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Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP0678 - Medicina e Humanidades
Medicine and Humanities

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Estimular a percepção do sentido humanistico da prática médica, desenvolver a capacidade de reflexão sobre essa prática e introduzir recursos conceituais de interface entre as humanidades e a medicina julgados fundamentais para a construção de valores, atitudes e habilidades necessários para cuidar da saúde de individuos egrupos humanos.
 
The course is committed to:

• Highlight the awareness of the human medical practice.
• Develop the capacity of thinking about this practice and to introduce conceptual resources of interface between the humanities and medicine based on the construction of values, attitudes and skills.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1045343 - Jose Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres
 
Programa Resumido
A disciplina terá como eixo condutor a questão do cuidado.Será dividida em 4 módulos:
1. Aspectos filosóficos docuidado em saúde (a bases científica e o sentido prático das ações de atenção à saúde de individuos e grupos humanos);
2. Transformações históricasdo cuidado médico (características da prática médica ao longo da história, com ênfase no Brasil e em São Paulo);
3. Sócio-antropologia da saúde (aspectos sociológicos e antropológicos relevantes para o desenvolvimento de um cuidado adequado às necessidades de individuos e grupos - classe social, genero, raça, religião/valores);
4. Aspectos comunicacionais e éticos do cuidado (as interações humanas e suas implicações para uma ética do cuidado).
Cada módulo será composto por 4 períodos,divididos em uma primeira parte que consistirá de aula expositiva(com toda a turma -90 alunos) euma segunda parte em que serão realizados seminários, com os alunos divididos em 3 subgrupos, para realização de tarefasrelacionadas ao tema trabalho no módulo.
 
 
 
Programa
Bases filosóficas da noção de cuidado:o cuidar como fundamento da existência humana;
o cuidado da saúde como trabalho e interação humana;
as bases científicas do trabalho médico;
o cuidado como ação prática e suas implantações existenciais, éticas, morais e politicas;
a arte de curar na América portuguesa (1500-1808);
a institucionalização da medicina no Brasil - século XIX;
a saúde pública nas primeiras décadas republicanas;
a revolta da vacina;
a institucionalização médica e da saúde em São Paulo,1892-1938;
contribuições sócio-antropológicas acerca do significado da saúde-adoecimento no saber popular/leigo e no saber médico/especializado: discutindo noções deillness e disease;
processo saúde-doença: interpretações religiosas e relação religiosidade e enfrentamento;
gênero e saúde: diferenciais de adoecimento e cuidado entre homens e mulheres;
articulando classe e raça/etnia em questões de saúde-adoecimento: vulnerabilidade e equidade em saúde;
dilema moral e tomada de decisão nas situações de cuidado: aproximações entre ética, técnica e cuidado;
o eu e o outro no desenvolvimento psíquico humano;
conceitos de intersubjetividade;
comunicação em saúde na vertente do cuidado;
o ser médico na sua subjetividade;
expressões subjetivas do adoecer;
a humanização do cuidado como encontro entre sujeitos;
cuidade em saúde e direitos humanos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos serão avaliados quanto ao grau de apreensão dos conceitos centrais discutidos na disciplina, quanto à sua capacidade de elaboração crítica e aplicação dos conteúdos trabalhados e quanto ao desenvolvimento de atitudes decompromisso individual e engajamento coletivo coerentes com os objetivos da disciplina. Esta avaliação será feita por meio de:
a) nota de participação nas tarefas deaplicação dos conhecimentos teóricos apresentados nas aulas expositivas a discussões detextos e/ou situações de prática nos seminários (nota de grupos);
b) notadetrabalhos relacionados a cada módulos temáticos (nota individual);
c) nota de prova final dissertativa sobre o conteúdo geral dadisciplina (nota individual).
Critério
Serão considerados aprovados os alunosque obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco) na média ponderada das três avaliações - participação (peso 1); trabalhos (peso 1); prova (peso 2).
Norma de Recuperação
Será realizada por meio deprova dissertativa 1 mês após a divulgação da nota final do aluno, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver na recuperação nota igual ou superior a 5,0 (cinco) na média ponderada entre sua média final na disciplina (peso 2) e sua nota na prova de recuperação (peso 3).
 
Bibliografia
     
AYRES, JRCM. Cuidado: trabalho e interação nas práticas desaúde.Rio deJaneiro: CEPESC-MS/UERJ-ABRASCO, 2009.
BARATA, RCB. Iniquidade e saúde: a determinaçãosocial do processo saúde-doença.revista da USP51:138-145 (set-Nov), 2001.
CHALOUB, S e cols.Artes e oficios de curar no Brasil. Campinas: EUNICAMP, 2003.
COELHO JR, NE; FIGUEIREDO, LC.Figuras da intersibjetividade na constituição subjetiva: dimensões da alteridade. Interações9(17):9-28, 2004.
COUTO,MT; SCHRAIBER,LB; AYRES, JRCM. Aspectos sociais e culturais da saúde e da doença. In: Martins, MA; Carillho, FJ; Castilho, EA; Alves, VAF; Cerri, CG (Eds.). Clínica médica. Volume I. Barueri: Manole, 2009, p. 350-353.
DESLANDES, SF (Org.) Humanização dos cuidados em saúde: conceitos, dilemas epráticas.Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006.
LUZ, MT. Natural, racional,social: razão médica e racionalidade científica moderna. São Paulo: Hucitec, 2004.
MOTA, A. Tropeços da medicina bandeirante: medicina paulista 1892-1920. São Paulo: EDUSP, 2005.
MARINHO, MGSMC. Trajetória da Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo: aspectos históricos da Casa de Arnaldo, São Paulo: Fundação Faculdade de Medicina, 2006.
TEIXEIRA, RR. Modelos comunicacionais e práticas de saúde,Interface - Comunic, Saúde, Educ. 1(1): 7-40, 1997.
 

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