Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Medìcina Legal, Ética Médica e Medicina Social e Trabalho
 
Disciplina: MLS0513 - Bioética Clínica
Clinical Bioethics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
A Bioética Clínica é desenvolvida durante o internato, penúltimo período de formação do estudante de medicina. Em grupos de 15 ou 30, os alunos participam, durante duas horas, de um processo interativo de discussão sobre dilemas éticos de casos clínicos reais que foram vivenciados por eles ao final de quatro semanas de estágio prático-teórico nas disciplinas de clínica médica, cirurgia geral, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, moléstias infecciosas e psiquiatria. Os casos trazidos para as reuniões são de escolha dos estudantes. Após a apresentação do caso, especialmente quanto ao diagnóstico, tratamento e prognóstico do paciente, o coordenador - um professor da área da Ética Médica e Bioética - abre as discussões provocando os estudantes a se manifestarem sobre os aspectos éticos envolvidos no atendimento dos pacientes ou nas condições de trabalho dos médicos assistentes ou nas relações institucionais da presença dos estudantes de medicina no atendimento aos pacientes. Não raramente os estudantes apontam a contradição entre as atitudes éticas tomadas por parte dos médicos assistentes e o ideal de uma atenção ética aos pacientes. Os estudantes também relatam e discutem sobre a diferença entre o que fala o médico asssiste, no seu discurso ético, e  sua postura frente ao paciente ou a outro colega médico ou a outro profissional da área da saúde. Não obstante as questões administrativas da atenção à saúde aparecem com expressividade, nas reuniões da disciplina de Bioética Clínica o interesse e poderiamos dizer, a ansiedade dos estudantes estãor elacionadas com as dificuldades de entenderem e deliberarem sobre as contradições entre o código de ética médica, os instrumentos legais, e a percepção dos conflitos que emergem frente aos dilemas éticos apresentados na discussão dos casos. Os dilemas mais frequentes estão relacionados com as seguintes questões: reanimação em neonatologia; abortamento clandestino, especialmente envolvendo jovens; fase terminal de doença grave e incurável, internação compulsória em psiquiatria, alocação de recursos etc.
 
• Reflection and discussion about clinical cases.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
83848 - Claudio Cohen
5051128 - Reinaldo Ayer de Oliveira
 
Programa Resumido
A Bioética, além do enfoque teórico, deve ser levada à cebeceira do paciente integrado o ato médico para o profissional de saúde possa posicionar-se no conflito pessoal e social de valores inerentes à vida e  saúde humanas. A disciplina discute temas trazidos pelos alunos, que preparam em conjunto com o preceptor um caso clínico ou uma situação que envolva questões éticas ocorrida na instituição.
 
 
 
Programa
Reflexão e discussão sobre casos efetivamente ocorridos nas clinicas nas quais os internos participam da reunião da Bioética Clínica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussão de casos clínicos em pequenos grupos. Essas discussões serão coordenadas, cada uma delas, por dois representantes da disciplina (Bioética Clínica) e por pelo menos um (1) representante da Clínica em questão, com a participação dos 5º anistas (internos) que estagiam nessa Clínica. A matéria em discussão é preparada anteriormente, tendo todos os participantes conhecimento da mesma participando inclusive de sua escolha.
Critério
Relatórios e provas
Norma de Recuperação
Prova
 
Bibliografia
     
CORTINA, A. Cidadãos do mundo para uma teoria da cidadania. São Paulo, Edições Loyola. 2005. 

HANS, J. O principio responsabilidade. Ensaio de uma ética para civilização tecnológica. Rio de Janeiro. Editora PUC Rio. 2006.

FORTES, P. A. C.; ZOBOLI, E. L. C. P. (orgs.). Bioética e São de Pública. São Paulo. Editora Loyola. 2003.

SEGRE, M.; COHEN, C. (orgs.). Bioética. 3. ed. revista e ampliada - São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo. 2002.

COHEN, C.; FERRAZ, F.C.; SEGRE, M. (orgs.). São de Mental, Crime e Justiça. 2. ed. Revista e atualizada. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo. 2006.

COSTA, S. I. F. C.; OSELKA, G.; GARRAFA, G. (coords.). Iniciação a Bioética. Brasília, Conselho Federal de Medicina. 1998.

COHEN, C.; GARCIA, M. (orgs.). Questões de Bioética Clinica. Pareceres da Comissão de Bioética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo. Elsevier. 2007.

COHEN, C. A Ética nos relacionamentos. Café Filosófico. [série Identidades Feminina e Masculina] Espaço Cultural CPFL. TV Cultura (DVD). 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para MLS0513

Clique para consultar o oferecimento para MLS0513

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP