Área cognitiva: ao final do curso o aluno deverá estar apto a:• Formular o conceito de adolescência e puberdade;• Reconhecer as características do crescimento e desenvolvimento físico do adolescente;• Reconhecer as características do desenvolvimento psicossocial do adolescente;• Reconhecer as etapas e as particularidades da consulta do adolescente (anamnese e exame físico, com ênfase para os aspectos antropométricos e de maturação puberal)• Entender os aspectos éticos envolvidos na atenção a essa faixa etária;• Reconhecer o papel educativo da consulta do adolescente e as ações de promoção da saúde e prevenção de agravos. Área psicomotora: ao final do curso o aluno deverá estar apto a:• Realizar diagnóstico da maturação puberal ;• Entender, calcular e analisar a velocidade de crescimento ;• Plotar os dados antropométricos em referenciais adequados. Área afetiva: ao final do curso o aluno deverá:• Reconhecer a importância do atendimento global do adolescente considerando-os em seus aspectos biopsicossociais;• Reconhecer a ação educativa como parte integrante da consulta do adolescente;• Reconhecer a importância do controle periódico de saúde do adolescente.
Propedêutica básica do atendimento de adolescentes: anamnese, exame físico e particularidades bioéticas.
Módulos de Ensino Acadêmico: Módulo I: Marcos conceitual da adolescência. Crescimento e desenvolvimento puberal. Módulo II: Desenvolvimento psicossocial. Consulta do Adolescente: particularidades e questões éticas
• SAITO, M; SILVA, LEV; LEAL, MM. Adolescência – Prevenção e Risco. São Paulo, Atheneu, 2 ª edição, 2008.• SAITO, M.I. (Coord.) Adolescência em especial. In: SUCUPIRA, A.C.S.L et al. Pediatria em consultório. São Paulo, Sarvier, 5ª edição, 2010, p.925-1016.