- Objetivo Geral: Integrar as alterações moleculares metabólicas, celulares no processo saúde e doença de casos reais no contexto sócio-cultural da medicina centrada no paciente - Objetivos específicos: 1- Integrar e contextualizar progressivamente os conhecimentos “core” em aquisição do curso básico do 1º ano FMUSP 2- Ter treinamento de pró-atividade e autonomia do aluno para treinamento na aquisição do conhecimento em medicina baseada em evidência. 3- Estruturar o raciocínio clínico baseado em pacientes com casos reais e estruturados das grandes síndromes clínicas de insuficiência de sistemas. 4- Treinamento da utilização de plataforma de ensino para o aprendizado. 5- Contextualizar o indivíduo em estado de saúde e doença e seu meio (aspectos éticos, sociais, culturais, estrutura familiar, sexualidade, integração do sistema de saúde, epidemiológicos, relação médico-paciente, relação médico e equipe de saúde, meio ambiente, humanidades, profilaxia, fatores de risco e comunicação). 6- Reconhecer e contextualizar as principais sinalizações e alterações moleculares e celulares com os sinais e sintomas das principais síndromes de falências clinicas (cardíacas, respiratórias, hepáticas, renais e metabólicas) num paciente real. 7- Estratificar os riscos à saúde das alterações moleculares, celulares e metabólicas. 8- Relacionar os achados fisiológicos e fisiopatológicos anatômicos dos órgãos e sistemas microscópicos, macroscópicos e através de imagens de radiologia, necropsia e mídia digital das principais falências de sistemas. 9- Entender a importância da humanização da medicina, seus aspectos éticos, relação médico paciente e relação médico e equipe de saúde. 10- Entender e atuar com a responsabilidade e ética digital
5 módulos baseado nas grandes insuficiências clinicas e medicina centrada no paciente. Cada módulo é formatado em período de estudo de casos clínicos, grupos de discussão dos casos clínicos, telepatologia, discussão/entrevista de humanização de medicina centrada no paciente e provas individuais e em grupo.
5 módulos baseado na medicina centrada no paciente e nas grandes síndromes de insuficiência de sistemas. O curso é dividido em 5 módulos baseado nas grandes insuficiências clínicas: respiratória, cardíaca, renal, hepática e metabólica. Cada módulo apresenta a seguinte a formatação: Módulo 1 a 5: Período de Estudo do Caso clínico com perguntas orientadoras, Grupos de Discussão do caso clinico, Telepatologia- caso de autópsia, Entrevistas de pacientes sobre seu contexto sócio cultural e a doença, seminários de Humanidades, Provas individuais e em grupo on line. Há também um curso de Ética e Responsabilidade Digital que é ministrado no começo do módulo 1. A cada atividade do módulo há uma tarefa que é inserida na plataforma de aprendizado Med USP Digital. Os materiais da tarefa, material didático e bibliografia estão disponíveis na plataforma de aprendizado. As aulas magnas e a aula de telepatologia são gravadas e disponibilizadas na plataforma. Ao final de cada módulo ocorre a devolutiva da prova e um miniforum sobre o módulo. Há 1 monitor para cada 7-8 alunos que estão disponíveis para auxiliar os alunos nas tarefas e estudo. As discussões de casos e humanidades são feitas em grupos de 20-22 alunos /professor de clínica geral ou de humanidades.
- Princípios de bioquímica . Lehninger - Fisiologia Médica- Guyton e Hall - Clínica Médica do HCFMUSP - Vol.2 - Cecil Textbook of Medicine - Harrison`s Internal Medicine - Manual Saúde da Família: Garcia et al - Robbins & Cotran. Patologia - Bases Patológicas das Doenças. - Bogliolo: Patologia Geral 5ª edição