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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Pediatria
 
Disciplina: MPE0404 - Pediatria Preventiva e Social I
Preventive and Social Pediatrics I

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Ár
Área cognitiva
Ao final do programa o aluno deverá conhecer os principais tópicos de puericultura da criança, assim como os problemas mais freqüentes em um atendimento de atenção primária.
Os aspectos colocados como objetivos cognitivos serão desenvolvidos nos módulos teóricos e discutidos durante o estágio prático.

Área psicomotora
Ao final do programa, o aluno deve estar capacitado a:
a) descrever, em atendimento ambulatorial de puericultura, as finalidades, instrumentos necessários e a técnica utilizada para fazer anamnese e exame físico.
b) estabelecer diagnósticos:
• do estado geral
• do estado nutricional
• do crescimento
• do desenvolvimento
• das condições de alimentação
• das condições de imunização
• das condições da habitação
• das condições biopsicossociais
• redigir os tópicos principais da prescrição e,
• orientar as mães em relação às condutas propostas.

Área afetiva
Ao final do programa o aluno deve estar capacitado a:
a) reconhecer a importância de assistir globalmente a criança considerando-a como um ser biopsicossocial;
b) reconhecer a ação educativa como parte integrante das ações de saúde;
c) reconhecer a importância do controle periódico de saúde da criança;
d) reconhecer a importância do aleitamento materno através de suas próprias vivências no atendimento;
e) reconhecer a importância da alimentação adequada, das imunizações e do ambiente para a saúde física, mental e social da criança.
 
The course is committed to:

• Recognize the main topics of childcare, as well as the most frequent problems in a primary care service.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2091389 - Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi
 
Programa Resumido
 
 
 
 
Programa
Módulos de Ensino Acadêmico

Períodos:
(M) Manhã - 8h00 – 12h00 - Prática – Turmas de 2ª, 3ª ou 5a e 6ª feira
(T) Tarde - 14h00 – 18h00 - Prática – Turma de 3a feira ou 4ª feira
(T) Tarde - 14h00 – 18h00 - Teóricas – Todos nas cinco primeiras 5as feiras

Módulos Teóricos

• Apresentação do Curso
• Crescimento na Infância
• Bases da Alimentação na Infância
• Aleitamento Materno na Atenção Primária
• Imunizações
• Desenvolvimento da Criança

Estágio Prático

Noventa alunos são matriculados a cada semestre. São divididos em oito grupos de onze alunos, de tal modo que cada um deles realiza seu estágio de treze a quatorze semanas, das 8 às 12 horas e das 14:00 as 18:00, conforme calendário oficial da FMUSP, sempre no mesmo dia da semana (2ª, 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª feira).
No início do estágio, o docente participa ativamente, tanto da realização da anamnese como do exame físico. Esta participação mantém-se ao longo do curso, muito embora, progressivamente os alunos vão sendo liberados para executarem sozinhos o exame clínico da criança. A supervisão dos casos, pelo assistente, permanece até o final do estágio e varia conforme a necessidade de cada aluno.
Todos os casos atendidos pelos alunos são obrigatoriamente discutidos com o docente antes de feita a prescrição. Todos os casos passam pela pós-consulta da Pediatria, realizada pela enfermagem.
Ao final da manhã, após as consultas, são realizadas reuniões, quando cada docente, juntamente com seu grupo de alunos, reveem os aspectos mais importantes das crianças atendidas e discutem temas do programa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação consiste em uma nota de prova teórica e uma nota de conceito.
A prova teórica é obrigatória, realizada no CSE, e consta de uma discussão de caso clínico, por escrito, que corresponde às discussões realizadas no atendimento e conteúdo apresentado nas aulas teóricas do ICr.
Cada aluno receberá uma nota de conceito do docente que o acompanha durante as treze semanas do curso. Esta nota de conceito leva em consideração aspectos éticos, de responsabilidade e conhecimento.
A nota final é obtida pela média ponderada entre a nota de conceito (peso 3) e a nota da prova (peso 1).
Critério
Norma de Recuperação
A aprovação é dada com a presença obrigatória em 70% das aulas práticas dadas e média mínima 5 ( freqüência, conceito e prova). O aluno que não alcançar a freqüência necessária será reprovado e não terá direto a reposição. O aluno que obtiver nota entre 3 e 5 na prova teórica poderá receber prova substitutiva.Terão direito a reposição de curso os alunos que justificarem as faltas junto à FMUSP e endereçadas ao coordenador do curso durante o estágio.
 
Bibliografia
     
ESCOBAR, AMU & GRISI, SJFE (eds). Prática Pediátrica, 2ª. Ed., São Paulo, Editora Atheneu, 2007.

MARCONDES, E. Ed. Pediatria Básica. 9ª Ed, tomo I, São Paulo, Sarvier, 2002.

ESCOBAR AMU, VALENTE MH & GRISI SJFE (Eds) A promoção da Saúde na Infância, São Paulo, Manole, 2009.
 

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