Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP4017 - Noções de Gestão em Medicina II (Hospital e Comunicações)
Basics of Business Management in Medicine II (Hospital and Communication)

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
O objetivo geral da disciplina é fornecer ao aluno de medicina noções gerais do processo de inserção e manutenção na atividades hospiltalar em diferentes modalidades e especialidades. A disciplina busca abordar também aspectos significativos  e os desafios da comunicação e marketing na era das redes sociais e da conectividade instantânea. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2358497 - Luiz Fernando Ferraz da Silva
 
Programa Resumido
9. Programa Resumido (ementa)

Módulo 1 – Hospital
•	Palestra Magna: A importância da inserção hospitalar na carreira
•	Como começo a trabalhar em hospitais?
•	Relações de trabalho no serviço hospitalar (funcionário x prestador de serviços)
•	Palestra: Como escolher o hospital no qual ou para o qual quero trabalhar?
 
Módulo 2 – Comunicação 
•	Disponibilidade ao paciente em tempos de comunicação instantânea
•	Médico e as redes sociais - Cuidados e oportunidades
•	Médico on demand: o efeito “Uber” na medicina
•	Trabalho / Workshop – Avaliação de uma estratégia vigente de comunicação digital ou proposição de uma nova


 
 
 
Programa
Temas
Módulo 1 – Hospital
•	Palestra Magna: A importância da inserção hospitalar na carreira
•	Como começo a trabalhar em hospitais?
•	Relações de trabalho no serviço hospitalar (funcionário x prestador de serviços)
•	Palestra: Como escolher o hospital no qual ou para o qual quero trabalhar?
 
Módulo 2 – Comunicação 
•	Disponibilidade ao paciente em tempos de comunicação instantânea
•	Médico e as redes sociais - Cuidados e oportunidades
•	Médico on demand: o efeito “Uber” na medicina
•	Trabalho / Workshop – Avaliação de uma estratégia vigente de comunicação digital ou proposição de uma nova



Objetivos

Módulo 1 – Hospital
•	Palestra Magna: A importância da inserção hospitalar na carreira
		Apresentar um exemplo bem sucedido na área que destaque a importância desta inserção para a carreira, além de dicas gerais e aspectos de sua experiência pessoal / história de vida.

•	Como começo a trabalhar em hospitais?
		Noção de "equipes" no atendimento ambulatorial e cirúrgico hospitalar
		Como funcionam as estratégias de indicações	

•	Debate: Relações de trabalho no serviço hospitalar (funcionário x prestador de serviços)
		Apresentação em modelo de debate entre funcionários contratados e prestador de serviços (PJ) apontando os pontos positivos e negativos de cada modelo

•	Palestra: Como escolher o hospital no qual ou para o qual quero trabalhar?
		Apresentação de informações relevantes sobre a escolha do hospital onde se pretende trabalhar (infra-estrutura, retorno financeiro, volume de paciente, abordagem acadêmica adicional, qualidade da equipe, etc) e o que fazer para atingir estes objetivos.


Módulo 2 – Comunicação 
•	Disponibilidade ao paciente em tempos de comunicação instantânea
		Como tirar o melhor proveito das ferramentas de comunicação instantânea (Messenger, Whatsapp, SMS, na medicina)
		Quando fornecer o celular ao paciente, e quando não fornecer!
		Dicas práticas para impor limites 
		Vale a pena usar um celular dedicado para aspectos profissionais?

•	O Médico e as redes sociais - cuidados e oportunidades
		Redes sociais como ferramentas educativas e formativas para pacientes e médicos
		Aspectos éticos do uso de redes sociais - cuidados com compartilhamento de informações e divulgação de imagens
		Rede social como ferramenta de comunicação individual - bom ou ruim?
		
•	Médico on demand: o efeito “Uber” na medicina 
		Vantagens e desvantagens do atendimento domiciliar on-demand
		Desafios para a relação médico-paciente na era da uberização
		É possível "fidelizar" o paciente? Quais os limites?

•	Trabalho / Workshop – Avaliação de uma estratégia vigente de comunicação digital ou proposição de uma nova
Este trabalho será desenvolvido pelos alunos com apoio dos monitores da empresa júnior da FMUSP - MedicinaJr. O objetivo é desenvolver uma estratégia de comunicação para seu negócio - pode ser o mesmo de um dos projetos anteriores, ou então avaliar um já vigente e disponível na web ou de conhecidos, apontando pontos forter, pontos fracos, possíveis problemas e limitadores éticos e/ou conceituais nestas estratégias.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos serão avaliados através dos trabalhos propostos e de sua participação das atividades da disciplina
Critério
Notas dos trabalhos - 75% Participação nas atividades da disciplina - 25%
Norma de Recuperação
Serão aprovados alunos com nota igual ou superior a 5,0 Alunos que não forem aprovados e tiverem nota mínima de 3,0 precisarão apresentar um conjunto de trabalhos a critério de recuperação. Alunos que não atingirem a nota 3,0 serão reprovados automaticamente
 
Bibliografia
     
Fernando Ribeiro da Silva  - Administração e Marketing Em Medicina  - 1a Ed – 2004 - Lemos
Eric Topol – The Creative Destruction of Medicine – 2013 -  Basic Books
Martins, P.H & Fontes, B. (2004). Redes sociais e saúde: novas possibilidades
teóricas. Recife: Editora Universitária da UFPE, 159 p.

Além de textos específicos disponibilizados aos alunos durante a disciplina
 

Clique para consultar os requisitos para MSP4017

Clique para consultar o oferecimento para MSP4017

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP