Ser capaz de realizar comunicação efetiva nas diversas situações do processo saúde-doença-cuidado Aprender anamnese (individual e da família) Realizar com proficiência o exame clínico Entender a fisiopatologia dos principais sinais e sintomas Desenvolver o raciocínio clínico Respeitar as diversidades (cultural, social, religiosa, étnica, de gênero, de orientação sexual e outras) Adotar postura ética nas diferentes situações do cuidado a indivíduos e populações
Comunicação e anamnese: contato com o paciente, a história de vida e a entrevista clínica Elementos de semiotécnica: exame geral quantitativo e qualitativo, exame cardíaco, exame pulmonar, exame abdominal, exame da cabeça e do pescoço, exame dos membros. Fisiopatologia dos principais sinais e sintomas: anemia, cianose, icterícia, ganho e perda de peso, febre, dor torácica, dor abdominal, edema. Anamnese com enfoque em promoção da saúde.
Comunicação e anamnese Construção do encontro clínico tendo como eixo central “quem é a pessoa do paciente”. Linguagem verbal e não verbal e vivência da empatia na relação eu-outro. Subjetividade e intersubjetividade nas relações interpessoais. Construção do encontro clínico e anamnese do paciente tendo como eixo central “quem é a pessoa do paciente, seu diagnóstico e nossa perspectiva de saúde, doença e cuidado para o caso”. Entender as expectativas do paciente, conhecer e aplicar os princípios básicos da bioética moderna, entender a participação da família e/ou acompanhante em situações especiais, conhecer cuidados e atitudes esperados do médico nos seus relacionamentos profissionais. Estrutura da história, valor dos dados de identificação, HMA, antecedentes pessoais e familiares, hábitos e vícios e interrogatório sobre os aparelhos e sistemas e centrada na pessoa. Compreender a necessidade de aprendizagem contínua destas habilidades e o valor para a prática médica. Elementos de semiotécnica Sistemática do exame clínico, como ordenar para facilitar a obtenção dos dados. O exame clínico “mínimo”.Como medir PA, FC, FR, pulso, cinturas, peso, IMC e quais os valores normais e patológicos. Como avaliar estado geral, estado nutricional, consciência, coloração de mucosas, presença de cianose e icterícia, hidratação, presença ou não de dispneia e febre. Identificar os focos cardíacos e o íctus. Como usar a campânula e a membrana do estetoscópio. Identificar o ciclo cardíaco, as bulhas normais e patológicas. Perceber Desenvolver a capacidade de identificar os diversos sopros cardíacos e sua inserção no ciclo cardíaco. Como palpar frêmitos e bulhas. Reconhecer os ritmos respiratórios, realizar adequadamente as manobras propedêuticas (inspeção, palpação, percussão e ausculta, estática e dinâmica). Reconhecer os ruídos adventícios e identificar as alterações patológicas mais comuns. Como dividir o abdômen em regiões anatômicas, identificar os formatos abdominais, como proceder a palpação dos órgãos abdominais, as melhores técnicas para palpação de órgãos específicos, locais para palpação. Como fazer a ausculta e identificar os ruídos normais e patológicos. Técnicas de detecção de ascite. Nominação das cicatrizes cirúrgicas Formatos cranianos, principais deformidades, exame do couro cabeludo, dos olhos e estruturas adjacentes, das orelhas, das narinas e da cavidade nasal, da boca, dentes, língua, garganta. Exame do pescoço, veias jugulares, artérias carótidas (inclusive como ouvir sopros locais e irradiados), estruturas cartilaginosas da traquéia, glândula tireóide. Localização e técnica de palpação dos pulsos periféricos, como verificar edema de extremidades, perfusão periférica. Técnicas para pesquisa de trombose venosa profunda, exame das veias das pernas. Fisiopatologia dos principais sinais e sintomas Anemia: Metabolismo da hemoglobina, dinâmica do ferro, técnicas para avaliar coramento, fatores de impacto na coloração de mucosas e palidez cutânea, diversas formas de classificação das anemias, como fazer diagnóstico diferencial das anemias, dados de história e exame clínico que auxiliam o diagnóstico diferencial Cianose: Técnicas e lugares para avaliação de cianose, diferenciação entre cianose central, periférica e mista, causas de cianose, dados de história e exame clínico que auxiliam nessa diferenciação. Icterícia: Metabolismo da bilirrubina, fisiologia da produção e excreção biliar, bilirrubina direta e indireta, icterícia obstrutiva, dados de história e exame clínico que auxiliam o diagnóstico diferencial. Ganho e perda de peso: Parâmetros usados para determinar obesidade, valores normais e patológicos de IMC, cinturas e outros métodos de avaliação, fisiologia da fome e da saciedade, diagnósticos diferenciais de ganho de peso, dados de história e exame clínico que auxiliam o diagnóstico diferencial, alterações psíquicas que levam a ganho e perda de peso, diagnóstico diferencial de perda de peso, dados de história e exame clínico que auxiliam nessa diferenciação. Febre: Locais para aferição da temperatura, diferenciação de febre aguda e crônica, conceito de febre e de hipertermia, dados de história e de exame clínico que ajudam a fazer o diagnóstico diferencial das doenças febris, febre de origem indeterminada, febre de origem infecciosa, inflamatória, neoplásica etc. Dor torácica: Tipos de dor e possíveis correlações clínicas, diferenciar dor anginosa, dor pleurítica e dor muscular. Dados de história e exame clínico que auxiliem nessa diferenciação. Causas mais comuns de dores e sua tipificação. Dor abdominal: Definir o que é descompressão brusca, seu valor no diagnóstico diferencial das dores abdominais. Caracterizar dor em cólica, dor em aperto, dor em queimação etc. Correlação entre localização anatômica e dor. Dados de história e exame clínico que ajudam no diagnóstico diferencial das dores abdominais. Correlação da dor com o hábito alimentar e/ou intestinal. Edema: Locais para verificar edema. Como avaliar edema em membros inferiores. Importância do decúbito na avaliação do edema. Discutir pressões (hidrostática e osmótica) e edema. Discutir extravasamento e aumento da permeabilidade vascular. Causas renais, cardíacas, hepáticas e locais de edema. Dados de história e exame clínico que auxiliam nos diversos diagnósticos diferenciais Oficinas práticas de Comunicação verbal e não-verbal, de exame clínico e de anamnese com enfoque preventivo.
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