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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP4019 - Medicina Corpo e Mente Gerenciamento de Estresse e Inteligência Emocional
Medicine Body and Mind Stress Management and Emotional Intelligence

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
•	Transmitir conhecimentos sobre a resposta orgânica ao estresse, sobre os mecanismos fisiológicos e fisiopatológicos envolvidos, sobre os conceitos de alostase, sobrecarga alostática e resposta de relaxamento e sobre o papel do sistema nervoso simpático na resposta ao estresse.
•	Discutir as pesquisas recentes que analisam os efeitos de práticas de respiração, relaxamento e concentração sobre o controle do estresse, com ênfase em profissionais da área da saúde e estudantes de medicina.
•	Ensinar e treinar práticas de gerenciamento de estresse, aplicáveis no dia-dia incluindo técnicas de respiração, concentração e relaxamento profundo para que os alunos possam integrá-las nas suas vidas acadêmicas e familiares. 
•	Desenvolver gerenciamento consciente das reações e emoções como ansiedade, agressividade e falta de autoconfiança, através do controle da amígdala cerebral.
•	Ensinar e treinar práticas que aumentem a resiliência e a inteligência emocional dos profissionais de saúde nas situações desafiantes do atendimento clínico.
•	Desenvolver e treinar técnicas que melhorem a comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes, incluindo habilidade de escuta empática e de comunicação eficaz. 
•	Fornecer elementos que auxiliem a promover a formação de relacionamentos interpessoais harmoniosos, e melhorem a comunicação e resolução de conflitos.
•	Desenvolver habilidades para trabalho eficaz e cooperativo em equipe, com estabelecimento de confiança mútua.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
527258 - Emmanuel de Almeida Burdmann
 
Programa Resumido
Aula 1.
Teórica:
Revisão de pesquisas sobre o papel da meditação no tratamento de doenças com alta relevância em Saúde Pública.
Estresse bom e ruim – fisiologia do estresse e da resposta de relaxamento.
Prática:
Introdução prática sobre técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar os efeitos do estresse.

Aula 2.
Teórica:
Papel da amígdala nas emoções e o controle dos lobos corticais pré-frontais sobre a amígdala; personalidade Tipo A, vulnerável à doença cardiovascular; efeito da meditação nos lobos pré-frontais: autocontrole e pensamento positivo. 
Revisão de pesquisas sobre efeitos de técnicas de meditação sobre o sistema inflamatório e imunológico.
Prática:
Aprendizado e treino de técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar o estresse (respiração, relaxamento profundo, meditação).

Aula 3.
Teórica:
O efeito do aumento de distrações no foco cerebral; conceito de rede cerebral padrão (“default network”) e o seu papel no estado de divagação mental; como desligar a rede cerebral padrão e desenvolver concentração.
Definições e análise dos efeitos de ingestão de bebidas alcoólicas e uso de drogas.
Prática:
Treino de técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar o estresse (respiração, relaxamento profundo, meditação).

Aula 4.
Teórica: 
Conceito de neurobiologia interpessoal: o impacto dos relacionamentos na saúde física e mental 
Vivência: 
Comunicação empática. 
Prática:
Treino de técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar o estresse (respiração, relaxamento profundo, meditação).

Aula 5.
Teórica:
Estilos de comportamento: agressivo, passivo, passivo-agressivo, assertivo; como tornar-se uma pessoa assertiva. 
Vivência:
Simulação de conflitos e treino de como chegar a uma resolução harmoniosa. 
Prática:
Treino de técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar o estresse (respiração, relaxamento profundo, meditação.
Aula 6.
Teórica:
Conceito de neurônios espelho; revisão de pesquisas recentes sobre a importância da empatia na Medicina.
Vivência:
Comunicação empática com o paciente - parte 1.
Prática:
Treino de técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar o estresse (respiração, relaxamento profundo, meditação).

Aula7.
Teórica:
Importância do relacionamento médico – paciente na satisfação do paciente e na resiliência do médico; revisão de pesquisas sobre o assunto.
Vivência:
Comunicação empática com o paciente - parte 2.
Prática:
Treino de técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar o estresse (respiração, relaxamento profundo, meditação).

Aula 8. 
Teórica:
O gerenciamento de interações difíceis entre médicos e pacientes.
Vivência:
Comunicação empática com o paciente parte – 3.
Prática:
Treino de técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar o estresse (respiração, relaxamento profundo, meditação).
 
 
 
Programa
Aula 1.
Teórica:
Revisão de pesquisas sobre o papel da meditação no tratamento de doenças com alta relevância em Saúde Pública.
Estresse bom e ruim – fisiologia do estresse e da resposta de relaxamento.
Prática:
Introdução prática sobre técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar os efeitos do estresse.

