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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP3161 - Ciclo da Vida I
Cycle of Life I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Conhecimentos: Conhecer os aspectos epidemiológicos, conceituais e de desenvolvimento do ser humano nas diferentes fases do ciclo da vida.
Compreender a influência dos fatores genéticos, epidemiológicos, biológicos, sociais no cuidado de doenças.
Entender a importância dos aspectos ambientais e socioeconômicos no desenvolvimento do ser humano, com ênfase na criança, adulto e idoso.
Compreender a importância da saúde baseada em evidências e suas limitações de aplicação junto à população idosa.
Conhecer os métodos de rastreamento de doenças em idosos.
Compreender a importância da Avaliação Geriátrica Ampla.

Habilidades: Identificar os conceitos fundamentais associados aos processos de crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente,  com ênfase nos seus determinantes de proteção e de risco, desde socioeconômicos, culturais e os ambientais, que podem impactar na evolução da saúde do adulto jovem e da pessoa idosa.
Identificar as principais modificações morfofuncionais decorrentes do processo de envelhecimento.
Identificar os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas no adulto jovem e no idoso.
Identificar os indivíduos idosos de risco através da avaliação multidimensional do idoso.

Atitudes: Demonstrar ética e respeito às diferentes questões que envolvem todas  as faixas etárias do ciclo da vida,.
Demonstrar ética e civilidade no relacionamento com os colegas e professores.
Ser autônomo e ativo na aquisição de novos conhecimentos dos temas abordados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2091389 - Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi
58151 - Wilson Jacob Filho
 
Programa Resumido
Pediatria: Desenvolvimento na Infância: a primeira infância como período decisivo do desenvolvimento infantil; Determinantes Biológicos, Psicológicos, Socioculturais e Ambientais do Crescimento e Desenvolvimento do RN da Criança e do Adolescente; A Urbanização da Infância; Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença. 
Geriatria: Ciclos na vida; Epidemiologia do Envelhecimento; Senescência e senilidade; Promoção de Saúde e Rastreamento no adulto jovem e na pessoa idosa; Teorias do Envelhecimento; Avaliação Geriátrica Ampla.
 
 
 
Programa
Períodos: 2 períodos por semana, divididos em um período semanal de 4hs para pediatria e um período semanal de 4hs para a geriatria
Total: 8 períodos de 4hs.

Metodologia:
1 hora : 90 alunos.  Aula teórica
2 horas: grupos de 15 alunos: discussão teórico-prática
1 hora: 90 alunos: apresentação dos grupos

1. Epidemiologia das Fases da Vida 
Determinantes Biológicos, Psicológicos, Socioculturais e Ambientais do Crescimento e Desenvolvimento do RN da Criança e do Adolescente
Epidemiologia do Envelhecimento - Senescência e senilidade
2. Contextualização do processo social e individual 
A Urbanização da Infância
Contextualização do processo de envelhecimento social e individual
3. Determinantes da evolução humana
	Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença 
Teorias do Envelhecimento
4. Desenvolvimento bem sucedido e qualidade de vida
Desenvolvimento na Infância: a primeira infância como período decisivo do desenvolvimento infantil
Envelhecimento Saudável, Ativo e Bem Sucedido e Qualidade de Vida

Programa/Cronograma: 
https://drive.google.com/open?id=1UiQpVKNiIjoyAHLDXfqaHKbRbIqDAzuU

Programa Educacional: https://docs.google.com/document/d/1MkxHUas_ZlA0bsKQ4BYXsI-AjXQnIX1EbVvp3B_-ltA/edit?usp=drive_link
 
 
 
Avaliação
     
Método
Teste de múltipla escolha, Seminários, Questões pós aula de Geriatria dissertativa ou múltipla escolha; Relatório de entrevista com idoso. Controle de frequência: Lista de assinatura, Chamada oral
Critério
Frequência ≥ 70% na Disciplina Ciclo da Vida I E Média Final ≥ 5,0 E Nota final de Geriatria ≥ 5,0 E Nota final de Pediatria ≥ 5,0 Cálculo da média final: Cálculo da Média Final = (Nota final de Geriatria + Nota final de Pediatria) /2
Norma de Recuperação
O aluno que não atingir pelo menos 70% de frequência total não terá direito à recuperação e deverá refazer o Curso Ciclo da Vida III. O aluno que não atingir no mínimo 3,0 na Média Final não terá direito à recuperação e deverá refazer o Curso Ciclo da Vida III. O aluno terá direito a UMA ÚNICA prova de recuperação teórica de Geriatria e/ou Pediatria, no dia 27/10/23, das 12-13h, se: - Frequência ≥ 70% E - Média Final entre 3,0 e 4,9 A prova de recuperação substituirá a Nota final de Geriatria e/ou Pediatria e o aluno será aprovado apenas se ambas as notas forem ≥ 5,0 e a Média Final ≥ 5,0.
 
Bibliografia
     
Escobar AMU et al. A Promoção da Saúde na Infância, 2ª ed, Barueri, SP: Manole, 2013
Grisi SJFE et al. Desenvolvimento da Criança. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018.
Silva RS, Solé D, Silva CAAS, Constantino CF, Liberal EF, Lopez FA. Tratado de Pediatria: Sociedade Brasileira de Pediatria. 5a Ed. Barueri, SP: Manole, 2022.
Gilio AE, Escobar AMU, Grisi SJFE. Pediatria geral: neonatologia, pediatria clínica, terapia intensiva Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2022. 
WHO. Inheriting a sustainable world? Atlas on children’s health and the environment. Geneva: World Health Organization; 2017. Acesso em https://www.who.int/publications/i/item/9789241511773.
Rodrigues JC, Adde FV, Silva Fº LVRF, Nakae CMA. Doenças Respiratórias. 3ª ed. Barueri, SP: Manole, 2019
Carvalho WB, Diniz EMA, Ceccon MEJR, Krebs VLJ, Vaz FAC. Neonatologia. 2ª ed. Barueri, SP: Manole, 2020
Boarati MA et al. Psiquiatria da Infância e Adolescência. Barueri, SP: Manole, 2016.
Jacob Filho W, Kikuchi EL. Geriatria e Gerontologia Básicas. Ed. Elsevier 2011.
Kane RL, Ouslander JG, Abrass IB, Resnick B. eds. Essentials of Clinical Geriatrics, 7e. New York, NY: McGraw-Hill; 2013.
 

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