COGNITIVOS:• Estabelecer critérios de admissão do paciente pediátrico em serviço de urgência, conforme sua gravidade.• Reconhecer a criança enferma e saber priorizar o atendimento à mesma.• Diagnosticar e tratar as intercorrências mais comuns da criança previamente hígida e da portadora de doença de base.• Reconhecer as principais situações clínicas que indicam a internação do paciente pediátrico.• Aprender a solicitar e interpretar corretamente os exames laboratoriais de urgência.• Orientar adequadamente o tratamento domiciliar e seguimento ambulatorial.PSICOMOTORES• Participar ativamente, sob supervisão, da monitorização de pacientes graves.• Participar ativamente, sob supervisão, da reanimação cardio-respiratória.• Executar punções: torácica, liquórica, abdominal e vascular periférica.• Realizar uma consulta de urgência com história concisa, objetiva e completa, exame físico completo e proposta terapêutica e de investigação, se pertinente, em tempo compatível com o atendimento de Pronto Socorro.• Realizar evolução clínica diária da criança internada.• Redigir de forma legível prescrição e orientação, sob supervisão. AFETIVOS• Estabelecer vínculo de respeito e cooperação com a equipe interprofissional.• Manter o respeito para com o paciente e seus familiares.• Transmitir de forma adequada a situação do paciente para os familiares responsáveis e para a criança, quando pertinente, estabelecendo uma relação de cordialidade e confiança entre profissional e paciente bem como entre profissional e família.
Curso teórico- será ministrado pelos médicos assistentes do Pronto Socorro, Cirurgia Infantil, Neuropediatria e pelo preceptor responsável, sob a forma de aulas teóricas com duração de 1 hora para cada tema abordado do conteúdo. A presença é obrigatória para todos os alunos, incluindo os plantonistas do dia.- Aula teórico-prática- desenvolvida por meio de discussões de casos e seminários realizados pelos alunos, com abordagem sucinta dos casos interessantes atendidos no P.S., com duração de 1 hora para cada tema escolhido. A presença é obrigatória para todos os alunos, incluindo os plantonistas do dia.- Curso prático- será desenvolvido nas diversas áreas do pronto socorro (pronto atendimento, internação e enfermaria), sob a forma de plantões diurnos ( mínimo de 5) e noturnos, sendo a média de 10 plantões por aluno. Não é permitido plantão de 24 horas no SCUT. Esta atividade inclui dias de semana, finais de semana e feriados.Diurno: dias de semana - plantão das 7:00 às 19:00 – 2 alunos no pronto atendimento, 2 alunos na enfermaria do pronto socorro e 1 na internação e sala de emergência.Diurno: fim de semana - plantão das 7:00 às 19:00 – 1 aluno no pronto atendimento, 2 alunos na enfermaria do pronto socorro. Noturno: plantão das 19:00 – 7:00 – 1 aluno no pronto atendimento e 1 aluno na enfermaria do pronto socorro.- Oficina de Emergência: Simulação com manequins e equipamentos do atendimento de emergência. Visa à sistematização do atendimento com enfoque principal na estabilização de dados vitais. Será realizada 2 vezes por estágio, com duração de 1 hora. Oficina 1 – Simulação do atendimento básico de emergência em pediatria.Oficina 2 – Simulação de atendimento de casos de Parada cárdio–respiratória. CONTEÚDO TEÓRICO – PRÁTICOa) Parada cárdio-respiratória• identificar as principais causas de PCR na infância, comparando-as com as do adulto• descrever as medidas de suporte básico e avançado em uma PCR b) Cetoacidose diabética• identificar o paciente em descompensação diabética (fatores desencadeantes, aspectos clínicos e laboratoriais e diagnósticos diferenciais)• descrever a fisiopatologia da cetoacidose diabética• elaborar um planejamento terapêutico para a criança descompensada (hidratação, insulina, uso de potássio e bicarbonato) c) Intoxicações• descrever a epidemiologia das intoxicações agudas em crianças e modos de prevenção• descrever as etapas fundamentais da terapêutica toxicológica d) Insuficiência respiratória aguda• descrever as diferenças entre o aparelho respiratório da criança e do adulto• identificar as principais causas de insuficiência respiratória aguda em crianças• descrever as etapas fundamentais da terapêutica• analisar criticamente os achados laboratoriais e) Emergências hematológicas• identificar emergências no paciente com doença de células falciformes, fisiopatologia e tratamento.• identificar os principais distúrbios hemorrágicos em pediatria: alteração dos fatores de coagulação, alterações plaquetárias e alterações vasculares, quadro clínico, fisiopatologia e tratamento. f) Urgências em cirurgia infantil• identificar as emergências cirúrgicas na criança• descrever as principais doenças cirúrgicas congênitas do trato digestivo na criançag) Discussão de casos de problemas de ética médica na emergênciaDiscussão de casos trazidos pela preceptora e pelos alunos com ênfase nos problemas de relacionamento médico – paciente e seu responsável.h) Convulsão febrilDiagnóstico diferencial das convulsões na infância :metabólicas, infecção de SNC, hipertensão intra craniana, epilepsia.Enfoque principal na abordagem da convulsão febril. i) Discussões de caso:1. Emergências oncológicasIdentificar as principais emergências em pacientes com doença oncológica, fisiopatologia e terapêutica inicial.2. Febre sem sinais localizatórios no lactente Discutir os riscos e a abordagem específica desta situação clínica.
• Pronto Socorro em Pediatria, Schvartsman, C , 2ª ed., Editora Manole, 2009• Pediatria Básica, Marcondes, E – 8ª edição 2002• Nelson Textbook of Pediatrics, Behrman and Voughan, 16th edition, 2004.• Pediatric Emergency Medicine, Barkin, Rm, 1992