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Faculdade de Medicina
 
Pediatria
 
Disciplina: MPE0621 - Pediatria Clínica II
Clinical Pediatrics II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
COGNITIVOS:
• Estabelecer critérios de admissão do paciente pediátrico em serviço de urgência, conforme sua gravidade.
• Reconhecer a criança enferma e saber priorizar o atendimento à mesma.
• Diagnosticar e tratar as intercorrências mais comuns da criança previamente hígida e da portadora de doença de base.
• Reconhecer as principais situações clínicas que indicam a internação do paciente pediátrico.
• Aprender a solicitar e interpretar corretamente os exames laboratoriais de urgência.
• Orientar adequadamente o tratamento domiciliar e seguimento ambulatorial.
PSICOMOTORES
• Participar ativamente, sob supervisão, da monitorização de pacientes graves.
• Participar ativamente, sob supervisão, da reanimação cardio-respiratória.
• Executar punções: torácica, liquórica, abdominal e vascular periférica.
• Realizar uma consulta de urgência com história concisa, objetiva e completa, exame físico completo e proposta terapêutica e de investigação, se pertinente, em tempo compatível com o atendimento de Pronto Socorro.
• Realizar evolução clínica diária da criança internada.
• Redigir de forma legível prescrição e orientação, sob supervisão.

AFETIVOS
• Estabelecer vínculo de respeito e cooperação com a equipe interprofissional.
• Manter o respeito para com o paciente e seus familiares.
• Transmitir de forma adequada a situação do paciente para os familiares responsáveis e para a criança, quando pertinente, estabelecendo uma relação de cordialidade e confiança entre profissional e paciente bem como entre profissional e família.
 
• Emergency care (emergency room, internment and nursing); day and night shifts, with an average of 10 shifts per student.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
85030 - Vicente Odone Filho
 
Programa Resumido
 
 
 
 
Programa
Curso teórico- será ministrado pelos médicos assistentes do Pronto Socorro, Cirurgia Infantil, Neuropediatria e pelo preceptor responsável, sob a forma de aulas teóricas com duração de 1 hora para cada tema abordado do conteúdo. A  presença é obrigatória para todos os alunos, incluindo os plantonistas do dia.
- Aula teórico-prática- desenvolvida por meio de discussões de casos e seminários realizados pelos alunos, com abordagem sucinta dos casos interessantes atendidos no P.S., com duração de 1 hora para cada tema escolhido. A presença é obrigatória para todos os alunos, incluindo os plantonistas do dia.
- Curso prático- será desenvolvido nas diversas áreas do pronto socorro (pronto atendimento, internação e enfermaria), sob a forma de plantões diurnos ( mínimo de 5) e noturnos, sendo a média de 10 plantões por aluno. Não é permitido plantão de 24 horas no SCUT. Esta atividade inclui dias de semana, finais de semana e feriados.
Diurno: dias de semana - plantão das 7:00 às 19:00 – 2 alunos no pronto atendimento, 2 alunos na enfermaria do pronto socorro e 1 na internação e sala de emergência.
Diurno: fim de semana - plantão das 7:00 às 19:00 – 1 aluno no pronto atendimento, 2 alunos na enfermaria do pronto socorro.
Noturno: plantão das 19:00 – 7:00 – 1 aluno no pronto atendimento e 1 aluno na enfermaria do pronto socorro.
- Oficina de Emergência: Simulação com manequins e equipamentos do atendimento de emergência. Visa à sistematização do atendimento com enfoque principal na estabilização de dados vitais. Será realizada 2 vezes por estágio, com duração de 1 hora.
Oficina 1 – Simulação do atendimento básico de emergência em pediatria.
Oficina 2 – Simulação de atendimento de casos de Parada cárdio–respiratória. CONTEÚDO



TEÓRICO – PRÁTICO

a) Parada cárdio-respiratória
• identificar as principais causas de PCR na infância, comparando-as com as do adulto
• descrever as medidas de suporte básico e avançado em uma PCR

b) Cetoacidose diabética
• identificar o paciente em descompensação diabética (fatores desencadeantes, aspectos clínicos e laboratoriais e diagnósticos diferenciais)
• descrever a fisiopatologia da cetoacidose diabética
• elaborar um planejamento terapêutico para a criança descompensada (hidratação, insulina, uso de potássio e bicarbonato)

c) Intoxicações
• descrever a epidemiologia das intoxicações agudas em crianças e modos de prevenção
• descrever as etapas fundamentais da terapêutica toxicológica

d) Insuficiência respiratória aguda
• descrever as diferenças entre o aparelho respiratório da criança e do adulto
• identificar as principais causas de insuficiência respiratória aguda em crianças
• descrever as etapas fundamentais da terapêutica
• analisar criticamente os achados laboratoriais

e) Emergências hematológicas
• identificar emergências no paciente com doença de células falciformes, fisiopatologia e tratamento.
• identificar os principais distúrbios hemorrágicos em pediatria: alteração dos fatores de coagulação, alterações plaquetárias e alterações vasculares, quadro clínico, fisiopatologia e tratamento.

f) Urgências em cirurgia infantil
• identificar as emergências cirúrgicas na criança
• descrever as principais doenças cirúrgicas congênitas do trato digestivo na criança

g) Discussão de casos de problemas de ética médica na emergência
Discussão de casos trazidos pela preceptora e pelos alunos com ênfase nos problemas de relacionamento médico – paciente e seu responsável.

h) Convulsão febril
Diagnóstico diferencial das convulsões na infância :metabólicas, infecção de SNC, hipertensão intra craniana, epilepsia.
Enfoque principal na abordagem da convulsão febril.

i) Discussões de caso:
1. Emergências oncológicas
Identificar as principais emergências em pacientes com doença oncológica, fisiopatologia e terapêutica inicial.

2. Febre sem sinais localizatórios no lactente
Discutir os riscos e a abordagem específica desta situação clínica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Ética, responsabilidade, frequência, pontualidade e conhecimento médico verificado por meio das discussões práticas e de prova escrita e prática a serem realizadas no final do estágio (prova teórica no meio do estágio). Haverá prova teórica de meio de estágio. Nota final maior ou igual a 7,0 para aprovação (nota mínima na prova escrita igual a 5,0).
Critério
Ética, responsabilidade, frequência, pontualidade e conhecimento médico verificado por meio das discussões práticas e de prova escrita e prática a serem realizadas no final do estágio (prova teórica no meio do estágio). Haverá prova teórica de meio de estágio. Nota final maior ou igual a 7,0 para aprovação (nota mínima na prova escrita igual a 5,0).
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
•	Pronto Socorro em Pediatria, Schvartsman, C , 2ª ed., Editora Manole, 2009
• Pediatria Básica, Marcondes, E – 8ª edição 2002
• Nelson Textbook of Pediatrics, Behrman and Voughan, 16th edition, 2004.
• Pediatric Emergency Medicine, Barkin, Rm, 1992
 

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