Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP1010 - Introdução à Medicina e a Saúde
Introduction to Medicine and Health

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Ao final da disciplina espera-se que os estudantes possam:

Definir conceitos chaves para a atenção à saúde;

Identificar as competências elencadas como essenciais ao final da formação em medicina na FMUSP e reconhecer metodologias de estudo que promovam a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências;

Desenvolver Habilidades Fundamentais do médico, subdividida em 4 subgrupos: a) habilidades clínicas (BLS -Basic Life Support; b) NE- noções de enfermagem para a prática clínica, c) Coleta de materiais biológicos e d) habilidades de busca de conhecimento;

Conhecer e discutir os princípios e recursos da Atenção Primária a Saúde e da atuação da
Estratégia da Saúde da Família na abordagem dos problemas de saúde de uma família;
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4856875 - Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani
427361 - Augusto Scalabrini Neto
685057 - Leila Antonangelo
66053 - Milton de Arruda Martins
1929202 - Sandra Elisabete Vieira
 
Programa Resumido
Fundamentos Gerais da Saúde e formação médica, Habilidades Fundamentais para o médico: Basic Life Support; aferição de pressão arterial, frequência cardíaca, higienização das mãos; coleta de materiais biológicos (sangue) e habilidades de busca de conhecimento; Atenção Primária à Saúde (introdução a conceitos como: território, competência cultural, método clínico centrado na pessoa, necessidades de saúde, ciclos de vida, problemas relacionados ao uso do alcool,entre outros)  
 
 
 
Programa
•	Módulo 1- Fundamentos Gerais da Saúde e formação médica : Oportunidade de apresentar conceitos- chave para a formação médica e prática clínica tais como: qualidade de vida do estudante de medicina, os cenários de aprendizagem, competências esperadas e profissionalismo médico, epidemiologia, cuidado em saúde, diversidade,relação médico-paciente, trabalho em equipe. 

•	Módulo 2- Habilidades Fundamentais para o médico, subdividida em 4 subgrupos: a) habilidades clínicas (BLS -Basic Life Support; b) NE- noções de enfermagem para a prática clínica, c) Coleta de materiais biológicos e d) habilidades de busca de conhecimento. 
Dentre as noções básicas para a prática clínica - noções de enfermagem serão abordados os temas relacionados à: Higienização das mãos, paramentação com luvas e avental de isolamentos, tipos de isolamentos, aferição dos sinais vitais.  
Haverá também bloco específico para noções básicas relativas à prática adequada da coleta de materiais biológicos. 
As habilidades de busca ativa de conhecimento estão relacionadas as principais fontes de informação da área médica e seus tutoriais.


•	Módulo 3- Atenção Primária à Saúde: compreensão da atenção à saúde de indivíduos, família e comunidade em um dado território. Para tanto, subgrupos de discussão trabalharão o caso da família.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será feita a cada módulo, com exercícios e prova, em datas marcadas e divulgadas no inicio da disciplina. A nota final (NF) é composta pela nota de cada módulo e nota na avaliação semestral, com a seguinte distribuição: NF = (M1 x 0,3)+ (M2 x 0,3)+ (M3 x 0,3)+(Semestral x 0,1)
Critério
Nota da avaliação maior ou igual a 5,0 em cada módulo Frequência maior ou igual a 70%, em todos os módulos
Norma de Recuperação
A recuperação é feita através de prova escrita, realizada ao final do primeiro semestre letivo. Para poder submeter-se à recuperação, o aluno deve ter alcançado frequência mínima (70%) e nota final não inferior a três. Em caso de ausência na data das avaliações, o estudante deverá entrar em contato com o coordenador da disciplina e do módulo até 7 (sete) dias da falta, e se necessário, apresentar documentação comprobatória.
 
Bibliografia
     
1.	American Heart Association. Destaques da American Heart Association 2015: Atualização das Diretrizes de RCP e ACE. 2015. 36 p.
2.	Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.Câmara de Educação Superior. Resolução n.3, CNE/ CES de 20/06/2014. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina.
3.	Carmagnanic, M. I. S. Procedimentos de enfermagem: guia prático. Guanabara-Koogan, 2009.
4.	Frenk J, Chen L, Bhutta ZA, Cohen J, Crisp N, Evans T, Finenberg H et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. The Lancet.Londres. 2010. 376 (9756): 1923-1958
5.	Sandars J.The use of reflection in medical education: AMEE Guide No. 44. Med Teach. 2009 Aug;31(8):685-95.
6.	Silva LFF, Baracat EC, Auler JOCA. Reestruturação Curricular na Faculdade de Medicina da USP:integrando conteúdos e valorizando competências.Rev. Grad USP.2016.  Vol 1: 1. 95-99.
7.	Tempski et al. What do medical students think about their quality of life? A qualitative study.  BMC Medical Education 2012, 12:106

 

Clique para consultar os requisitos para MSP1010

Clique para consultar o oferecimento para MSP1010

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP