Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP2122 - Semiologia Obstétrica e Ginecológica
OBSTETRIC AND GINECOLOGY SEMIOLOGY

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Ginecologia: 1) Semiologia Ginecológica: obter, identificar e analisar os principais sintomas e sinais de condições clínicas normais e anormais mais prevalentes em mulheres nas diferentes faixas etárias, considerando conceitos de epidemiologia, atitudes éticas e psicossociais, anatomia e fisiologia; estimulando o desenvolvimento de habilidades psicomotoras necessárias para o exame físico em modelos (manequins) por discussão de casos clínicos, seminários e aulas expositivas. 2) Reconhecer as bases morfológicas e funcionais associadas ao desenvolvimento dos principais quadros sindrômicos relacionados ao sistema reprodutor feminino e mamário, capacitando o aluno para desenvolvimento do raciocínio clínico e formulação de hipóteses diagnósticas e seus diferenciais com o adequado uso de exames subsidiários e complementares através de discussão de casos clínicos, seminários e aulas expositivas. 3) Compreender os programas de planejamento familiar, prevenção e diagnóstico precoce das principais doenças associadas ao sistema reprodutor feminino e mamário, com introdução das lesões precursoras das principais neoplasias destes sistemas através de discussão de casos clínicos, seminários e aulas expositivas.

Obstetrícia: 1) Conhecer os princípios de semiologia obstétrica, considerando as modificações sistêmicas e locais induzidas pela gravidez, a partir da produção hormonal induzida pela placenta. 2) Compreender os aspectos fundamentais da assistência pré-natal e sua repercussão na saúde do binômio materno-infantil. 3) Reconhecer os conceitos anteriores da farmacologia, direcionados agora para as modificações gravídicas. 4) Conhecer os aspectos conceituais do mecanismo de parto e das fases clínicas do trabalho de parto e parto. 5)  Conhecer técnicas e habilidades relacionadas com exame físico e a anamnese da mulher grávida.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2274921 - Edmund Chada Baracat
7489422 - Isabel Cristina Esposito Sorpreso
1482633 - Marco Aurélio Knippel Galletta
1229296 - Nilson Roberto de Melo
 
Programa Resumido
Aprendizado de semiologia obstétrica e ginecológica, incluindo anamnese, exame físico, exames complementares e subsidiários para o desenvolvimento do raciocínio clinico a partir dos conhecimentos de anatomia, fisiologia, farmacologia, patologia e histologia, relacionados ao sistema reprodutor feminino e mamário, baseado no contexto epidemiológico (conforme o programa do curso, apresentado em item especifico). 
 
 
 
Programa
Semiologia Ginecológica: 1) Consulta ginecológica: anamnese e exame clínico ginecológico e mamário; 2) Dor pélvica e síndrome pré-menstrual; 3) Distúrbios do ciclo menstrual: sangramento uterino anormal, amenorreia, transição menopausal, imaturidade do eixo hipotálamo-hipófise-ovário, síndrome dos ovários policísticos; 4) Afecções benignas do corpo do útero e ovário; 5) Coleta de Papanicolaou e conceitos de colposcopia; 6) Fisiopatologia da infecção pelo HPV; 7) Infecções do trato genital inferior/Corrimentos vaginais/doenças sexualmente transmissíveis; 8) Distopias genitais: fisiopatologia e avaliação clínica; 9) Incontinências urinárias: fisiopatologia, avaliação clínica, diagnósticos diferenciais; 10) Doenças benignas da mama e fatores risco para Câncer de mama; 11) Semiologia mamária e exames subsidiários (imagem); 12) Assistência primária à saúde da mulher: Rastreamento das principais doenças nas diferentes faixas etárias, Planejamento familiar / Métodos contraceptivos 13) Conceitos éticos em consulta ginecológica / iniciação sexual. 

Semiologia Obstétrica: 1) Placentação; 2) Hormoniologia da Gravidez; 3) Modificações Gravídicas Gerais; 4) Modificações Gravídicas Locais; 5) Exame Físico no Início da Gravidez 6) Sintomas e Queixas Comuns no Início da Gravidez; 7) Indicadores de Saúde Materno-Infantil; 8) Objetivos da Assistência Pré-Natal; 9) Rotinas da Assistência Pré-Natal; 10) Exame Físico na 2ª Metade da Gravidez;11) Sintomas e queixas comuns na 2ª Metade da Gravidez; 12) Anamnese em Obstetrícia; 13) Comunicação e Relação Médico-paciente em Obstetrícia; 14) Farmacologia aplicada em Obstetrícia; 15) Contratilidade Uterina: Fisiologia, Farmacologia e como avaliar (Exame Físico e Anamnese); 16) Bacia Obstétrica e Relações Útero-fetais; 17) Mecanismo de Parto; 18) Fases Clínicas do TP e Parto; 19) Simulação de Consulta Pré-Natal e de Exame Físico; 20) Discussão de Casos Clínicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Participação e realização de tarefas através de plataforma educacional (p.ex. Classroom e outros); 2) Participação em atividades de simulação e treinamento de habilidades e atitudes especificas; 3) Prova formal sobre os conteúdos desenvolvidos em aulas formais, discussão de casos, seminários, material bibliográfico e plataforma educacional, conforme estratégia pedagógica apresentada.
Critério
1) Realização das atividades e tarefas de plataforma educacional – Peso: 35% 2) Avaliação por prova (s) formal (is) – Peso: 55% 3) Participação em atividades práticas e discussão de casos – Peso: 10%
Norma de Recuperação
1) Para ser considerado aprovado, o aluno deverá ter a nota igual ou superior a 5,0 (cinco) tanto em Ginecologia como em Obstetrícia e 70% de frequência no mínimo. 2) Alunos com no mínimo 70% de frequência e nota entre 3,0 e 4,9 em uma das disciplinas – Ginecologia e Obstetrícia - deverá realizar avaliação para recuperação da disciplina especifica. 3) A Nota Final da Disciplina, a ser lançada no Sistema Júpiter, será calculada a partir da média das notas das Disciplinas de Obstetrícia e Ginecologia. 4) Alunos com Nota Final inferior a 3,0 (três) estarão reprovados automaticamente. 5) Alunos com frequência inferior a 70% estarão reprovados automaticamente. 6) Justificativas de faltas deverão ser entregues ao Serviço de Graduação, impreterivelmente em até 03 (três) dias corridos após a falta/ausência, para serem considerados. 7) A Prova Substitutiva poderá ser disponibilizada aos alunos que entregarem a justificativa de falta no Serviço de Graduação, impreterivelmente em até 03 (três) dias corridos, a contar da data da falta/ausência na Prova Teórica. Serão consideradas prioritariamente como critério de justificativas pelo professor responsável pela disciplina, para a marcação desta prova, as situações de doenças ou lutos comprovados, atividades de representação oficial, apresentação de trabalho científico e ida a congressos. 8) A Prova Substitutiva e a Prova de Recuperação poderão ser marcadas, pelo professor responsável pela disciplina em até 30 (trinta) dias após o final do curso.
 
Bibliografia
     
Ginecologia: 
Baracat, E.C. Soares Junior, J.M. Condutas em Ginecologia Baseadas em Evidências. Protocolos Assistenciais da Clínica Ginecológica do HC FMUSP, Editora Atheneu, São Paulo, 2016.
Williams Gynecology. 2nd Ed. Hoffman, B (ed), McGraw Hill, 2012

Obstetrícia: 
Zugaib, M. Bittar, R.E. Francisco, R.P.V. Zugaib Obstetrícia Básica. Editora Manole, São Paulo, 2014. 
 

Clique para consultar os requisitos para MSP2122

Clique para consultar o oferecimento para MSP2122

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP