O objetivo geral da disciplina é fornecer ao aluno de medicina noções gerais do processo de inserção e manutenção na atividades hospiltalar em diferentes modalidades e especialidades. A disciplina busca abordar também aspectos significativos e os desafios da comunicação e marketing na era das redes sociais e da conectividade instantânea.
9. Programa Resumido (ementa) Módulo 1 – Hospital • Palestra Magna: A importância da inserção hospitalar na carreira • Como começo a trabalhar em hospitais? • Relações de trabalho no serviço hospitalar (funcionário x prestador de serviços) • Palestra: Como escolher o hospital no qual ou para o qual quero trabalhar? Módulo 2 – Comunicação • Disponibilidade ao paciente em tempos de comunicação instantânea • Médico e as redes sociais - Cuidados e oportunidades • Médico on demand: o efeito “Uber” na medicina • Trabalho / Workshop – Avaliação de uma estratégia vigente de comunicação digital ou proposição de uma nova
Temas Módulo 1 – Hospital • Palestra Magna: A importância da inserção hospitalar na carreira • Como começo a trabalhar em hospitais? • Relações de trabalho no serviço hospitalar (funcionário x prestador de serviços) • Palestra: Como escolher o hospital no qual ou para o qual quero trabalhar? Módulo 2 – Comunicação • Disponibilidade ao paciente em tempos de comunicação instantânea • Médico e as redes sociais - Cuidados e oportunidades • Médico on demand: o efeito “Uber” na medicina • Trabalho / Workshop – Avaliação de uma estratégia vigente de comunicação digital ou proposição de uma nova Objetivos Módulo 1 – Hospital • Palestra Magna: A importância da inserção hospitalar na carreira Apresentar um exemplo bem sucedido na área que destaque a importância desta inserção para a carreira, além de dicas gerais e aspectos de sua experiência pessoal / história de vida. • Como começo a trabalhar em hospitais? Noção de "equipes" no atendimento ambulatorial e cirúrgico hospitalar Como funcionam as estratégias de indicações • Debate: Relações de trabalho no serviço hospitalar (funcionário x prestador de serviços) Apresentação em modelo de debate entre funcionários contratados e prestador de serviços (PJ) apontando os pontos positivos e negativos de cada modelo • Palestra: Como escolher o hospital no qual ou para o qual quero trabalhar? Apresentação de informações relevantes sobre a escolha do hospital onde se pretende trabalhar (infra-estrutura, retorno financeiro, volume de paciente, abordagem acadêmica adicional, qualidade da equipe, etc) e o que fazer para atingir estes objetivos. Módulo 2 – Comunicação • Disponibilidade ao paciente em tempos de comunicação instantânea Como tirar o melhor proveito das ferramentas de comunicação instantânea (Messenger, Whatsapp, SMS, na medicina) Quando fornecer o celular ao paciente, e quando não fornecer! Dicas práticas para impor limites Vale a pena usar um celular dedicado para aspectos profissionais? • O Médico e as redes sociais - cuidados e oportunidades Redes sociais como ferramentas educativas e formativas para pacientes e médicos Aspectos éticos do uso de redes sociais - cuidados com compartilhamento de informações e divulgação de imagens Rede social como ferramenta de comunicação individual - bom ou ruim? • Médico on demand: o efeito “Uber” na medicina Vantagens e desvantagens do atendimento domiciliar on-demand Desafios para a relação médico-paciente na era da uberização É possível "fidelizar" o paciente? Quais os limites? • Trabalho / Workshop – Avaliação de uma estratégia vigente de comunicação digital ou proposição de uma nova Este trabalho será desenvolvido pelos alunos com apoio dos monitores da empresa júnior da FMUSP - MedicinaJr. O objetivo é desenvolver uma estratégia de comunicação para seu negócio - pode ser o mesmo de um dos projetos anteriores, ou então avaliar um já vigente e disponível na web ou de conhecidos, apontando pontos forter, pontos fracos, possíveis problemas e limitadores éticos e/ou conceituais nestas estratégias.
Fernando Ribeiro da Silva - Administração e Marketing Em Medicina - 1a Ed – 2004 - Lemos Eric Topol – The Creative Destruction of Medicine – 2013 - Basic Books Martins, P.H & Fontes, B. (2004). Redes sociais e saúde: novas possibilidades teóricas. Recife: Editora Universitária da UFPE, 159 p. Além de textos específicos disponibilizados aos alunos durante a disciplina