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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP1041 - Processo Saúde-Doença-Cuidado I
Process Health-Disease-Care I

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Os conteúdos mínimos listados a seguir estão assentados nos seguintes princípios pedagógicos, em conformidade com a proposta da Reforma Curricular em curso:
1. Estarão baseados em atuações práticas dos alunos em Visitas Domiciliares (VD), em número de 04, e em Entrevistas focando a produção de narrativas sobre a pessoa com Usuários das Unidades Básicas de Saúde (E usu), em número de 02, e com Profissionais das equipes de assistência (E prof), em número de 02.
2. Atividades em sala de aula baseadas em metodologias ativas com no máximo 30 alunos por docente, seguidas de uma sistematização conceitual de no máximo 50 minutos (Aula)
3. A experiência prática é precedida de atividades em sala de aula preparatórias quer das VD que das E usu e Eprof.

Objetivos: Espera-se que ao final da UC, o estudante esteja apto a:
- Compreender os princípios e diretrizes do SUS
- Explicar as formas de participação social
- Discutir o papel social do médico em relação à defesa da vida e dos direitos das pessoas
- Compreender os conceitos e estratégias da Atenção Primária no mundo e, sobretudo no Brasil
- Entender as bases teóricas do processo saúde-doença-cuidado na APS
- Participar da discussão e da construção de intervenções (individuais e coletivas) voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças na APS
- Conceituar cuidado, trabalhando a base científica e o sentido prático das ações de atenção à saúde de indivíduos e grupos humanos
- Conceituar a historicidade das práticas de saúde, trabalhando as mudanças e permanências históricas da prática médica com ênfase na modernidade
- Conceituar as bases sociais e culturais do adoecimento e do cuidado, trabalhando as implicações de classe social, raça, gênero, religião e crenças/valores na saúde
- Descrever a vigilância a saúde, bem como suas fontes de dados e registros
- Incluir a perspectiva de outros profissionais e representantes de segmentos sociais envolvidos no processo saúde-doença-cuidado
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4856875 - Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani
1045343 - Jose Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres
 
Programa Resumido
Princípios e diretrizes do SUS; formas de participação social; Conceitos e estratégias da Atenção Primária no mundo e, sobretudo no Brasil; bases teóricas do processo saúde-doença-cuidado; o Cuidado nas ações de atenção à saúde de indivíduos e grupos humanos;  historicidade das práticas de saúde;  bases sociais e culturais do adoecimento e do cuidado; vigilância a saúde; trabalho interprofissional
 
 
 
Programa
1. AULAS INTRODUTÓRIAS:
Sistema de saúde brasileiro: políticas, organização e funcionamento
O desafio global da Atenção primária à saúde;
Introdução ao cuidado da perspectiva humanística e as bases filosóficas, cientificas e práticas das ações de atenção a saúde de indivíduos e grupos humanos;
Relações intersubjetivas. ética e comunicação em saúde: a construção de narrativas

2. ATIVIDADES EM CAMPO (2 HORAS) + TEORIZAÇÃO (6 HORAS)

Visita Domiciliar 1 Atributos da APS
Bases sociais e culturais do adoecimento : abordando Classe Social
Acesso e universalidade
Visita Domiciliar 2 Visita a UBS do local de moradia
Bases sociais e culturais do adoecimento : abordando Raça/Etnia
Integralidade e equidade
Visita Domiciliar 3 Vigilância a saúde
Bases sociais e culturais do adoecimento : abordando Crenças religiosas
Organização e Hierarquização de serviços de saúde
Visita Domiciliar 4 Formas de registro e obtenção de dados na APS
Bases sociais e culturais do adoecimento: abordando Gênero
Participação da comunidade e controle social
Entrevista 1
com usuário Necessidades de saúde + conceito ampliado de saúde
Aspectos históricos e filosóficos do homem diante da morte
Informação e resolutividade no sistema
Entrevista 2
com usuário Bases teóricas da APS (prevenção, promoção e intersetorialidade)
Dimensões sócio-culturais (illness e disease) e históricas da dor e do sofrimento para indivíduos e populações
Direito, cidadania e responsabilidade do Estado
Entrevista 3
com profissional Formas de intervenção na APS: consultas, visitas domiciliares, grupos
Aspectos históricos das bases profissionais e tecnológicas da profissão medica
Responsabilidade profissional e gestão do trabalho
Entrevista 4
com profissional Modelos de organização do trabalho na APS: equipe mínima, matriciamento
Dimensões históricas da abordagem do corpo nas práticas médica e de saúde
Administração, planejamento e gestão do serviço de saúde


3. AULAS DE ENCERRAMENTO:
Avaliação da efetividade e resolutividade da APS
O cuidado e a doença na perspectiva filosófica, científica e prática: o fato social total
O médico no Sistema de Saúde Brasileiro

4. AVALIAÇÃO FINAL DAS 3 TEMÁTICAS
 
 
 
Avaliação
     
Método
6 trabalhos extra-classe
Avaliação objetiva na última aula

% de Composição com a Avaliação Semestral (entre 20 e 50%): 20%
Critério
nota mínima para aprovação 5, na média ponderada das avaliações relacionadas a participação, trabalhos extra-classe e prova.

Frequência mínima para aprovação: 70%
Norma de Recuperação
O aluno que não alcançar a frequência necessária será reprovado e não terá direito à reposição, exceto os alunos que justificarem as faltas junto a FMUSP e ao coordenador do curso, durante o estágio. Há dificuldade para reposição de carga horária uma vez que esta disciplina é semestral e ocorre uma vez por ano.
 
Bibliografia
     
Atenção Primária: equilíbrio entre as necessidades de saúde, serviços e tecnologia, autora Bárbara Starfield, editado pela Unesco e Ministério da Saúde,2004.

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MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria GM/MS 2.203, de 05 de novembro de 1996, denominada Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde – NOB-SUS 01/96. Item 2 – Finalidade. Ministério da Saúde. 1996.
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MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria GM/MS 399, de 22 de fevereiro de 2006, Pacto pela Saúde. Ministério da Saúde. 2006.
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VIANA, A.L. d' Á; ELIAS, P.E.: Saúde e Desenvolvimento. Ciência e Saúde Coletiva 12 (Suplemento): 1765-1777, nov. 2007.
Referências de Endereços Eletrônicos:
www.datasus.gov.br; www.ibge.gov.br; www.planalto.gov.br.
 

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