Oferecer ao aluno os conceitos fundamentais associados aos processos de desenvolvimento do ser humano nas diferentes fases da vida, com ênfase nas particularidades estruturais, fisiológicas, patológicas, clínicas, cirúrgicas e diagnósticas.
Discussão dos principais aspectos do Ciclo da Vida, ministrado através de mesas-redondas e atividades teórico-práticas, envolvendo os principais aspectos normais do desenvolvimento do feto, criança, adolescência, adulto jovem e do envelhecimento.
Períodos: 2 períodos por semana, divididos em um período semanal de 4hs para pediatria e um período semanal de 4hs para a geriatriaTotal: 19 períodos de 4hs.Metodologia:1 hora: 90 alunos: aula teórica2 horas: grupos de 15 alunos: discussão teórico-prática1 hora: 90 alunos: apresentação dos grupos1. Aspectos histológicos, anatômicos, fisiológicos, genéticos e imunológicosUma visão sistêmica da saúde e da doença na infânciaAspectos histológicos, anatômicos, fisiológicos, genéticos e imunológicos do envelhecimento2. Aspectos cognitivos / aprendizadoNeuroplasticidade na InfânciaAspectos cognitivos e aprendizado no desenvolvimento humano e envelhecimento3. Aspectos psicológicos Aspectos psicoemocionais e assistência à saúde na infância e adolescênciaAspectos psicológicos no desenvolvimento humano e envelhecimento4. Aspectos sociais Interação do Ambiente na Determinação do Fenótipo na InfânciaAspectos sociais no desenvolvimento humano e envelhecimento6. Aspectos éticos e legaisEstatuto da Criança e do AdolescenteAspectos éticos, bioéticos e legais no desenvolvimento humano e envelhecimento7. Aspectos nutricionais Nutrição e suas Implicações no Processo Saúde - DoençaAspectos nutricionais no desenvolvimento humano e envelhecimento8. Aspectos da marcha e equilíbrioDesenvolvimento motor na infânciaAspectos de marcha e equilíbrio no desenvolvimento humano e envelhecimento9. Sexualidade Desenvolvimento da sexualidade na infância e adolescênciaSexualidade no desenvolvimento humano e envelhecimento10. Finitude e Morte - Cuidados Paliativos Cuidados com a criança portadora de doenças crônicasSensibilização à finitude, Cuidados Paliativos e Morte
1) Barouki R, Gluckman PD, Grandjean P, Hanson M, Jerrold JH. Developmental origins of non-communicable disease: Omplications for research and public health. Environmental Health 2012; 11:42.doi: 10.1186/1476-069X-11-42.2) Escobar AMU et al. A Promoção da Saúde na Infância. 2ª ed. -Barueri, SP: Manole, 2013.3) Fall CHD. Fetal Programming and Risk of Non-communicable Disease. Indian J Pediatr. 2013;80:S13-S20. 4) Jacob Filho W, Kikuchi EL. Geriatria e Gerontologia Básicas. Ed. Elsevier 2011.5) Módulo de Geriatria. Livro de Clínica Médica do Hospital das Clínicas.Vol 1. Ed. Manole 2009.6) Jacob Filho W; Amaral JR. Avaliação global do idoso: manual da Liga do Gamia. Editora Atheneu, 2005.7) Jacob Filho W. Geriatria. In: Diagnóstico e tratamento, volume 2. Antonio Carlos Lopes (ed.). Editora Manole, 2006, 1ª edição, pág. 789-856.