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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP4003 - Conceitos Básicos em Pediatria Neonatal
Basic Concepts in Neonatal Pediatrics

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Área Cognitiva: 
•	Conhecer e descrever os conceitos básicos em Neonatologia, a classificação do RN e Idade gestacional; 
•	Descrever os parâmetros mínimos de atendimento do RN  em Sala de Parto; 
•	Descrever o atendimento do RN no alojamento conjunto incluindo o aleitamento materno.
Área Psicomotora: 
•	Realizar o exame físico completo incluindo as medidas antropométricas;
•	Avaliar a Idade gestacional do RN incluindo as características físicas e neurológicas com supervisão.
•	Saber reconhecer e preencher adequadamente as fichas de atendimento do RN.
Área Afetiva
•	Reconhecer a importância do período Neonatal dentre os períodos da vida do ser humano;
•	Estimular e saber orientar o aleitamento materno como fonte principal de nutrição do RN.
•	Reconhecer a importância da família na evolução do                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   crescimento e desenvolvimento da criança.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
338261 - Edna Maria de Albuquerque Diniz
 
Programa Resumido
Apresentação e Discussão dos objetivos do Curso

Aulas Teóricas seguidas de Discussão Clínica-Temas:
1-	Reanimação do RN de Termo;
2-	Exame Físico do RN-Avaliação da Idade Gestacional e Classificação (Método Capurro)
3-	Fatores de Risco Materno e repercussões fetais
4-	Leite materno e sua importância na Nutrição do RN
5-	Icterícia neonatal: Metabolismo da Bilirrubina e Icterícia fisiológica-Conduta
6-	Triagem Neonatal: Metabólica, Oftalmológica e Auditiva
7-	O RN Pré-Termo e suas principais características


Seminários preparados pelos alunos: 
•	Composição do Leite Humano;
•	Doenças maternas e repercussões sobre o feto e o RN.

Aulas Práticas-Temas:
1-	Visita ao Berçário: Alojamento Conjunto e Unidade Semi-intensiva
2-	Acompanhar o nascimento de uma criança e sua reanimação em Sala de Parto;
3-	Acompanhar a realização do Exame Físico do RN normal e avaliação da Idade Gestacional pelo Método Capurro;
4-	Acompanhar o RN no Alojamento Conjunto;
5-	Acompanhar o RN em Aleitamento Materno
6-	Avaliação e conduta em Icterícia Neonatal
7-	Avaliação de RN Pré-Termo
8-	Apresentação e Discussão de Casos Clínicos
 
 
 
Programa
Apresentação e Discussão dos objetivos do Curso

Aulas Teóricas seguidas de Discussão Clínica-Temas:
1-	Reanimação do RN de Termo;
2-	Exame Físico do RN-Avaliação da Idade Gestacional e Classificação (Método Capurro)
3-	Fatores de Risco Materno e repercussões fetais
4-	Leite materno e sua importância na Nutrição do RN
5-	Icterícia neonatal: Metabolismo da Bilirrubina e Icterícia fisiológica-Conduta
6-	Triagem Neonatal: Metabólica, Oftalmológica e Auditiva
7-	O RN Pré-Termo e suas principais características


Seminários preparados pelos alunos: 
•	Composição do Leite Humano;
•	Doenças maternas e repercussões sobre o feto e o RN.

Aulas Práticas-Temas:
1-	Visita ao Berçário: Alojamento Conjunto e Unidade Semi-intensiva
2-	Acompanhar o nascimento de uma criança e sua reanimação em Sala de Parto;
3-	Acompanhar a realização do Exame Físico do RN normal e avaliação da Idade Gestacional pelo Método Capurro;
4-	Acompanhar o RN no Alojamento Conjunto;
5-	Acompanhar o RN em Aleitamento Materno
6-	Avaliação e conduta em Icterícia Neonatal
7-	Avaliação de RN Pré-Termo
8-	Apresentação e Discussão de Casos Clínicos
 
 
 
Avaliação
     
Método
1-Ao final do curso será realizada uma prova escrita com 05 questões dissertativas; 2- Frequência; 3- Participação nas discussões clínicas.
Critério
Aprovação: Nota final 05 e Frequência superior a 70%.
Norma de Recuperação
Critério conforme regimento
 
Bibliografia
     
1-  GILIO AE, ESCOBAR AMU, GRISI SJFE. Pediatria geral: Neonatologia, Pediatria clínica, Terapia intensiva Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil: Atheneu; 2012. 

2- REMINGTON, J.S. & KLEIN, J.O. (eds). Infectious Diseases of the Fetus and Newborn Infant. Philadelphia, W.B., Saunders Co, 2015.
3-  VAZ FAC, DINIZ EMA, CECCON MEJR, KREBS VLJ. Neonatologia. Barueri, Brasil: Manole; 2011 (Coleção Pediatria. Instituto daCriança HC-FMUSP. editores Benita G. Soares Schvartsman e Paulo Taufi Maluf Jr, nº 16).
 

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