Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Patologia
 
Disciplina: MPT0220 - Patologia Geral
General Pathology

Créditos Aula: 12
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Objetivos Gerais: Apresentar ao aluno os conceitos básicos referentes aos processos patológicos gerais e mecanismos fisiopatológicos envolvidos no desencadeamento de doenças. Como uma disciplina de transição entre o ciclo básico e o ciclo clínico ela também tem como objetivo a integração de diversos conceitos aprendidos no ciclo básico e sua relevância no processo de desenvolvimento de doenças e na compreensão da base fisiopatológica de suas respectivas manifestações clínicas.

Objetivos específicos dos 5 módulos que compõem o curso
1 – Alterações Celulares: Conhecer os mecanismos gerais das alterações celulares associadas a desvios da normalidade e o papel destas alterações no desenvolvimento ou não de doenças no indivíduo. Pretende-se que ao final deste módulo o aluno seja capaz de conhecer as alterações celulares que serão a base para a compreensão do processo fisiopatológico envolvendo órgãos e tecidos que serão apresentados nos módulos subseqüentes
2 – Processos Inflamatórios: Conhecer os mecanismos de desenvolvimento dos diferentes tipos de processo inflamatório que comprometem o indivíduo, desde suas bases moleculares até os processos de reparação tecidual envolvidos, integrando os conhecimentos dos mecanismos imunológicos envolvidos e a repercussão deste processo nos diferentes órgãos e tecidos do ponto de vista estrutural, morfológico e a base para sua compreensão clínica.
3 – Distúrbios Vasculares: Conhecer os mecanismos gerais de comprometimento vascular e suas consequências em órgãos alvo. Pretende-se que ao final deste módulo o aluno seja capaz de reconhecer diferentes processos de comprometimento vascular, suas complicações e principais características morfológicas.
4 – Neoplasia: Conhecer os mecanismos de desenvolvimento de neoplasias benignas e malignas, desde os processos moleculares de alteração do ciclo celular até os mecanismos de disseminação e metástases das diferentes neoplasias. Pretende-se que ao final do módulo o aluno seja capaz de reconhecer as diferenças entre neoplasias benignas e malignas, fatores relevantes em seu desenvolvimento e as bases de suas repercussões clínicas.
5 – Patologia Clínica: Fornecer a fundamentação teórico-prática para a interpretação dos exames laboratoriais frente a processos fisiopatológicos presentes em doenças e/ou condições clínicas de alta prevalência em nosso meio. Desta forma o aluno será precocemente exposto a algoritmos diagnósticos úteis em diversos mecanismos fisiopatológicos, como os encontrados na inflamação, nas infecções, nas coagulopatias e nos distúrbios da hematopoese e dos eixos endócrinos.
 
Present students with the basic concepts related to the physiopathological mechanisms involved in triggering the disease.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2358497 - Luiz Fernando Ferraz da Silva
2103440 - Thais Mauad
 
Programa Resumido
A disciplina compreende 5 módulos abordando as seguintes temáticas prinicpais: Alterações celulares, inflamação, distúrbios vasculares e suas conseqüências, neoplasias e patologia clínica.
Os métodos de ensino incluem aulas teóricas, discussões integradas de casos clínicos e uso de ferramentas eletrônicas para complementação do conhecimento.
 
 
 
Programa
A disciplina é dividida em 5 módulos temáticos:
1 – Alterações Celulares
2 – Processos Inflamatórios
3 – Distúrbios Vasculares
4 – Neoplasias
5 – Patologia Clínica

Temas abordados nos Módulos:
Módulo 1 – Alterações Celulares
a) Lesão celular – necrose e apoptose
b) Adaptação celular
c) Acúmulos e calcificações
d) Envelhecimento celular
e) Patologia ambiental

Módulo 2 – Processos Inflamatórios
a) Inflamação aguda – aspectos vasculares e celulares
b) Inflamação crônica
c) Inflamação granulomatosa
d) Bases patológicas da auto-imunidade
e) Reparo tecidual e cicatrização

Módulo 3 – Distúrbios Vasculares
a) Edema e congestão
b) Hemorragia e hemostasia
c) Trombose, embolia e infarto
d) Choque e CIVD
e) Aterosclerose

Módulo 4 – Neoplasias
a) Definições e nomenclatura
b) Oncogenes e genes supressores de tumor
c) Evasão da apoptose e reparo de DNA
d) Telômeros e desregulação genética nas neoplasias
e) Carcinogênese seqüencial
f) Angiogênese e Metástases
g) Agentes carcinogênicos
h) Aspectos laboratoriais e estadiamento das neoplasias
i) Ferramentas diagnósticas na avaliação patológica das neoplasias

Módulo 5 – Patologia Clínica
a) Principais técnicas de Biologia Molecular e as suas aplicações diagnósticas
b) Métodos diagnósticos em imunologia aplicados a inflamação
c) Investigação laboratorial das coagulopatias hemorrágicas e trombóticas
d) Alterações laboratoriais observadas nos desvios da hematopoese normal presentes no sangue periférico
e) Avaliação laboratorial dos eixos endócrinos
f) Princípios de rotinas diagnósticas em microbiologia clinica
g) Técnicas relacionadas à coleta e análise do líquido cefalorraqueano
h) Rotina diagnóstica em parasitologia humana
i) Interpretação dos exames laboratoriais em bioquímica clínica no processo de definição de um diagnóstico


