1. Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de um projeto de iniciação científica, complementando as atividades desenvolvidas.2. Oferecer aos alunos oportunidade de treinamento baseado no método da observação rigorosa e no desenvolvimento do espírito crítico, inerentes à pesquisa científica;3. Formar consciência da necessidade de atualização em relação aos rápidos avanços tecnológicos que têm incidido sobre a prática médica;4. Despertar nos alunos uma sadia e comprometida curiosidade pela pesquisa científica aplicada à área médica;5. Permitir a possibilidade de avaliação realmente crítica da bibliografia médica à partir de embasamento mais sólido no que se refere a métodos de investigação e de avaliação matemática dos resultados;6. Oferecer conhecimentos para a aplicação da medicina baseada em evidências, mesmo nos casos em que o médico que não se dedique à pesquisa científica, utilize conhecimentos sobre métodos científicos (e preceitos éticos decorrentes) no atendimento aos pacientes.
A valorização da pesquisa científica na obtenção do conhecimento médico;2. O desenvolvimento do processo mental e a elaboração do pensamento científico;3. O estudo da formulação de hipóteses, leis e teorias;4. A aplicação e avaliação práticas de hipóteses e teorias;5. O estudo dos fundamentos epidemiológicos e estatísticos na pesquisa clínica;6. O problema da indução;7. A análise crítica das publicações científicas;8. A divulgação da pesquisa científica;9. O trabalho científico e sua influência na educação médica continuada;10. A ética em pesquisa médica;11. Agências de fomento à pesquisa científica - desenvolvimento de projetos
1. Bunn, H. F. and Casey, C. G. Educating the biomedical scientist. The FASEB Journal 1995, 9(11): 1392-1395.2. Does research make for better doctors? (Editorial) Lancet 1993, 342: 1063-1064.3. Harasym P.H., Mandin H., Sokol P.A., Lorsheider F.L., Development of a research elective program for first-and second-year medical students. Teaching and learning in medicine 1992, 4(3):173-179.4. Jacobs, C. D. and Cross, P. C. The value of medical student research: the experience at Stanford University School of Medicine. Medical Education 1995, 29, 342-346.5. Kramer, M. S. - Clinical Epidemiology and Biostastistics, Springer- Verlag, Heidelberg, New York, 1988.6. Lima Gonçalves, E (cood,) - Pesquisa Médica, E.P.U.S.Paulo, 1983.7. Norman, G. R. and Schmidt, H. G. The psychological basis of problem - based learning: A review of the evidence. Academic Medicine 1992, 67 (9): 557-565.8. Popper, K. - "A lógica da pesquisa científica" , Edit Cultrix, São Paulo, 1975.9. Ramon Y. Cajal, S. - "Regras e Conselhos sobre a Investigação Científica", 3ª. Ed., Edit. T.A. Queiroz, São Paulo, 1979.10. Schmidt, H. G. and Moust, J. H. C. What make a tutor effective? A structural - equations modeling appoach to learning in problem-based curricula. Academic Medicine 1995, 70(8): 708-714.