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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0924 - Estágio Supervisionado em Terapia Ocupacional I
Supervised internship in Occupational Therapy I

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 11
Carga Horária Total: 420 h ( Estágio: 420 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Desenvolver competências profissionais em terapia ocupacional por meio da atuação supervisionada  em cenários de aprendizagem inseridos em unidades/serviços ou projetos que atendam a pessoas ou coletivos que apresentem dificuldades atuais ou potenciais relacionadas à autonomia no agir cotidiano e à participação na vida social.
- Promover a aplicação e avaliação de perspectivas ético-teóricas-técnicas do agir profissional em terapia ocupacional com ênfase no acompanhamento das populações atendidas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2089970 - Fatima Correa Oliver
1373516 - Maria Helena Morgani de Almeida
3508975 - Marilia Bense Othero
3199961 - Rosé Colom Toldrá
 
Programa Resumido
Reflexão contextualizada, análise e prática sobre processos implicados no exercício profissional, tais como: interação, convivência, cuidado, acompanhamento e desenvolvimento de projetos terapêuticos singulares nos contextos de vida nos territórios, de projetos coletivos e de fortalecimento de protagonismo; cotidiano, autonomia, participação social e exercício de direitos da população atendida. 
 
 
 
Programa
. Acompanhamento da população atendida buscando desenvolver a observação, reflexão e análise crítica sobre o contexto assistencial (cenário de aprendizagem/prática) em diálogo com o universo dos direitos humanos, as políticas públicas, as redes assistenciais e o território no qual se situa;  
II. Avaliação, desenvolvimento e coordenação supervisionadas de ações individuais e grupais em terapia ocupacional que possibilitem, simultaneamente, o protagonismo, o desenvolvimento de habilidades profissionais e a cooperação com práticas implementadas no contexto assistencial;  
III. Aplicação contextualizada de princípios, diretrizes, objetivos, estratégias e tecnologias em terapia ocupacional com ênfase no acompanhamento da população atendida;
IV. Experiência de trabalho em equipe, envolvendo processos colaborativos e/ou integrados de trocas e intercâmbio na esfera dos conhecimentos técnico-científicos, das informações relevantes nos processos de intervenção e na atuação profissional propriamente dita, enfatizando-se a relevância destes compartilhamentos para o acompanhamento da população atendida;  
V. Participação em atividades de planejamento e execução de ações interdisciplinares, interunidades, intersetoriais e/ou junto a movimentos sociais/comunitários, com ênfase no acompanhamento da população atendida junto a estas ações; 
VI. Desenvolvimento do papel profissional, levando em conta a diversidade de papéis e competências profissionais que integram as equipes de trabalho no acompanhamento da população atendida;
VII. Construção participativa das redes assistenciais e percepção do papel dos cidadãos, gestores, trabalhadores e instâncias do controle social na elaboração das políticas públicas brasileiras, com ênfase em seu impacto no acompanhamento da população atendida; 
VIII. Registro, elaboração e comunicação da experiência profissional, com desenvolvimento e aprimoramento de atividades sensíveis, afetivas e de comunicação verbal, escrita, gestual e de leitura necessárias para apoiar e sustentar tanto as dinâmicas de formação em Terapia Ocupacional e as interações com usuários, equipe, serviços e comunidade; 
IX. Participação em atividades de supervisão e estudo dirigido pautado pelo pensamento crítico, o agir ético, o protagonismo, a autonomia e a co-responsabilização na construção dos saberes e práticas.
X. Desenvolvimento gradual da autonomia profissional com foco na co-participação em processos e estratégias terapêuticas. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação deve permitir aos estudantes, docentes e supervisores um olhar abrangente para o processo de aprendizagem, que englobe o conjunto das vivências, reflexões e registros elaborados durante a experiência prática. Será realizada avaliação processual de desempenho, critério-referenciada.
Critério
A avaliação processual do desempenho do estudante estará referenciada nas dimensões de desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades para o exercício do papel profissional a serem desenvolvidas no estágio, de acordo com o programa da disciplina, tais como: compromisso com o trabalho e nas interações com usuários, familiares e equipes; pontualidade e assiduidade; postura responsável e ética, considerando a centralidade do usuário no desenvolvimento da prática e da construção de projetos terapêuticos. Os estudantes também serão avaliados por outros instrumentos tais como: elaboração e apresentação de seminários e discussões temáticas; estudos de caso; elaboração de registros e documentação das vivências e atividades desenvolvidas; elaboração de relatórios teórico-práticos; apresentação de diário de campo descritivo-reflexivo, conforme orientações e cronograma proposto na disciplina.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
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