Instrumento de Ensino
Módulos 1 a 4 – Patologia Geral
1 – Aulas expositivas em sala de aula: Aulas expositivas (com cerca de 1 hora de duração) sobre temas relevantes buscando trazer ao aluno os conceitos básicos de patologia geral aliado à experiência do cotidiano, seu uso na medicina e as inter-relações com outras disciplinas como por exemplo clínica médica, anatomia, histologia, radiologia entre outras.
2 – Materiais didáticos no site da disciplina: Para cada aula programada, é disponibilizado na página eletrônica da disciplina um conjunto de materiais a saber: 1) filme comos aspectos mais importantes da aula – filmado durante a apresentação da mesma; 2) arquivo PDF com apresentação utilizada na aula pelo professor; 3) “links” para outros vídeos e conteúdos interessantes disponíveis na Internet; 4) artigos de revisão sobre o tema que complementem o ensino; 5) banco de questões disponíveis para estudo com comentários dos professores após a resolução pelos alunos de forma coletiva.
3 – Discussões clínicas integradas de autópsia: Ao longo da disciplina serão realizadas 8 sessões integradas de autópsia (ultima visita) que seguirão a seguinte dinâmica:
a) Discussão clínica de cerca de 1 hora, com um professor da disciplina de clínica médica. Será selecionado um caso que tenha chegado durante a noite / madrugada anterior ao serviço de autópsias. O caso será apresentado e discutido bem como os seus exames laboratoriais. Os alunos participarão diretamente da discussão clínica de forma interativa formulando hipóteses diagnósticas.
b) Discussão de imagem de cerca de 30 minutos, com um professor da disciplina de radiologia baseada nos exames de imagem anteriores do paciente e também na tomografia de corpo inteiro realizada post-mortem quando da chegada ao serviço de autópsias. Os alunos participarão diretamente desta discussão comentando os achados radiológicos e suas correlação com achados clínicos e possíveis achados patológicos
c) Autópsia (cerca de 1,5 hora) transmitida diretamente do Serviço de Verificação de Óbitos para o anfiteatro e discutida na seqüência da apresentação clínica com o intuito de apresentar e avaliar os principais achados macroscópicos e processos gerais de doença, sua inter-relação e correlação com os achados clínicos, laboratoriais e imagenológicos.
d) Cerca de 2 semanas após a apresentação, estarão disponíveis no site imagens microscópicas correspondentes, bem como uma breve descrição do processo e sua correlação macroscópica e clínica.
e) Preparação de uma apresentação resumida do caso com achados clínicos principais, achados de autópsia mais relevantes e fluxograma de encadeamentos fisiopatológicos. Esta apresentação será preparada pelos alunos em grupos de até 13 alunos, sendo que cada grupo ficará responsável por uma autópsia ao longo do ano.

4 – Roteiros de questões: Preparado como forma de orientação para o estudo, com ítens preparados pelos professores da disciplina e também com itens de bancos internacionais, em complemento aos objetivos já apresentados neste programa do curso. Este roteiro não tem por objetivo a substituição da bibliografia indicada, mas sim o apoio ao estudo, de forma a garantir que o aluno que o tome por base e responda de forma integrada e completa tenha condições de conhecer adequadamente todos os temas abordados na disciplina. Os alunos deverão responder de forma coletiva as questões, que serão corrigidas e comentadas pelos professores da disciplina.

Módulo 5 – Patologia Clínica
5 – Aulas expositivas em sala de aula: Aulas expositivas sobre temas relevantes buscando trazer ao aluno os conceitos básicos de patologia clínica aliados à experiência do cotidiano, seu uso na medicina e as inter-relações com outras disciplinas.
6 – Discussão de casos clínicos: Trazendo a abordagem prática de uso dos diferentes exames laboratoriais, sua importância no diagnósticos e aspectos relacionados à sua indicação.
7 – Atividade prática no laboratório: para conhecimento da estrutura e metodologias utilizadas na realização dos diferentes exames, suas potencialidades, limitações e requisitos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação terá dois componentes,
a) Provas (peso 8,5): serão 2 (uma ao fim de cada semestre) contendo 25 questões dissertativas de respostas objetivas buscando avaliar as competências e habilidades adquiridas durante o curso. As provas terão 2 horas e meia de duração havendo, posteriormente, discussão das questões e disponibilização das respostas na página eletrônica da disciplina. O conteúdo de cada uma das provas corresponde ao programa do semestre em questão, de forma que o conteúdo da segunda prova não é cumulativo.
b) Relatórios das discussões integradas de casos (peso 1,5): relatórios das atividades descritas no item 3 dos instrumentos de ensino.
Critério
Serão aprovados os alunos que obtiverem média final igual ou superior a 5,0, calculada a partir da seguinte equação:
N = {[(Prova 1 + Prova 2) / 2] x 0,85 + Relatório x 1,5
Norma de Recuperação
Em conformidade com as normas da Comissão de Graduação de abril de 2007, provas substitutivas serão ministradas APENAS aos alunos que tiverem falta justificada no dia da prova, sendo consideradas justificativas: problemas de saúde devidamente atestados por instituições públicas, falecimento de parentes em primeiro grau, participação em congressos, apresentação de trabalhos em congressos ou eventos científicos. As provas substitutivas serão feitas no mês de agosto (referentes à prova do primeiro semestre) e janeiro do ano seguinte (referente à prova do segundo semestre).
Os alunos que não obtiveram média igual ou superior a 5,0 deverão fazer prova de recuperação, realizada em janeiro de ano seguinte como última chance de aprovação.
 
Bibliografia
     
Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease – 8th edition – 2010 
Patologia Geral – Bogliolo – 8ª edição – 2011
 

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