Aula 2.
Teórica:
Papel da amígdala nas emoções e o controle dos lobos corticais pré-frontais sobre a amígdala; personalidade Tipo A, vulnerável à doença cardiovascular; efeito da meditação nos lobos pré-frontais: autocontrole e pensamento positivo. 
Revisão de pesquisas sobre efeitos de técnicas de meditação sobre o sistema inflamatório e imunológico.
Prática:
Aprendizado e treino de técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar o estresse (respiração, relaxamento profundo, meditação).

Aula 3.
Teórica:
O efeito do aumento de distrações no foco cerebral; conceito de rede cerebral padrão (“default network”) e o seu papel no estado de divagação mental; como desligar a rede cerebral padrão e desenvolver concentração.
Definições e análise dos efeitos de ingestão de bebidas alcoólicas e uso de drogas.
Prática:
Treino de técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar o estresse (respiração, relaxamento profundo, meditação).

Aula 4.
Teórica: 
Conceito de neurobiologia interpessoal: o impacto dos relacionamentos na saúde física e mental 
Vivência: 
Comunicação empática. 
Prática:
Treino de técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar o estresse (respiração, relaxamento profundo, meditação).

Aula 5.
Teórica:
Estilos de comportamento: agressivo, passivo, passivo-agressivo, assertivo; como tornar-se uma pessoa assertiva. 
Vivência:
Simulação de conflitos e treino de como chegar a uma resolução harmoniosa. 
Prática:
Treino de técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar o estresse (respiração, relaxamento profundo, meditação.
Aula 6.
Teórica:
Conceito de neurônios espelho; revisão de pesquisas recentes sobre a importância da empatia na Medicina.
Vivência:
Comunicação empática com o paciente - parte 1.
Prática:
Treino de técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar o estresse (respiração, relaxamento profundo, meditação).

Aula7.
Teórica:
Importância do relacionamento médico – paciente na satisfação do paciente e na resiliência do médico; revisão de pesquisas sobre o assunto.
Vivência:
Comunicação empática com o paciente - parte 2.
Prática:
Treino de técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar o estresse (respiração, relaxamento profundo, meditação).

Aula 8. 
Teórica:
O gerenciamento de interações difíceis entre médicos e pacientes.
Vivência:
Comunicação empática com o paciente parte – 3.
Prática:
Treino de técnicas para mobilizar a resposta de relaxamento e aliviar o estresse (respiração, relaxamento profundo, meditação).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação em atividades discentes Apresentação de trabalho prático (com breve descrição escrita) relacionado ao conteúdo do curso. Este trabalho será apresentado ao final do curso por grupos de alunos.
Critério
Participação em atividades discentes 40% Apresentação de trabalho Prático (breve descrição escrita) relacionado ao conteúdo do curso - 60% Nota minima para aprovação 5 (cinco)
Norma de Recuperação
Prova oral (nota para aprovação 5; uma semana após a divulgação da nota referente a participação nas atividades discentes: 40% e apresentação do trabalho prático.
 
Bibliografia
     
1. McEwen BS. Allostasis and Allostatic Load: Implications for Neuropsycho-Pharmacology. Neuropsychopharmacology (2000) 22: 108–24. doi:10.1016/S0893-133X(99)00129-3.
2. “Testimony of Herbert Benson, M.D., President, Mind/Body Medical Institute, Associate Professor of Medicine Harvard Medical School Regarding ‘Mind/Body Interventions, Healthcare and Mind/Body Medical Centers´ before the United States Senate” September 22, 1998. ISBN 0–16–058160–5. 
Available via the World Wide Web: http://www.access.gpo.gov/congress/senate.
3. Arnsten A, Mazure CM, Sinha R. This is Your Brain in Meltdown. Scientific American (2012) 306, 48-53. doi:10.1038/scientificamerican0412-48.
4. McGreevey S. Meditation’s Positive Residual Effects. HARVARDgazette (2012). http://news.harvard.edu/gazette/story/2012/11/meditations-positive-residual-effects/.
5. Hooker C, Knight RT. The role of lateral orbitofrontal cortex in the inhibitory control of emotion. In The Orbitofrontal Cortex, pp 307-10, ed. Zald, David and Rauch, 2006. ISBN: 9780198565741.
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7. Fricchione G. Compassion and Healing in Medicine and Society. Johns Hopkins University Press, Baltimore, Maryland, USA, 2011.
8. Ornish D. Amor e Sobrevivência: a Base Científica para o Poder Curativo da Intimidade. Editora Rocco, Rio de Janeiro, 1998.
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http://www.nimh.nih.gov/news/science-news/2005/trust-building-hormone-short-circuits-fear-in-humans.shtml
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30. Black DS, Cole SW, Irwin MR, Breen E, St Cyr NM, Nazarian N, Khalsa DS, Lavretsky H. Yogic meditation reverses NF-κB and IRF-related transcriptome dynamics in leukocytes of family dementia caregivers in a randomized controlled trial. Psychoneuroendocrinology (2013) 38: 348-55. 
31. Andrews S. Estresse a seu favor. Editora Agora, São Paulo, 2003.

 

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