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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP4053 - Inovação e empreendedorismo na medicina
Inovação e empreendedorismo na medicina

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Aumentar o interesse, entendimento e capacitação dos alunos do curso de Medicina, nos conceitos de Inovação Clínica e Empreendedorismo.
Promover a capacitação dos alunos do curso de Engenharia nos conceitos de Inovação e Empreendedorismo e estimular o interesse em trabalhar em conjunto com os alunos do curso de Medicina, de modo a possibilitar o uso das mais recentes tecnologias para resolver problemas da prática clinica, do atendimento médico-hospitalar e do Sistema Nacional de Saúde.
Ensinar aos alunos de Medicina e de Engenharia os conceitos de Criação de Startups
Ajudar os alunos a identificar e validar oportunidades de mercado e desenvolver modelos de negócios para aproveitar estas oportunidades e levar estas ideias ao mercado.
Ensinar os conceitos básicos da metodologia iCorps para testar o seu modelo de negócios.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
74319 - Giovanni Guido Cerri
 
Programa Resumido
Inovação e empreendedorismo; os tipos de startups, clientes, proposição de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, receita e preço, infraestrutura, parcerias e custos de startups, ajuste Produto x Mercado
 
 
 
Programa
Aula Inaugural: Profs. Giovanni Guido Cerri e José Roberto Castilho Piqueira: A Inovação no Sistema HCFMUSP e na POLI/USP

Aulas 2 e 3: Inovação e Empreendedorismo; os tipos de startups; como desenvolver o plano de descoberta dos clientes
                   Ideação: como identificar as necessidades do mercado e escolher o seu negocio; formação de parcerias entre alunos de Medicina e Engenharia
                  A metodologia i-Corps: o Business Model Canvas (BMC) e o Desenvolvimento de Clientes; como fazer o seu primeiro BMC

Aula 4: Aula sobre Segmentos de Clientes e Discussão sobre o primeiro BMC

Aula 5: Aula sobre Proposição de Valor e Discussão sobre Segmento de Clientes no BMC de cada equipe

Aula 6: Aula sobre Canais de Distribuição e Discussão sobre Proposição de Valor no BMC de cada equipe

Aula 7: Aula sobre Relacionamento com Clientes e Discussão sobre Canais de Distribuição no BMC de cada equipe

Aula 8: Aula sobre Receita e Preço e Discussão sobre Relacionamento com Clientes no BMC de cada equipe

Aula 9: Aula sobre Infraestrutura, Parcerias e Custos de Startups e Discussão sobre Receita e Preço no BMC de cada equipe

Aula 10: Aula sobre Ajuste Produto x Mercado e Discussão sobre Infraestrutura, Parcerias e Custos

Aula 11: Inovação no Incor – Fabio Jatene

Aula 12: Seminário sobre próximos passos e como levar adiante as ideias de cada equipe
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação individual sobre a participação do aluno durante o curso e sobre o BMC de sua equipe, sobre a execução das entrevistas com clientes e validação das hipóteses.
Critério
Frequência Mínima de 70% e nota superior a 6(seis) no projeto apresentado e participação nas aulas
Norma de Recuperação
Recuperação somente para aqueles que tiveram uma frequência mínima de 70%. Os alunos em recuperação terão 30 dias para melhorar o seu BMC e apresenta-lo a uma comissão formada por pesquisadores do HCFMUSP e da POLI/USP que já fizeram o treinamento na metodologia.
 
Bibliografia
     
Alexander Osterwalder e Yves Pigneur – Business Model Generation
Flavio Grynszpan – Notas de aula
 

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