Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Pediatria
 
Disciplina: MPE1667 - Propedêutica do Adolescente
Adolescents - preliminary teaching (semiotics and Examination)

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Área cognitiva: ao final do curso o aluno deverá estar apto a:
• Formular o conceito de adolescência e puberdade;
• Reconhecer as características do crescimento e desenvolvimento físico do adolescente;
• Reconhecer as características do desenvolvimento psicossocial do adolescente;
• Reconhecer as etapas e as particularidades da consulta do adolescente (anamnese e exame físico, com ênfase para os aspectos antropométricos e de maturação puberal)
• Entender os aspectos éticos envolvidos na atenção a essa faixa etária;
• Reconhecer o papel educativo da consulta do adolescente e as ações de promoção da saúde e prevenção de agravos.

Área psicomotora: ao final do curso o aluno deverá estar apto a:
• Realizar diagnóstico da maturação puberal ;
• Entender, calcular e analisar a velocidade de crescimento ;
• Plotar os dados antropométricos em referenciais adequados.

Área afetiva: ao final do curso o aluno deverá:
• Reconhecer a importância do atendimento global do adolescente considerando-os em seus aspectos biopsicossociais;
• Reconhecer a ação educativa como parte integrante da consulta do adolescente;
• Reconhecer a importância do controle periódico de saúde do adolescente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
325382 - Clovis Artur Almeida da Silva
 
Programa Resumido
Propedêutica básica do atendimento de adolescentes: anamnese, exame físico e particularidades bioéticas.
 
Examination and semiotics of the adolescent health: medical history, physical examination and specific bioethical.
 
 
Programa
Módulos de Ensino Acadêmico:

Módulo I: Marcos conceitual da adolescência. Crescimento e desenvolvimento puberal.
Módulo II: Desenvolvimento psicossocial. Consulta do Adolescente: particularidades e questões éticas
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Avaliação formal através de prova (testes de múltipla escolha).
• Presença às aulas: cada aula será precedida pela realização de uma avaliação com perguntas tipo múltipla escolha referentes ao assunto que será abordado; essa avaliação será repetida ao final da aula, os resultados comparativos dessas avaliações (pré e pós aula) darão um feedback sobre o que foi apreendido pelos alunos e elas servirão como atestado de presença às aulas.
• Acesso ao módulo de telemedicina, com realização de avaliação específica on line.
Critério
• Avaliação formal: valor total 7,0 (sete)
• Realização completa do módulo de telemedicina: 2,0 (dois)
• Presença às aulas fornecidas pela realização do pré e pós-teste: valor total 1,0 (um) (variando entre 1,0 se 100% de presença a zero se 70% de presença).
• Nota total = 10 (dez)
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
•	SAITO, M; SILVA, LEV; LEAL, MM. Adolescência – Prevenção e Risco. São Paulo, Atheneu, 2 ª edição, 2008.
• SAITO, M.I. (Coord.) Adolescência em especial. In: SUCUPIRA, A.C.S.L et al. Pediatria em consultório. São Paulo, Sarvier, 5ª edição, 2010, p.925-1016.
 

Clique para consultar os requisitos para MPE1667

Clique para consultar o oferecimento para MPE1667

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP