Ao final da disciplina, o aluno deve estar apto a: • Compreender o ciclo de inovação, desde a imersão para resolução de um problema apresentado, discussão de proposições, ideação e prototipagem • Elaborar um plano de negócios com visão empreendedora, avaliando mercado potencial, riscos, oportunidades, impacto social e de mercado, investimentos e cronograma
Após apresentação inicial do ciclo de inovação a partir de casos práticos, serão discutidos problemas reais da prática clínica, que possam ser resolvidos ou minimizados com inovação em processos ou produtos. Com emprego da metodologia Design Thinking, os alunos serão estimulados a pensar em possíveis soluções para os problemas apresentados, até chegarem a uma proposta de protótipo de produto ou de novo processo. O Design Thinking é um método interativo, colaborativo e eficiente de desenvolvimento de conceitos de inovação, que se aplica ao desenvolvimento de produtos, processos, gestão ou marketing. Esse método estimula a ação empreendedora, ao mesmo tempo em que capacita os alunos a elaborar melhor suas propostas de inovação e a trabalhar em equipe de forma mais eficaz. Em seguida, os alunos elaborarão um plano de negócio para o protótipo desenvolvido ou processo proposto, usando o modelo Canvas. Finalmente, os alunos farão uma apresentação de 15 minutos, explicando o protótipo ou novo processo, bem como modelo de negócio para uma banca examinadora, exercitando o processo de venda do projeto e do negócio para potenciais investidores. A disciplina poderá ser oferecida a outras unidades da USP.
• Inovação em saúde em um centro médico público de referência: principais etapas do processo de inovação • Metodologia de design thinking: transformando ideias em protótipos • Plano de negócios com base em modelo Canvas, ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio empreendedor, incluindo 9 itens: Justificativas, Objetivos, Benefícios, Requisitos, Restrições, Clientes, Entregas, Riscos, Equipe, Prazos e Custo
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