Ao final da disciplina espera-se que os estudantes possam: Definir conceitos chaves para a atenção à saúde; Identificar as competências elencadas como essenciais ao final da formação em medicina na FMUSP e reconhecer metodologias de estudo que promovam a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências; Desenvolver Habilidades Fundamentais do médico, subdividida em 4 subgrupos: a) habilidades clínicas (BLS -Basic Life Support; b) NE- noções de enfermagem para a prática clínica, c) Coleta de materiais biológicos e d) habilidades de busca de conhecimento; Conhecer e discutir os princípios e recursos da Atenção Primária a Saúde e da atuação da Estratégia da Saúde da Família na abordagem dos problemas de saúde de uma família;
Fundamentos Gerais da Saúde e formação médica, Habilidades Fundamentais para o médico: Basic Life Support; aferição de pressão arterial, frequência cardíaca, higienização das mãos; coleta de materiais biológicos (sangue) e habilidades de busca de conhecimento; Atenção Primária à Saúde (introdução a conceitos como: território, competência cultural, método clínico centrado na pessoa, necessidades de saúde, ciclos de vida, problemas relacionados ao uso do alcool,entre outros)
• Módulo 1- Fundamentos Gerais da Saúde e formação médica : Oportunidade de apresentar conceitos- chave para a formação médica e prática clínica tais como: qualidade de vida do estudante de medicina, os cenários de aprendizagem, competências esperadas e profissionalismo médico, epidemiologia, cuidado em saúde, diversidade,relação médico-paciente, trabalho em equipe. • Módulo 2- Habilidades Fundamentais para o médico, subdividida em 4 subgrupos: a) habilidades clínicas (BLS -Basic Life Support; b) NE- noções de enfermagem para a prática clínica, c) Coleta de materiais biológicos e d) habilidades de busca de conhecimento. Dentre as noções básicas para a prática clínica - noções de enfermagem serão abordados os temas relacionados à: Higienização das mãos, paramentação com luvas e avental de isolamentos, tipos de isolamentos, aferição dos sinais vitais. Haverá também bloco específico para noções básicas relativas à prática adequada da coleta de materiais biológicos. As habilidades de busca ativa de conhecimento estão relacionadas as principais fontes de informação da área médica e seus tutoriais. • Módulo 3- Atenção Primária à Saúde: compreensão da atenção à saúde de indivíduos, família e comunidade em um dado território. Para tanto, subgrupos de discussão trabalharão o caso da família.
1. American Heart Association. Destaques da American Heart Association 2015: Atualização das Diretrizes de RCP e ACE. 2015. 36 p. 2. Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.Câmara de Educação Superior. Resolução n.3, CNE/ CES de 20/06/2014. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. 3. Carmagnanic, M. I. S. Procedimentos de enfermagem: guia prático. Guanabara-Koogan, 2009. 4. Frenk J, Chen L, Bhutta ZA, Cohen J, Crisp N, Evans T, Finenberg H et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. The Lancet.Londres. 2010. 376 (9756): 1923-1958 5. Sandars J.The use of reflection in medical education: AMEE Guide No. 44. Med Teach. 2009 Aug;31(8):685-95. 6. Silva LFF, Baracat EC, Auler JOCA. Reestruturação Curricular na Faculdade de Medicina da USP:integrando conteúdos e valorizando competências.Rev. Grad USP.2016. Vol 1: 1. 95-99. 7. Tempski et al. What do medical students think about their quality of life? A qualitative study. BMC Medical Education 2012, 12:106