Conhecimentos: Conhecer os aspectos epidemiológicos, conceituais e de desenvolvimento do ser humano nas diferentes fases do ciclo da vida. Compreender a influência dos fatores genéticos, epidemiológicos, biológicos, sociais no cuidado de doenças. Entender a importância dos aspectos ambientais e socioeconômicos no desenvolvimento do ser humano, com ênfase na criança, adulto e idoso. Compreender a importância da saúde baseada em evidências e suas limitações de aplicação junto à população idosa. Conhecer os métodos de rastreamento de doenças em idosos. Compreender a importância da Avaliação Geriátrica Ampla. Habilidades: Identificar os conceitos fundamentais associados aos processos de crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, com ênfase nos seus determinantes de proteção e de risco, desde socioeconômicos, culturais e os ambientais, que podem impactar na evolução da saúde do adulto jovem e da pessoa idosa. Identificar as principais modificações morfofuncionais decorrentes do processo de envelhecimento. Identificar os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas no adulto jovem e no idoso. Identificar os indivíduos idosos de risco através da avaliação multidimensional do idoso. Atitudes: Demonstrar ética e respeito às diferentes questões que envolvem todas as faixas etárias do ciclo da vida,. Demonstrar ética e civilidade no relacionamento com os colegas e professores. Ser autônomo e ativo na aquisição de novos conhecimentos dos temas abordados.
Pediatria: Desenvolvimento na Infância: a primeira infância como período decisivo do desenvolvimento infantil; Determinantes Biológicos, Psicológicos, Socioculturais e Ambientais do Crescimento e Desenvolvimento do RN da Criança e do Adolescente; A Urbanização da Infância; Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença. Geriatria: Ciclos na vida; Epidemiologia do Envelhecimento; Senescência e senilidade; Promoção de Saúde e Rastreamento no adulto jovem e na pessoa idosa; Teorias do Envelhecimento; Avaliação Geriátrica Ampla.
Períodos: 2 períodos por semana, divididos em um período semanal de 4hs para pediatria e um período semanal de 4hs para a geriatria Total: 8 períodos de 4hs. Metodologia: 1 hora : 90 alunos. Aula teórica 2 horas: grupos de 15 alunos: discussão teórico-prática 1 hora: 90 alunos: apresentação dos grupos 1. Epidemiologia das Fases da Vida Determinantes Biológicos, Psicológicos, Socioculturais e Ambientais do Crescimento e Desenvolvimento do RN da Criança e do Adolescente Epidemiologia do Envelhecimento - Senescência e senilidade 2. Contextualização do processo social e individual A Urbanização da Infância Contextualização do processo de envelhecimento social e individual 3. Determinantes da evolução humana Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença Teorias do Envelhecimento 4. Desenvolvimento bem sucedido e qualidade de vida Desenvolvimento na Infância: a primeira infância como período decisivo do desenvolvimento infantil Envelhecimento Saudável, Ativo e Bem Sucedido e Qualidade de Vida Programa/Cronograma: https://drive.google.com/open?id=1UiQpVKNiIjoyAHLDXfqaHKbRbIqDAzuU Programa Educacional: https://docs.google.com/document/d/1MkxHUas_ZlA0bsKQ4BYXsI-AjXQnIX1EbVvp3B_-ltA/edit?usp=drive_link
Escobar AMU et al. A Promoção da Saúde na Infância, 2ª ed, Barueri, SP: Manole, 2013 Grisi SJFE et al. Desenvolvimento da Criança. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018. Silva RS, Solé D, Silva CAAS, Constantino CF, Liberal EF, Lopez FA. Tratado de Pediatria: Sociedade Brasileira de Pediatria. 5a Ed. Barueri, SP: Manole, 2022. Gilio AE, Escobar AMU, Grisi SJFE. Pediatria geral: neonatologia, pediatria clínica, terapia intensiva Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2022. WHO. Inheriting a sustainable world? Atlas on children’s health and the environment. Geneva: World Health Organization; 2017. Acesso em https://www.who.int/publications/i/item/9789241511773. Rodrigues JC, Adde FV, Silva Fº LVRF, Nakae CMA. Doenças Respiratórias. 3ª ed. Barueri, SP: Manole, 2019 Carvalho WB, Diniz EMA, Ceccon MEJR, Krebs VLJ, Vaz FAC. Neonatologia. 2ª ed. Barueri, SP: Manole, 2020 Boarati MA et al. Psiquiatria da Infância e Adolescência. Barueri, SP: Manole, 2016. Jacob Filho W, Kikuchi EL. Geriatria e Gerontologia Básicas. Ed. Elsevier 2011. Kane RL, Ouslander JG, Abrass IB, Resnick B. eds. Essentials of Clinical Geriatrics, 7e. New York, NY: McGraw-Hill; 2013.