Desenvolver competências profissionais em terapia ocupacional por meio da atuação supervisionada em cenários de aprendizagem inseridos em unidades/serviços ou projetos dos campos da saúde, educação, assistência social, trabalho, arte e cultura que atendam a pessoas ou coletivos que apresentem dificuldades atuais ou potenciais relacionadas à autonomia no agir cotidiano e à participação na vida social. - Promover a aplicação e avaliação de perspectivas ético-teóricas-técnicas do agir profissional em terapia ocupacional com ênfase na atuação em contextos institucionais e/ou em projetos coletivos que produzam processos formativos critico-reflexivos consonantes com políticas públicas.
Reflexão contextualizada, análise e prática sobre processos implicados no exercício profissional, tais como: cotidiano e lógica institucionais; papel profissional nos contextos institucionais, em redes intra e intersetoriais e junto à população atendida/familiares/redes sociais; trabalho em equipe; políticas públicas.
Atuação em contextos institucionais e/ou em projetos coletivos que produzam processos formativos critico-reflexivos consonantes com as políticas públicas, estimulando-se, desse modo, a observação, reflexão e análise crítica sobre o contexto assistencial (cenário de aprendizagem/prática) em diálogo com o universo dos direitos humanos, as políticas públicas, as redes assistenciais e o território no qual se situa; II. Avaliação, desenvolvimento e coordenação supervisionadas de ações individuais e grupais em terapia ocupacional que possibilitem, simultaneamente, o protagonismo, o desenvolvimento de habilidades profissionais e a cooperação com práticas implementadas no contexto assistencial, enfatizando-se a atuação em contextos institucionais e em projetos coletivos que produzam processos formativos critico-reflexivos consonantes com as políticas públicas; III. Aplicação contextualizada de princípios, diretrizes, objetivos, estratégias e tecnologias em terapia ocupacional, enfatizando-se a atuação em contextos institucionais e em projetos coletivos que produzam processos formativos critico-reflexivos consonantes com as políticas públicas; IV. Experiência de trabalho em equipe, envolvendo processos colaborativos e/ou integrados de trocas e intercâmbio na esfera dos conhecimentos técnico-científicos, das informações relevantes nos processos de intervenção e na atuação profissional propriamente dita, com vistas a construção de processos formativos critico-reflexivos consonantes com as políticas públicas na atuação em contextos institucionais e em projetos coletivos; V. Participação em atividades de planejamento e execução de ações interdisciplinares, interunidades, intersetoriais e/ou junto a movimentos sociais/comunitários, enfatizando-se a atuação em contextos institucionais e em projetos coletivos; VI. Desenvolvimento do papel profissional, levando em conta a diversidade de papéis e competências profissionais que integram as equipes de trabalho e sua atuação em contextos institucionais e em projetos coletivos; VII. Construção participativa das redes assistenciais e percepção do papel dos cidadãos, gestores, trabalhadores e instâncias do controle social na elaboração das políticas públicas brasileiras; VIII. Registro, elaboração e comunicação da experiência profissional, com desenvolvimento e aprimoramento de atividades sensíveis, afetivas de comunicação verbal, escrita, gestual e de leitura necessárias para apoiar e sustentar tanto as dinâmicas de formação em Terapia Ocupacional e as interações com usuários, equipe, serviços e comunidade; IX. Participação em atividades de supervisão e estudo dirigido pautado pelo pensamento crítico, o agir ético, o protagonismo, a autonomia e a co-responsabilização na construção dos saberes e práticas. X. Desenvolvimento gradual da autonomia profissional com foco na coordenação e condução de processos e estratégias terapêuticas.
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