Estimular a percepção do sentido humanistico da prática médica, desenvolver a capacidade de reflexão sobre essa prática e introduzir recursos conceituais de interface entre as humanidades e a medicina julgados fundamentais para a construção de valores, atitudes e habilidades necessários para cuidar da saúde de individuos egrupos humanos.
A disciplina terá como eixo condutor a questão do cuidado.Será dividida em 4 módulos:1. Aspectos filosóficos docuidado em saúde (a bases científica e o sentido prático das ações de atenção à saúde de individuos e grupos humanos);2. Transformações históricasdo cuidado médico (características da prática médica ao longo da história, com ênfase no Brasil e em São Paulo);3. Sócio-antropologia da saúde (aspectos sociológicos e antropológicos relevantes para o desenvolvimento de um cuidado adequado às necessidades de individuos e grupos - classe social, genero, raça, religião/valores);4. Aspectos comunicacionais e éticos do cuidado (as interações humanas e suas implicações para uma ética do cuidado).Cada módulo será composto por 4 períodos,divididos em uma primeira parte que consistirá de aula expositiva(com toda a turma -90 alunos) euma segunda parte em que serão realizados seminários, com os alunos divididos em 3 subgrupos, para realização de tarefasrelacionadas ao tema trabalho no módulo.
Bases filosóficas da noção de cuidado:o cuidar como fundamento da existência humana;o cuidado da saúde como trabalho e interação humana;as bases científicas do trabalho médico;o cuidado como ação prática e suas implantações existenciais, éticas, morais e politicas;a arte de curar na América portuguesa (1500-1808);a institucionalização da medicina no Brasil - século XIX;a saúde pública nas primeiras décadas republicanas;a revolta da vacina;a institucionalização médica e da saúde em São Paulo,1892-1938;contribuições sócio-antropológicas acerca do significado da saúde-adoecimento no saber popular/leigo e no saber médico/especializado: discutindo noções deillness e disease;processo saúde-doença: interpretações religiosas e relação religiosidade e enfrentamento;gênero e saúde: diferenciais de adoecimento e cuidado entre homens e mulheres;articulando classe e raça/etnia em questões de saúde-adoecimento: vulnerabilidade e equidade em saúde;dilema moral e tomada de decisão nas situações de cuidado: aproximações entre ética, técnica e cuidado;o eu e o outro no desenvolvimento psíquico humano;conceitos de intersubjetividade;comunicação em saúde na vertente do cuidado;o ser médico na sua subjetividade;expressões subjetivas do adoecer;a humanização do cuidado como encontro entre sujeitos;cuidade em saúde e direitos humanos.
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