1. Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de um projeto de iniciação científica, complementando as atividades desenvolvidas.2. Oferecer aos alunos oportunidade de treinamento baseado no método da observação rigorosa e no desenvolvimento do espírito crítico, inerentes à pesquisa científica;3. Formar consciência da necessidade de atualização em relação aos rápidos avanços tecnológicos que têm incidido sobre a prática médica;4. Despertar nos alunos uma sadia e comprometida curiosidade pela pesquisa científica aplicada à área médica;5. Permitir a possibilidade de avaliação realmente crítica da bibliografia médica à partir de embasamento mais sólido no que se refere a métodos de investigação e de avaliação matemática dos resultados;6. Oferecer conhecimentos para a aplicação da medicina baseada em evidências, mesmo nos casos em que o médico que não se dedique à pesquisa científica, utilize conhecimentos sobre métodos científicos (e preceitos éticos decorrentes) no atendimento aos pacientes.
oferecer aos alunos oportunidade de estágios de iniciação cientifica.Tomar consciencia da necessidade do médico buscar atualização permanente.Despertar nos alunos a curiosidade pela pesquisa cientifica aplicada à area médica.permitir a possibilidade de avaliação realmente crítica da bibliografia médica a partir de embasamento mais sólido no que se refere a métodos de investigação e de avaliação dos resultados.
1. Bunn, H. F. and Casey, C. G. Educating the biomedical scientist. The FASEB Journal 1995, 9(11): 1392-1395.2. Does research make for better doctors? (Editorial) Lancet 1993, 342: 1063-1064.3. Harasym P.H., Mandin H., Sokol P.A., Lorsheider F.L., Development of a research elective program for first-and second-year medical students. Teaching and learning in medicine 1992, 4(3):173-179.4. Jacobs, C. D. and Cross, P. C. The value of medical student research: the experience at Stanford University School of Medicine. Medical Education 1995, 29, 342-346.5. Kramer, M. S. - Clinical Epidemiology and Biostastistics, Springer- Verlag, Heidelberg, New York, 1988.6. Lima Gonçalves, E (cood,) - Pesquisa Médica, E.P.U.S.Paulo, 1983.7. Norman, G. R. and Schmidt, H. G. The psychological basis of problem - based learning: A review of the evidence. Academic Medicine 1992, 67 (9): 557-565.8. Popper, K. - "A lógica da pesquisa científica" , Edit Cultrix, São Paulo, 1975.9. Ramon Y. Cajal, S. - "Regras e Conselhos sobre a Investigação Científica", 3ª. Ed., Edit. T.A. Queiroz, São Paulo, 1979.10. Schmidt, H. G. and Moust, J. H. C. What make a tutor effective? A structural - equations modeling appoach to learning in problem-based curricula. Academic Medicine 1995, 70(8): 708-714.