Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP0315 - Pesquisa Científica em Medicina X X
Scientific research in Medicine XX

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
1. Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de um projeto de iniciação científica, complementando as atividades desenvolvidas na disciplina.
2. Oferecer aos alunos oportunidade de treinamento baseado no método da observação rigorosa e no desenvolvimento do espírito crítico, inerentes à pesquisa científica;
3. Formar consciência da necessidade de atualização em relação aos rápidos avanços tecnológicos que têm incidido sobre a prática médica;
4. Despertar nos alunos uma sadia e comprometida curiosidade pela pesquisa científica aplicada à área médica;
5. Permitir a possibilidade de avaliação realmente crítica da bibliografia médica à partir de embasamento mais sólido no que se refere a métodos de investigação e de avaliação matemática dos resultados;
6. Oferecer conhecimentos para a aplicação da medicina baseada em evidências, mesmo nos casos em que o médico que não se dedique à pesquisa científica, utilize conhecimentos sobre métodos científicos (e preceitos éticos decorrentes) no atendimento aos pacientes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
411857 - Elia Tamaso Espin Garcia Calzolari
75140 - Paulo Hilario Nascimento Saldiva
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
A valorização da pesquisa científica na obtenção do conhecimento médico;
2. O desenvolvimento do processo mental e a elaboração do pensamento científico;
3. O estudo da formulação de hipóteses, leis e teorias;
4. A aplicação e avaliação práticas de hipóteses e teorias;
5. O estudo dos fundamentos epidemiológicos e estatísticos na pesquisa clínica;
6. O problema da indução;
7. A análise crítica das publicações científicas;
8. A divulgação da pesquisa científica;
9. O trabalho científico e sua influência na educação médica continuada;
10. A ética em pesquisa médica;
11. Agências de fomento à pesquisa científica - desenvolvimento de projetos
 
 
 
Avaliação
     
Método
· Exposições teóricas e teórico-práticas com o objetivo de treinar os alunos individual para a procura e utilização das fontes do conhecimento, técnicas estas que lhe permitirão sua atualização permanente.
Critério
· Acompanhamento do desempenho do aluno e avaliação do relatório entregue ao término do curso.
Norma de Recuperação
· Nota mínima de aprovação: 5 (cinco), com recuperação em seminários posteriores.
 
Bibliografia
     
1. Bunn, H. F. and Casey, C. G. Educating the biomedical scientist. The FASEB Journal 1995, 9(11): 1392-1395.
2. Does research make for better doctors? (Editorial) Lancet 1993, 342: 1063-1064.
3. Harasym P.H., Mandin H., Sokol P.A., Lorsheider F.L., Development of a research elective program for first-and second-year medical students. Teaching and learning in medicine 1992, 4(3):173-179.
4. Jacobs, C. D. and Cross, P. C. The value of medical student research: the experience at Stanford University School of Medicine. Medical Education 1995, 29, 342-346.
5. Kramer, M. S. - Clinical Epidemiology and Biostastistics, Springer- Verlag, Heidelberg, New York, 1988.
6. Lima Gonçalves, E (cood,) - Pesquisa Médica, E.P.U.S.Paulo, 1983.
7. Norman, G. R. and Schmidt, H. G. The psychological basis of problem - based learning: A review of the evidence. Academic Medicine 1992, 67 (9): 557-565.
8. Popper, K. - "A lógica da pesquisa científica" , Edit Cultrix, São Paulo, 1975.
9. Ramon Y. Cajal, S. - "Regras e Conselhos sobre a Investigação Científica", 3ª. Ed., Edit. T.A. Queiroz, São Paulo, 1979.
10. Schmidt, H. G. and Moust, J. H. C. What make a tutor effective? A structural - equations modeling appoach to learning in problem-based curricula. Academic Medicine 1995, 70(8): 708-714.
 

Clique para consultar os requisitos para MSP0315

Clique para consultar o oferecimento para MSP0315

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP