Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0927 - Terapia Ocupacional e a Saúde da Pessoa com deficiência II
Health of People with Disabilities and Occupational Therapy II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Possibilitar a aproximação do estudante com a área Saúde da Pessoa com Deficiência Física; Capacitar o aluno de Terapia Ocupacional para intervir junto à pessoa com deficiência física a partir da apropriação de conhecimentos quanto à: Problemática da pessoa com deficiência, incluindo diferentes quadros de deficiências e incapacidades. Aos princípios epistemológicos, históricos e técnicos dos diferentes procedimentos de Terapia Ocupacional dirigidos aos quadros de deficiência, incapacidade e alterações da funcionalidade de origem.
Estudos de casos exemplares em neuro de Paralisia Cerebral e Acidente Vascular Encefálico. Delimitar metodologicamente o campo de ação: princípios, instrumentos e finalidades; Estabelecer o conceito de reabilitação enquanto eixo organizador de serviços e de intervenções junto á pessoa com deficiência
 
 
 
Programa Resumido
1. Problemática da pessoa com deficiência. 
2. Terapia Ocupacional e atenção à saúde e à reabilitação da pessoa com Deficiência Física.
 
 
 
Programa
Aspectos relacionados à intervenção de Terapia Ocupacional junto às pessoas com alterações neurológicas na infância e em casos de Acidente Vascular Encefálico: Intervenção: reflexões teórico-práticas. Estudo de casos. Mecanismo reflexo postural normal e anormal Desenvolvimento da preensão normal e patológica. Aplicação do desenvolvimento normal na Avaliação da Criança com alterações neurológicas. Paralisia Cerebral: Quadros (distribuição, tipos de tônus alterado, atividade reflexa), detecção precoce, principais sinais, Prognóstico de Marcha, Deformidades e cirurgias, intervenção terapêutica (aspectos teóricos e práticos) Desenvolvimento neuro-motor e suas configurações nos quadros de PC: Diplegia Espática, Quadriparesia Espática, Hemiparesia Espática, Atetose, Ataxia. Problemas de alimentação em casos neurológicos na infância. Alterações motoras em casos de Acidente Vascular Encefálico. Recursos Tecnológicos (Tas) aplicados às necessidades das pessoas com alterações neurológicas. Indicações de órteses e equipamentos de auxilio em casos neurológicos. Indicações Cirúrgicas e intervenções Químicas junto aos pacientes neurológicos. Técnicas de Manipulação Corporal utilizadas em casos neurológicos.
 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários e estudos de casos; - Participação nas atividades práticas e nas discussões; - Estudo dirigido; - Avaliação das atividades propostas; - Freqüência; - Avaliação escrita.
Critério
- Participação ativa do estudante nos seminários e estudos de casos; - Interesse nas atividades teóricas/práticas manifesto através de diálogos com o docente e colegas, manifestação de dúvidas e de comentários; - Entrega de relatórios dos estudos dirigidos; - Freqüência pertinente com a carga horária mínima do curso; - Avaliação escrita com nota mínima 5 (cinco). - Cumprimento das leituras de textos programadas e participação nos debates agendados; - Participação nas aulas práticas.
Norma de Recuperação
Prova teórica e/ou trabalhos escritos.
 
Bibliografia
     
 BOBATH, K. Uma base neurofisiológica para o tratamento da Paralisia Cerebral. São Paulo: Manole,1984. CANESQUI, A.M. (org) Olhares socioantropológicos sobre os adoecidos crônicos. S.P:Hucitec/Fapesp, 2007 
CAVALCANTI, A. e GALVÃO, C. Terapia Ocupacional: Fundamentação e Prática. Ed. Guanabara e Koogan, Rio de Janeiro, 2007. 
CIAMPA, A.C. A estória de Severino e a história da Severina. S.P: Editora Brasiliense, 1990. FERREIRA, V. J. A. O que todo professor precisa saber sobre neurologia. Pulso Editorial, São José dos Campos, 2005.
 FERRARETO, I. e SOUZA, A . M. C Paralisia Cerebral: aspectos práticos. São Paulo: Memnon, 1998. 
FINNIE, N. O Manuseio em casa da criança com Paralisia Cerebral. São Paulo: Manole. GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. R.J: Zahar, 1982. HELLER, A. O Cotidiano e a História. S.P: Paz e Terra, 1985. JERUSALINSKY, A. E col. Psicanálise e desenvolvimento Infantil: Um enfoque transdisciplinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. LANE, S.T.; SAWAIA, B.B. Novas veredas da psicologia social. S.P: Brasiliense/EDUC, 1995 
ROCHA, E. F; MELLO, M. A. Os sentidos do corpo e da intervenção hospitalar. In: De CARLO, M.; LUZO, C. Terapia Ocupacional: reabilitação física e contextos hospitalares. São Paulo: Roca, 2004.
 ROCHA, E.F. Corpo Deficiente: em Busca da Reabilitação? Uma reflexão à partir da ótica da pessoa cortadora de deficiência. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia da USP, São Paulo, 1991.
 ROCHA. E. F. Do corpo orgânico ao corpo relacionai: uma proposta de deslocamento dos fundamentos e práticas de reabilitação da deficiência. São Paulo. 1999. 237p. Tese (doutorado), instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. 
ROCHA, E.F.; CREDÍDIC, E.B.; A. PAULA, A . R. De; REGEN, M. Enfrentando o desafio e criando estratégias: inserção de crianças com deficiências nas creches do município de São Paulo. Temas sobre desenvolvimento, v. 11, n.62, p. 14, 2002. 
ROCHA, E. F. Reabilitação de Pessoas com deficiência: a intervenção em discussão. Ed. ROCA, São Paulo, 2006. Capitulo 4 e 5. 
RODRIGUES, A. C. REABILITAÇÃO: Práticas inclusivas e estratégias para a ação. Tecnologias de Atenção / Tecnologia Assisitiva. Ed. Andreolli, São Paulo, 2008. RODRIGUES, J.C. Tabu do Corpo. Ed. Achiamé, Rio de Janeiro, 1983. Págs121-126 (cap.II) e págs 127-167 (cap III). 
SACKS, O. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu. Companhia das Letras, 1987. SACKS, O. Vendo vozes. Uma viagem ao mundo dos surdos. S.P: Companhia das Letras, 1998. TEIXEIRA, E. et all Terapia Ocupacional na Reabilitação Física. Ed. ROCA, São Paulo, 2003. WERNER, D. Nothing about us without us – www.healthwrights.org/booksonline.htm WERNER, D. Disabled Village Children – www.healthwrights.org/booksonline.htm
 

Clique para consultar os requisitos para MFT0927

Clique para consultar o oferecimento para MFT0927

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP