Familiarização com os aspectos principais relacionados com Telemedicina em Teleassistência, Telediagnóstico, Tecnologias Educacionais Interativas, Rede Colaborativa, Objetos educacionais de aprendizagem e, Etiqueta, Ética, Responsabilidade e e Segurança Digital.
Os alunos terão aulas sobre os aspectos fundamentais da Telemedicina, Propedêutica Clínicas baseada em mobile Health, Ética, Responsabilidade e Segurança Digital e, os recursos tecnológicos existentes para prover atividades mediadas por tecnologia (videoconferência, webconferencia, plataformas educacionais, videostreaming, etc). Receberão treinamentos práticos sobre objetos educacionais de aprendizagem, uso de estruturas de impressoras 3D e estruturas 3D produzidas fisicamente ou como Objetos Digitais para Tablets, construção de Mapa Mentais integradas, entre outros. Aprenderão os aspectos relacionados com aprendizagem, como Curva do Esquecimento, Matriz de Objetivos e Competências, Aula Presenciais Interativas, Telepatologia e Design Thinking. Para completar a formação, serão apresentados para Programa Telessaúde Brasil Redes e diversas ações governamentais e o Projeto Jovem Doutor (programa de saúde nas escolas).
1. História, conceitos, panorama da Telemedicina no Brasil e no mundo. 2. Telemedicina, Medicina do Futuro e Hospital Digital Eficiente 2021. 3. Evolução dos Recursos Eletrônicos e a Tecnologia do Grafeno para Biosensores, Músculo Artificial e dispositivos eletrônicos. 4. Tecnologias Educacionais Interativas para potencializar a formação médica, estudo colaborativo e Aulas presenciais Interativas. 5. Matriz de Objetivos e Competências, Aprendizagem Significativa, Princípio do Pareto e Regra dos 4 Pomodoros. 6. Aprendizagem Acelerada, Curva do Esquecimento, Slogan e Construção de Mapa Mental. 7. Etiqueta, comportamento e responsabilidade no uso de recursos e mídias digitais. 8. Ética, Responsabilidade e Segurança Digital. 9. Homem Virtual, Impressora 3D e Objetos de Aprendizagem. 10. Propedêutica Clínica Morfofuncional usando Homem Virtual e Ultrassom Portátil. 11. Teleassistência: Teleinterconsulta, Tele Segunda Opinião Especializada, Telediagnóstico. 12. Políticas Nacionais envolvendo uso de Telessaúde (Atenção Primária). 13. Programa Jovem Doutor e Programa de Saúde nas Escolas (PSE). Temas Optativos. 1. eCare e eHealth 2. Recursos para Telepropedêutica e sistemática de interação clínica a distância. 3. Telehomecare, Telescreening e monitoramento. 4. Teleemergência e TeleUTI. 5. Telepatologia, Discussão Anatomo Patológico baseada em Autópsia e HistoPato Digital. 6. Laboratórios de Inovação em Graduação, educação híbrida e avaliação de rendimento educacional informatizada. 7. EduGames, Realidade Virtual, Gamificação e serious Games (aprendizado baseado em desafios). 8. Empreendedorismo e Gestão em Telemedicina.
• Assinatura dos periódicos Journal of Telemedicine and Telecare, Telemedicine Journal, ambos indexados no Current Contents, e disponíveis para os alunos durante o curso. • Rashid L. Bashshur, Jay H. Sanders, Gary W. Shannon. Telemedicine: Theory and practice. / Editores:. Editora: Charles C Thomas Publisher Ltda. Springfield – Illinois – USA. • Medical Informatics: Computer Applications in Health Care. E.H. Shortliffe, L.E. Penealt, G. Wiedeihold and L.M. Fagan. Addison-Wesley. • Saraiva MD, de Melo Paulo ML, Avelino-Silva TJ, Gil-Junior LA, Kikuchi EL, Farias LL, Alves RL, Suzuki GS, Olivieri FC, Aranha VC, da Costa Lopes L, Passarelli MC, Moriguti JC, Ferrioli E, Wen CL, Apolinário D, Jacob-Filho W. Evaluating Communication Skills of Geriatrics Fellows: Interrater Agreement of an Objective Structured Clinical Examination. J Am Geriatr Soc. 2016 Jan;64(1):206-7. doi: 10.1111/jgs.13918. • Comparin C, Hans-Filho G, Wen CL, Figueiró-Filho EA. The Virtual Human in team-based learning: assessing students' perceptions. Med Educ. 2015 May;49(5):531-2. doi: 10.1111/medu.12716. • Pereira CA, Wen CL, Tavares H. Alcohol abuse management in primary care: an e-learning course. Telemed J E Health. 2015 Mar;21(3):200-6. doi: 10.1089/tmj.2014.0042. • Vieira Júnior EE, Wen CL.Training of beauty salon professionals in disease prevention using interactive tele-education. Telemed J E Health. 2015 Jan;21(1):55-61. doi: 10.1089/tmj.2014.0044. • Soirefmann M, Boza JC, Comparin C, Cestari TF, Wen CL. Cybertutor: a teaching tool in Dermatology. An Bras Dermatol. 2010 May-Jun;85(3):400-2. • Trindade MA, Wen CL, Neto CF, Escuder MM, Andrade VL, Yamashitafuji TM, Manso VL. Accuracy of store-and-forward diagnosis in leprosy. J Telemed Telecare. 2008;14(4):208-10. doi: 10.1258/jtt.2008.071203. • Chao Lung Wen, Paulo S.P. Silveira, György M. Böhm (1999) Telemedicine and Education in Brazil. Journal of Telemedicine and Telecare 5(2):137-8. Chao Lung Wen, Paulo S.P. Silveira, Raymundo S. Azevedo, György M. Böhm (2000) Internet discussion lists as an educational tool. Journal of Telemedicine and Telecare 6(5):302-4. Chao Lung Wen, Mauro Y. Enokihara, Paulo Sérgio Panse Silveira, Sandra Rodrigues Gomes, György Miklós Böhm. Telemedicine model for training non-medical persons in the early recognation of melanoma. Journal of Telemedicine and Telecare, 2003;9:S1:4-7. • Chao Lung Wen, Tânia F. Cestari, Lucio Bakos, Marcela Rocha de Oliveira, Hélio A. Miot, György Miklós Böhm. Evaluation of na Internet-based tedermatology system. Journal of Telemedicine and Telecare, 2003; 9:S1:9-12. • Chao Lung Wen. Modelo de ambulatório virtual (cyber ambulatório) e tutor eletrônico (cyber tutor) para aplicação na interconsulta médica, e educação à distância mediada por tecnologia. [tese] apresentada à Faculdade deMedicina, Universidade de São Paulo; São Paulo; 2003. • Taleb AC, Böhm GM, Avila M, Chao LW. The efficacy of telemedicine for ophthalmology triage by a general practitioner. Journal of Telemedicine and Telecare, 2005; 11:S1:83-85. • Miot HA, Paixão MP, Wen CL. Teledermatologia – Passado, presente e futuro. Anais Brasileiro de Dermatologia, 2005; 80(5):523-32.