Conhecimentos: Conhecer a faculdade de medicina e os diversos grupos que a compõem; Reconhecer as principais competências a serem adquiridas ao longo do curso; Conhecer os tempos principais para o suporte básico da vida; Conhecer as principais bases de dados acadêmicos; Identificar os principais fatores estressores para o aluno de medicina durante o curso e os fatores de proteção que a instituição oferece; Reconhecer a prática da medicina como uma prática, anti-racista e a favor da diversidade. Habilidades: Utilizar corretamente as bases de dados; Realizar um suporte básico de vida; Colaborar com colegas e equipe multiprofissional; Demonstrar sensibilidade às diferenças e à diversidade; Atitudes: Ser proativo; Ter pensamento crítico; Ser defensor do sistema de saúde; Ser ético; Ser colaborativo.
Medicina: profissão e propósito; competências gerais do profissional de saúde; Como aprendo e me mantenho atualizado; Mentoria; Atualização e leitura crítica; Onde e como buscar informações científicas; BLS; Equipe de saúde e cuidado integral; Saúde global e mudança climática; Como o profissional de saúde acolhe a diferença e a diversidade; Saúde do profissional de saúde; Gestão do tempo e das emoções, Estudo de caso: Família Rocha
• Módulo 1- Fundamentos Gerais da Saúde e formação médica : Oportunidade de apresentar conceitos- chave para a formação médica e prática clínica tais como: qualidade de vida do estudante de medicina, os cenários de aprendizagem, competências esperadas e profissionalismo médico, epidemiologia, cuidado em saúde, diversidade,relação médico-paciente, trabalho em equipe. • Módulo 2- Habilidades Fundamentais para o médico, subdividida em 4 subgrupos: a) habilidades clínicas (BLS -Basic Life Support; b) NE- noções de enfermagem para a prática clínica, c) Coleta de materiais biológicos e d) habilidades de busca de conhecimento. Dentre as noções básicas para a prática clínica - noções de enfermagem serão abordados os temas relacionados à: Higienização das mãos, paramentação com luvas e avental de isolamentos, tipos de isolamentos, aferição dos sinais vitais. Haverá também bloco específico para noções básicas relativas à prática adequada da coleta de materiais biológicos. As habilidades de busca ativa de conhecimento estão relacionadas as principais fontes de informação da área médica e seus tutoriais. • Módulo 3- Atenção Primária à Saúde: compreensão da atenção à saúde de indivíduos, família e comunidade em um dado território. Para tanto, subgrupos de discussão trabalharão o caso da família. Programa educacional: https://docs.google.com/document/d/1JW7Ch8oF7fUHmhsNE2Xfxm3j9Kf1VLtNh7sSiyEv-Bw/edit?usp=drive_link
Zaharias G. What is narrative-based medicine? Narrative-based medicine 1. Can Fam Physician. 2018 Mar;64(3):176-180. Tempski P, Arantes-Costa FM, Kobayasi R, Siqueira MAM, Torsani MB, et al. (2021) Medical students’ perceptions and motivations during the COVID-19 pandemic. PLOS ONE 16(3): e0248627. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0248627 Jason R. Frank, Linda Snell, Jonathan Sherbino. CanMEDS 2015 Physician Competency Framework Armstrong E, Parsa-Parsi R. How can physicians' learning styles drive educational planning? Acad Med. 2005 Jul;80(7):680-4.