de prática em Terapia Ocupacional; II – Aproximação, vivência e práticas de cuidado junto a populações atendidas em Terapia Ocupacional; III – Conhecer as instituições e territórios em que se desenvolvem os cenários de prática; IV – Registro de dados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será realizada de forma processual e continuada, podendo abarcar: a) Participação e Frequência nas atividades propostas em serviços e ou projetos de atenção, em reuniões de orientação, em supervisão e atividades de estudo; b) Documentação das atividades; c) Leitura e discussão de textos; d) Registros das vivências constando elaborações singulares das atividades desenvolvidas; e) Seminários Temáticos; f) Avaliação Final.
Critério
Assiduidade e pontualidade nas atividades propostas pela disciplina Verificação de aprendizagem dos conteúdos teórico-metodológicos por meio de sua aplicação prática. Participação ativa e reflexiva nas atividades programadas
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Cadernos de Atenção Básica, n. 34. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 176 p. CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (2007). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Decreto Legislativo n. 186, de 09 de julho de 2008: Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009. 4. ed., rev. e atual. Brasília, Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2011. Disponível em: http://www.sdh.gov.br/assuntos/pessoa-com-deficiencia/pdfs FREIRE, M. Observação Registro Reflexão. São Paulo: Espaço pedagógico, 199. 2ªed. NICÁCIO, F. Utopia da realidade: contribuições da desinstitucionalização para a invenção de serviços de saúde mental.Campinas: 2003. Tese de Doutoramento. UNICAMP. p. 191-6. SARACENO, B. Empowerment. Centro Studi sulla Sofferenza Urbana SOUQ. abril 2013. Disponível em: http://www.souqonline.it/home2_2.asp?idpadre=933&idtesto=659. SARACENO, B; ASIOLI, F; TOGNONI, G. Manual de Saúde Mental. São Paulo, HUCITEC, 1994. (Capítulo 2).
 

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