ÁrÁrea cognitiva Ao final do programa o aluno deverá conhecer os principais tópicos de puericultura da criança, assim como os problemas mais freqüentes em um atendimento de atenção primária. Os aspectos colocados como objetivos cognitivos serão desenvolvidos nos módulos teóricos e discutidos durante o estágio prático.Área psicomotora Ao final do programa, o aluno deve estar capacitado a: a) descrever, em atendimento ambulatorial de puericultura, as finalidades, instrumentos necessários e a técnica utilizada para fazer anamnese e exame físico. b) estabelecer diagnósticos:• do estado geral• do estado nutricional • do crescimento• do desenvolvimento• das condições de alimentação• das condições de imunização• das condições da habitação• das condições biopsicossociais• redigir os tópicos principais da prescrição e, • orientar as mães em relação às condutas propostas. Área afetiva Ao final do programa o aluno deve estar capacitado a: a) reconhecer a importância de assistir globalmente a criança considerando-a como um ser biopsicossocial; b) reconhecer a ação educativa como parte integrante das ações de saúde; c) reconhecer a importância do controle periódico de saúde da criança; d) reconhecer a importância do aleitamento materno através de suas próprias vivências no atendimento; e) reconhecer a importância da alimentação adequada, das imunizações e do ambiente para a saúde física, mental e social da criança.
Módulos de Ensino AcadêmicoPeríodos: (M) Manhã - 8h00 – 12h00 - Prática – Turmas de 2ª, 3ª ou 5a e 6ª feira(T) Tarde - 14h00 – 18h00 - Prática – Turma de 3a feira ou 4ª feira(T) Tarde - 14h00 – 18h00 - Teóricas – Todos nas cinco primeiras 5as feirasMódulos Teóricos • Apresentação do Curso • Crescimento na Infância• Bases da Alimentação na Infância• Aleitamento Materno na Atenção Primária • Imunizações • Desenvolvimento da CriançaEstágio Prático Noventa alunos são matriculados a cada semestre. São divididos em oito grupos de onze alunos, de tal modo que cada um deles realiza seu estágio de treze a quatorze semanas, das 8 às 12 horas e das 14:00 as 18:00, conforme calendário oficial da FMUSP, sempre no mesmo dia da semana (2ª, 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª feira).No início do estágio, o docente participa ativamente, tanto da realização da anamnese como do exame físico. Esta participação mantém-se ao longo do curso, muito embora, progressivamente os alunos vão sendo liberados para executarem sozinhos o exame clínico da criança. A supervisão dos casos, pelo assistente, permanece até o final do estágio e varia conforme a necessidade de cada aluno.Todos os casos atendidos pelos alunos são obrigatoriamente discutidos com o docente antes de feita a prescrição. Todos os casos passam pela pós-consulta da Pediatria, realizada pela enfermagem.Ao final da manhã, após as consultas, são realizadas reuniões, quando cada docente, juntamente com seu grupo de alunos, reveem os aspectos mais importantes das crianças atendidas e discutem temas do programa.
ESCOBAR, AMU & GRISI, SJFE (eds). Prática Pediátrica, 2ª. Ed., São Paulo, Editora Atheneu, 2007.MARCONDES, E. Ed. Pediatria Básica. 9ª Ed, tomo I, São Paulo, Sarvier, 2002.ESCOBAR AMU, VALENTE MH & GRISI SJFE (Eds) A promoção da Saúde na Infância, São Paulo, Manole, 2009.