Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP4041 - Introdução à pesquisa clinica em cardiologia
Introduction to clinical research in cardiology

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
A partir da avaliação prática e detalhada de casos clínicos, os alunos terão oportunidade de aplicar os fundamentos adquiridos nas disciplinas de patologia, fisiologia e fisiopatologia. Com este conhecimento consolidado os alunos poderão propor hipóteses e testá-las com base em evidências clinicas.

Admitindo-se que as grandes questões em clínica médica surgem à beira do leito, entendemos que esta disciplina poderá ser um instrumento valioso para ampliar a capacidade de questionamento dos alunos capacitando-os para propor hipóteses relevantes e também os tornando aptos a formular um projeto de pesquisa para testar estas hipóteses.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
370272 - Carlos Vicente Serrano Junior
 
Programa Resumido
Com base no aprofundamento dos conceitos aprendidos de fisiopatologia, anamnese e exame físico no core curriculum – aprender a formular perguntas clínicas relevantes, encontrar respostas e/ou propor uma maneira de respondê-las com base numa pesquisa clínica.
 
 
 
Programa
1.	Anamnese e exame físico cardiológico aprofundado, com base em estudo detalhado de fisiopatologia, em diferentes situações clínicas: doença arterial coronária, valvopatias, miocardiopatias e insuficiência cardíaca congestiva. Correlação dos achados de história e exame físico com exames complementares: eletrocardiograma, radiografia de tórax, ecocardiograma e cateterismo coronariano.
2.	Formulação de perguntas com base nas discussões dos casos (conceito de relevância, diferença de hipótese conceitual e hipótese operacional). Questões relevantes com ênfase em diagnóstico, prognóstico e em situações selecionadas: tratamento.
3.	Avaliação da literatura médica disponível procurando evidências para as questões propostas, sendo que a partir dos artigos encontrados, serão discutidos conceitos básicos em estatística: hipótese nula x alternativa, amostragem e população, conceito de p e significância estatística, intervalos de confiança e poder estatístico. E também, tipos de variáveis e medidas de dispersão – focando em distribuição normal e não normal e os testes mais geralmente aplicados em cada caso.
4.	Serão discutidos de modo prático conceitos importantes em diagnóstico: padrão ouro, sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e negativo, likelihood ratio. Será discutida também a avaliação quantitativa de achados de exame físico como testes diagnósticos e o conceito de biomarcadores.
5.	Serão abordados os diferentes níveis de evidência e confiabilidade dos achados científicos: diferença de estudos prospectivos e retrospectivos, estudos observacionais e experimentais.
6.	Ao fim do curso, os alunos terão um trabalho de conclusão que será formular um projeto de pesquisa científica partindo de um dos diversos casos estudados ao longo do semestre.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos serão avaliados com notas em seminários ao longo do curso e pela formulação do projeto final.
Critério
Consistência do projeto e entendimento dos conceitos apresentados ao longo do curso. Alunos serão aprovados com base na nota dos seminários e trabalho final. Os alunos terão os dois meses finais do semestre para escrever o projeto sob orientação do professor.
Norma de Recuperação
O aluno terá que voltar a avaliar casos clínicos e propor novo projeto de pesquisa.
 
Bibliografia
     
Robbins SL, Kumar V, Cotran RS. Robbins and Cotran pathologic basis of disease. 8th ed. Philadelphia, PA: Saunders/Elsevier; 2010.

Fletcher RH, Fletcher SW, Fletcher GS. Clinical epidemiology: the Essentials. 5th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins Health; 2014.

McGee SR. Evidence-based physical diagnosis. 4th edition. ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2018.

Motulsky H. Intuitive biostatistics: a nonmathematical guide to statistical thinking. Third edition. ed. New York: Oxford University Press; 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para MSP4041

Clique para consultar o oferecimento para MSP4041

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP