Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP1010 - Introdução à Medicina e a Saúde
Introduction to Medicine and Health

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Conhecimentos: Conhecer a faculdade de medicina e os diversos grupos que a compõem;
Reconhecer as principais competências a serem adquiridas ao longo do curso;
Conhecer os tempos principais para o suporte básico da vida;
Conhecer as principais bases de dados acadêmicos;
Identificar os principais fatores estressores para o aluno de medicina durante o curso e os fatores de proteção que a instituição oferece;
Reconhecer a prática da medicina como uma prática, anti-racista e a favor da diversidade.
Habilidades: Utilizar corretamente as bases de dados;
Realizar um suporte básico de vida;
Colaborar com colegas e equipe multiprofissional;
Demonstrar sensibilidade às diferenças e à diversidade;


Atitudes: Ser proativo;
Ter pensamento crítico; 
Ser defensor do sistema de saúde;
Ser ético;
Ser colaborativo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4856875 - Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani
427361 - Augusto Scalabrini Neto
685057 - Leila Antonangelo
66053 - Milton de Arruda Martins
1929202 - Sandra Elisabete Vieira
 
Programa Resumido
Medicina: profissão e propósito; competências gerais do profissional de saúde; Como aprendo e me mantenho atualizado; Mentoria; Atualização e leitura crítica; Onde e como buscar informações científicas; BLS; Equipe de saúde e cuidado integral; Saúde global e mudança climática; Como o profissional de saúde acolhe a diferença e a diversidade; Saúde do profissional de saúde; Gestão do tempo e das emoções, Estudo de caso: Família Rocha
 
 
 
Programa
•	Módulo 1- Fundamentos Gerais da Saúde e formação médica : Oportunidade de apresentar conceitos- chave para a formação médica e prática clínica tais como: qualidade de vida do estudante de medicina, os cenários de aprendizagem, competências esperadas e profissionalismo médico, epidemiologia, cuidado em saúde, diversidade,relação médico-paciente, trabalho em equipe. 

•	Módulo 2- Habilidades Fundamentais para o médico, subdividida em 4 subgrupos: a) habilidades clínicas (BLS -Basic Life Support; b) NE- noções de enfermagem para a prática clínica, c) Coleta de materiais biológicos e d) habilidades de busca de conhecimento. 
Dentre as noções básicas para a prática clínica - noções de enfermagem serão abordados os temas relacionados à: Higienização das mãos, paramentação com luvas e avental de isolamentos, tipos de isolamentos, aferição dos sinais vitais.  
Haverá também bloco específico para noções básicas relativas à prática adequada da coleta de materiais biológicos. 
As habilidades de busca ativa de conhecimento estão relacionadas as principais fontes de informação da área médica e seus tutoriais.


•	Módulo 3- Atenção Primária à Saúde: compreensão da atenção à saúde de indivíduos, família e comunidade em um dado território. Para tanto, subgrupos de discussão trabalharão o caso da família.

Programa educacional: https://docs.google.com/document/d/1JW7Ch8oF7fUHmhsNE2Xfxm3j9Kf1VLtNh7sSiyEv-Bw/edit?usp=drive_link
 
 
 
Avaliação
     
Método
Portfólio, Participação nas discussão. Controle de frequência: Lista de assinatura
Critério
Frequentaria, participação e conceito do portfólio
Norma de Recuperação
Alunos com conceito insuficiente no portfólio deverão refazer a tarefa
 
Bibliografia
     
Zaharias G. What is narrative-based medicine? Narrative-based medicine 1. Can Fam Physician. 2018 Mar;64(3):176-180.
Tempski P, Arantes-Costa FM, Kobayasi R, Siqueira MAM, Torsani MB, et al. (2021) Medical students’ perceptions and motivations during the COVID-19 pandemic. PLOS ONE 16(3): e0248627. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0248627
Jason R. Frank, Linda Snell, Jonathan Sherbino. CanMEDS 2015 Physician Competency Framework
Armstrong E, Parsa-Parsi R. How can physicians' learning styles drive educational planning? Acad Med. 2005 Jul;80(7):680-4.
 

Clique para consultar os requisitos para MSP1010

Clique para consultar o oferecimento para MSP1010

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP