Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP1043 - Processo Saúde-Doença-Cuidado II - 2ª parte
Process Health-Disease-Care III - 2nd part

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Reforçar objetivos da primeira parte do curso, tais como a capacidade de realizar comunicação efetiva nas diversas situações do processo saúde-doença-cuidado, realização da anamnese (individual e da família) e do exame clínico
Entender a fisiopatologia dos principais sinais e sintomas 
Desenvolver o raciocínio clínico 
Respeitar as diversidades (cultural, social, religiosa, étnica, de gênero, de orientação sexual e outras) 
Adotar postura ética nas diferentes situações do cuidado a indivíduos e populações
Realizar anamnese e exame clínico com enfoque em promoção da saúde
Realizar anamnese com visão psicodinâmica
Usar métodos estruturados de comunicação para com os pacientes e familiares
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
66053 - Milton de Arruda Martins
 
Programa Resumido
Comunicação e anamnese: contato com o paciente, a história de vida e a entrevista clínica Elementos de semiotécnica: exame geral quantitativo e qualitativo, exame cardíaco, exame pulmonar, exame abdominal, exame da cabeça e do pescoço, exame dos membros. Fisiopatologia dos principais sinais e sintomas: linfadenomegalias, disfagia, ascite, tosse e hemoptise, hepatomegalia, esplenomegalia, diarréia e constipação, cefaleia. Exame osteo-articular. Anamnese com enfoque em aspectos psicodinâmicos.
 
 
 
Programa
Comunicação e anamnese Construção do encontro clínico tendo como eixo central “quem é a pessoa do paciente”. Linguagem verbal e não verbal e vivência da empatia na relação eu-outro. Subjetividade e intersubjetividade nas relações interpessoais. Construção do encontro clínico e anamnese do paciente tendo como eixo central “quem é a pessoa do paciente, seu diagnóstico e nossa perspectiva de saúde, doença e cuidado para o caso”. Entender as expectativas do paciente, conhecer e aplicar os princípios básicos da bioética moderna, entender a participação da família e/ou acompanhante em situações especiais, conhecer cuidados e atitudes esperados do médico nos seus relacionamentos profissionais. Estrutura da história, valor dos dados de identificação, HMA, antecedentes pessoais e familiares, hábitos e vícios e interrogatório sobre os aparelhos e sistemas e centrada na pessoa. Compreender a necessidade de aprendizagem contínua destas habilidades e o valor para a prática médica.
Elementos de semiotécnica Sistemática do exame clínico, como ordenar para facilitar a obtenção dos dados. O exame clínico “mínimo”.Como medir PA, FC, FR, pulso, cinturas, peso, IMC e quais os valores normais e patológicos. Como avaliar estado geral, estado nutricional, consciência, coloração de mucosas, presença de cianose e icterícia, hidratação, presença ou não de dispneia e febre. Identificar os focos cardíacos e o íctus. Como usar a campânula e a membrana do estetoscópio. Identificar o ciclo cardíaco, as bulhas normais e patológicas. Perceber Desenvolver a capacidade de identificar os diversos sopros cardíacos e sua inserção no ciclo cardíaco. Como palpar frêmitos e bulhas. Reconhecer os ritmos respiratórios, realizar adequadamente as manobras propedêuticas (inspeção, palpação, percussão e ausculta, estática e dinâmica).
Reconhecer os ruídos adventícios e identificar as alterações patológicas mais comuns. Como dividir o abdômen em regiões anatômicas, identificar os formatos abdominais, como proceder a palpação dos órgãos abdominais, as melhores técnicas para palpação de órgãos específicos, locais para palpação. Como fazer a ausculta e identificar os ruídos normais e patológicos. Técnicas de detecção de ascite. Nominação das cicatrizes cirúrgicas
Formatos cranianos, principais deformidades, exame do couro cabeludo, dos olhos e estruturas adjacentes, das orelhas, das narinas e da cavidade nasal, da boca, dentes, língua, garganta. Exame do pescoço, veias jugulares, artérias carótidas (inclusive como ouvir sopros locais e irradiados), estruturas cartilaginosas da traquéia, glândula tireóide. Localização e técnica de palpação dos pulsos periféricos, como verificar edema de extremidades, perfusão periférica. Técnicas para pesquisa de trombose venosa profunda, exame das veias das pernas. Fisiopatologia dos principais sinais e sintomas Anemia: Metabolismo da hemoglobina, dinâmica do ferro, técnicas para avaliar coramento, fatores de impacto na coloração de mucosas e palidez cutânea, diversas formas de classificação das anemias, como fazer diagnóstico diferencial das anemias, dados de história e exame clínico que auxiliam o diagnóstico diferencial
Linfadenomegalias: Estrutura e função dos linfonodos, características que diferenciam normais de patológicos, locais de drenagem e gânglios, síndrome da mononucleose infecciosa, doenças mais comuns associadas a gânglios, exame clínico dos gânglios. Disfagia: Definição de disfagia, pseudodisfagia, odinofagia, regurgitação e sensação de “globus”, aspectos epidemiológicos, fisiologia e fisiopatologia da deglutição, classificação da disfagia, anamnese e exame clínico de pacientes com disfagia, drogas como causa de disfagia, investigação laboratorial, diagnósticos mais comuns. Ascite: Definição, fisiopatologia (“underfill”, “overflow” e vasodilatação), anamnese dos pacientes com ascite, exame clínico abdominal e geral, diagnósticos diferenciais e diagnóstico laboratorial, complicações de ascite Tosse e hemoptise: Mecanismo da tosse, atributos da tosse, causas de tosse aguda e crônica, exame clínico do paciente com tosse, fisiopatologia, investigação de tosse aguda e crônica, investigação das causas mais comuns. Definição de hemoptise, causas freqüentes de hemoptise, fisiopatologia das causas mais comuns de hemoptise, características da anamnese e exame clínico, associações que sugerem determinados diagnósticos, perguntas para avaliação, investigação armada. Hepatomegalia e esplenomegalia: Causas de hepatomegalia, situações que podem simular hepatomegalia, fisiopatologia e causas de congestão venosa, fisiopatologia e causas de congestão biliar, fisiopatologia e causas de acúmulo de células inflamatórias, fisiopatologia e causas de acúmulos de substâncias, causas e fisiopatologia da toxicidade hepática, neoplasias e outras causas. Funções do baço, fisiopatologia e causas de congestão venosa do baço, fisiopatologia e causas de exacerbação da função de filtro, fisiopatologia e causas de hiperplasia imune, infiltração celular no baço e outras causas de esplenomegalia
Diarréia e constipação: Definição de diarréia, mecanismos fisiopatológicos e causas de diarréia osmótica, secretora, motora e exsudativa, classificação em aguda e crônica, causas de diarréias agudas e crônicas, anamnese e exame clínico, exames laboratoriais. Diarréia no HIV. Definição e classificação de constipação, epidemiologia da constipação, causas mais comuns, fisiopatologia da constipação, avaliação pela anamnese e exame clínico, diagnóstico diferencial. Cefaleias: Epidemiologia das cefaléias, definição de cefaléia, anamnese dos pacientes com cefaléia, definição e critérios para hemicrânia com e sem aura, quadro clínico e diagnóstico diferencial das hemicrânias, definição e critérios para cefaléia tensional crônica e episódica, quadro clínico e diagnóstico diferencial de cefaléia tensional, definição e critérios para cefaléia em salvas, quadro clínico e diagnóstico diferencial de cefaléias em salva, causas de cefaléia secundária, cefaléia e hipertensão. Outras doenças associadas a cefaleia
Oficinas práticas de anamnese com enfoque psicodinâmico, método SOAP/POMR de anotação em prontuário, comunicação de más notícias e de aspectos motivacionais em Saúde
 
 
 
Avaliação
     
Método
Teste de múltipla escolha, Prova dissertativa, Prova prática (em laboratório), OSCE, Avaliação de conceito, incluindo: - Pontualidade - Postura frente a pacientes, colegas, professores e equipe multiprofissional. - Interesse e participação nas atividades. - Anamneses entregues. - Atenção dispensada às atividades. - Preparo para as atividades - Frequência Controle de frequência: Chamada oral, Testes individuais, Pré teste marca a presença na primeira parte da aula
Critério
Cálculo da média final: Prova Teórica peso 2 Prova prática peso 3 Conceito Final peso 4 Média Miniprovas peso 1 CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO NO CURSO: TODOS DEVEM SER SIMULTANEAMENTE ATINGIDOS - FREQUENCIA SUPERIOR A 70% - NOTA TEÓRICA ≥ 5 - NOTA DE AVALIAÇÃO PRÁTICA ≥ 5 - NOTA DE CONCEITO ≥ 5 - MÉDIA PONDERADA ≥ 5
Norma de Recuperação
O aluno que obtiver frequência ≥ 70% e 3,0 ≤ NF < 5,0 terá direito a recuperação de acordo com cronograma da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia principal: Semiologia Clínica - 1a Edição. Milton de Arruda Martins et. Al. Editora Manole – 2021.

Rider, E. A.; Keefer, C.H. Communication skills competencies: definitions and a teaching toolbox, Medical Education, 2006; 40: 624–629 
Kurtz SM, Silverman JD, Draper J. Calgary - Cambridge Guide to the Medical Interview – Communication Process. Radcliffe Medical Press (Oxford), 1998. 
Kurtz SM, Silverman JD, Benson J, Draper J. Marrying content and process in clinical method teaching: enhancing the Calgary-Cambridge guides. Academic Medicine, 2003, 78(8): 802-809. 
Linda L. Emanuel, MD, PhD; Charles F. von Gunten, MD, PhD; Frank D. Ferris, MD The Physician-Patient Relationship. Advance Care Planning 
Van Dalen, J., e col. Teaching and assessing communication skills in Maastricht: the first twenty years. Medical Teacher, Vol. 23, No. 3, 2001 
UFCE, A guide for instructor and learners for teaching and assessing communication skills. The SEGUE framework. Gregory Makoul, PhD Program in Communication & Medicine Northwestern University Feinberg School of Medicine. Traduzido por Francisco das Chagas Medeiros e Stewart Mennin, PhD. Fortaleza, 2005. 
Goldberg, P.E. The Physician-Patient Relationship - Three Psychodynamic Concepts That Can Be Applied to Primary Care Arch Fam Med. 2000,9. 
Balint, M. O médico, seu paciente e a doença. Rio de Janeiro-São Paulo, Atheneu, 1988. Rios, IC. Subjetividade contemporânea na educação médica: a formação humanística em medicina. São Paulo, 2010 [Tese de Doutorado – Faculdade de Medicina da USP]. 
Bellet PS. Magical moments: the importance of dialogue in the teaching and learning of medicine. Med Teach. 1998; 20 (4). Downloaded from informahealthcare.com by Faculdade de Odontologia - USP on 02/09/11. 
Vagan, A. Medical students perceptions of identity in communication skills training: a qualitative study. Med. Educ. 2009; 43: 254-259. Davis MH. Measuring individual differences in empathy: evidence for a multidimensional approach. Journal of personality and social psychology. 1983 44:113-126
Paro HBMS, Daud-Gallotti MR, Tibério I, Pinto RMPC, Martins MA. Brazilian version of the Jefferson Scale of Empathy: psychometric properties and factor analysis. BMC Medical Education 2012, 12:73 http://www.biomedcentral.com/1472-6920/12/73
Semiologia Clínica. Isabela Benseñor, José Antonio Atta e Mílton de Arruda Martins. São Paulo, Ed. Sarvier. 2002 
Mosby's Guide to Physical Examination by Henry M. Seidel et al, 3rd edition by Mosby Publishers, 1995; Lynn S. Bicklet. Bates’ Guide to Physical Examination and History Taking. 10th Edition, 2007. Lippincott Willliams & Wilkins 
Harrison's Principles of Internal Medicine by Isselbacher, Braunwald, Wilson, Martin Fauci and Kasper, 1994, 13th edition by Mc Graw–Hill; 
Principles of Ambulatory Medicine by Barker, Burton and Zieve, 4th edition by Williams and Wilkins. 
Clinical Epidemiology: A Basic Science for Clinical Medicine by David L. Sackett, R. Brian Haynes, Gordon H. Guyat and Peter Tugwell; copyright 1991, 2nd edition by Little, Brown and Co; 
Cecil Textbook of Medicine by Bennett and Plum, 20th edition by W.B.Saunders
 

Clique para consultar os requisitos para MSP1043

Clique para consultar o oferecimento para MSP1043

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP