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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP1041 - Processo Saúde-Doença-Cuidado I
Process Health-Disease-Care I

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Conhecimentos: 
1) Distinguir as particularidades do trabalho em Atenção Primária à Saúde (APS); suas origens e principais transformações ao longo do tempo; sua articulação com o sistema de saúde e com as características do território (físicas, culturais, socioeconômicas);
2)  Conhecer a situação de saúde de populações, relacionando-as a necessidades de cuidado e formas de responder a elas nos serviços de Atenção Primária à Saúde, com ênfase em situações epidêmicas, tomado a COVID-19 como exemplo;
3)  Conhecer a organização, princípios e características do Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS), compreendendo e manejando adequadamente as competências e articulações das ações da APS nesse sistema;
4) Reconhecer diferentes modelos comunicacionais e suas implicações para ações de prevenção e promoção da saúde, seja em campanhas de mídia ou nas ações de cuidado e educação em saúde face a face na APS.   	
5)  Compreender como o médico e outros profissionais da equipe de saúde se inserem em seu trabalho na APS, reconhecendo especificidades e necessidades de integração no cotidiano da atenção à saúde;
6)  Relacionar marcadores sociais, como classe social, gênero, raça, a perfis de morbimortalidade, necessidades de saúde e demandas aos serviços, manejando-as no cuidado desenvolvido na APS;
7)     Conhecer e aplicar os fundamentos conceituais e práticas de promoção da saúde e prevenção de agravos, em particular no que se refere às ações desenvolvidas na Unidade Básica;
 

Habilidades: Desenvolver capacidade de comunicação respeitosa e eficaz com os usuários dos serviços de saúde, colegas e demais trabalhadores das equipes, em particular nos contextos de desenvolvimento do cuidado na APS;


Atitudes: Relacionar marcadores sociais, como classe social, gênero, raça, a perfis de morbimortalidade, necessidades de saúde e demandas aos serviços, manejando-as no cuidado desenvolvido na APS;
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
137531 - Ana Flavia Pires Lucas D Oliveira
214972 - André Mota
 
Programa Resumido
Princípios e diretrizes do SUS; formas de participação social; Conceitos e estratégias da Atenção Primária no mundo e, sobretudo no Brasil; bases teóricas do processo saúde-doença-cuidado; o Cuidado nas ações de atenção à saúde de indivíduos e grupos humanos;  historicidade das práticas de saúde;  bases sociais e culturais do adoecimento e do cuidado; vigilância a saúde; trabalho interprofissional.
 
 
 
Programa
1. AULAS INTRODUTÓRIAS:
Sistema de saúde brasileiro: políticas, organização e funcionamento
O desafio global da Atenção primária à saúde;
Introdução ao cuidado da perspectiva humanística e as bases filosóficas, cientificas e práticas das ações de atenção a saúde de indivíduos e grupos humanos; 
Relações intersubjetivas. ética e comunicação em saúde: a construção de narrativas

2. ATIVIDADES EM CAMPO (2 HORAS) + TEORIZAÇÃO (6 HORAS)

Visita Domiciliar 1	Atributos da APS
	Bases sociais e culturais do adoecimento : abordando Classe Social
	 Acesso e universalidade 
Visita Domiciliar 2	Visita a UBS do local de moradia  
	Bases sociais e culturais do adoecimento : abordando Raça/Etnia
	Integralidade e equidade
Visita Domiciliar 3	Vigilância a saúde
	Bases sociais e culturais do adoecimento : abordando Crenças religiosas
	Organização e Hierarquização de serviços de saúde
Visita Domiciliar 4	Formas de registro e obtenção de dados na APS
	Bases sociais e culturais do adoecimento: abordando Gênero
	Participação da comunidade e controle social
Entrevista 1
com usuário	Necessidades de saúde + conceito ampliado de saúde
	Aspectos históricos e filosóficos do homem diante da morte
	Informação e resolutividade no sistema
Entrevista 2
com usuário	Bases teóricas da APS (prevenção, promoção e intersetorialidade)
	Dimensões sócio-culturais (illness e disease)  e históricas da dor e do sofrimento para indivíduos e populações
	Direito, cidadania e responsabilidade do Estado
Entrevista 3
com profissional	Formas de intervenção na APS: consultas, visitas domiciliares, grupos
	Aspectos históricos das bases profissionais e tecnológicas da profissão medica
	Responsabilidade profissional e gestão do trabalho
Entrevista 4
com profissional	Modelos de organização do trabalho na APS: equipe mínima, matriciamento
	Dimensões históricas da abordagem do corpo nas práticas médica e de saúde
	Administração, planejamento e gestão do serviço de saúde


3. AULAS DE ENCERRAMENTO:
 Avaliação da efetividade e resolutividade da APS
O cuidado e a doença na perspectiva filosófica, científica e prática: o fato social total
O médico no Sistema de Saúde Brasileiro
 
4. AVALIAÇÃO FINAL DAS 3 TEMÁTICAS

Programa educacional: https://docs.google.com/document/d/19fS0E0c8k-UMxokllelT79ie49WSxe-v4699NcJ3pOw/edit?usp=drive_link
 
 
 
Avaliação
     
Método
Teste de múltipla escolha, Portfolio Controle de frequência: Chamada oral, presença em sala de aula (como estamos em pequenos grupos é possível conhecer os estudantes)
Critério
Serão aprovados os alunos que obtiverem média final igual ou superior a 5,0. Serão considerados suficientes os alunos em recuperação que obtiverem nota igual ou superior a 5,0, sendo esta a nota final da disciplina que constará em seu histórico. Cálculo da média final: A nota final será composta da seguinte forma: 1) Participação: 10% 2) Avaliação de processo: 40% (10% portfólio intermediário e 30% portfolio final) 3) Prova de conhecimentos: 50%
Norma de Recuperação
Aos alunos com frequência igual ou superior a 70% e média final inferior a 5,0 e igual ou superior a 3,0 será oferecida prova de recuperação escrita, versando sobre todo o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia: Campos GWS, Minayo MCS, Akerman M, Drumond Jr. M, Caralho YM (Eds.). Tratado de Saúde Coletiva. 2ª. Ed.São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2015.
Martins MA, Carrilho FJ, Alves VAF, Castilho EA, Cerri GG (Eds.). Clínica Médica. Vol I – Medicina Preventiva. 2ª. Ed. Barueri: Manole, 2016, p. 347-470.
Starfield B. Atenção primária: equilíbrio entre as necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Unesco; Ministério da Saúde, 2004.
 

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