Conhecimentos: - Integração do curso básico com o clínico: compreender a fisiologia e fisiopatologia integrativa das doenças in vivo e pós mortem desde a molécula, bioquímica, histologia, fisiologia e patologia celular na grandes síndromes de insuficiências clínicas: respiratória, cardíaca, renal, hepática e metabólica - Medicina Centrada no Paciente: aspectos biopsicossociais e econômicos da pessoa, autonomia do paciente, autonomia do médico, relação médico paciente (empatia, responsabilidade, interação, compartilhamento no tratamento), responsabilidade/adesão no tratamento -Ética digital: direitos e deveres na prática do uso de meios digitais para a prática médica Habilidades: - Desenvolver o raciocínio clínico interativo desde a molécula, célula, sistemas e doença na pessoa doente - Refletir e aplicar os parâmetros da MCP na prática clínica - Ter postura pró ativa na busca de conhecimento com crítica baseado em evidência científica - Adquirir crítica nos direitos e deveres na utlização de mídia na prática clínica - Compreender os ensinamentos em uma necrópsia e respeito ao cadáver. Atitudes: - Desenvolver empatia e responsabilidade na relação médico paciente conhecendo os limites da autonomia do médico e do paciente em sue contexto sócio cultural e econômico - Ter comportamento ético perante o manejo de mídia na prática clínica - Ter postura e responsabilidade global técnica e humana no cuidado do paciente - Ter respeito ao cadáver e agradecimento aos familiares pela generosidade do aprendizado mesmo pós mortem de ente querido.
Esta disciplina é supradepartamental, anual, de 90h/ano, 6 créditos e faz parte de disciplina integrativa que abrange do 1o ao 4o ano FMUSP, curso medicina. A MSP4211- Discussão Integrada de Casos I é aplicada ao 1o ano de graduação FMUSP. Os objetivos desta disciplina são: integração do curso básico com o curso clínico, discussão global do indivíduo doente, pró-atividade com crítica na busca do conhecimento baseado em evidência científica, medicina centrada no paciente e ética digital. O curso é formatado para trabalhos em grupos em 4 frentes integradas: integração básico clínica, MCP, necrópsia e ética digital. Em termos de integração básico-clínica são feitas discussões de prática clínica de casos reais baseado nas grandes insuficiências clínicas respiratória, cardíaca, hepática, renal e metabólica (diabetes melito) e em uma aula de telepatologia (discussão intergrada clínica-radiológica-necrópsia de uma caso real). Em termos de MCP são feitos questionários, discussão presencial com docentes e entrevista com o paciente do complexo HC-FMUSP. Em termos de ética digital são feitas discussões e tarefas via plataforma de aprendizado. Há a plataforma Med USP Digital especialmente criada para a disciplina que possibilita interação docente-monitor-aluno, disponibilização e inserção de materiais de aprendizado pelos docentes e alunos , provas e disponibilização de notas e avisos. A disciplina é avaliada através de relatórios e participação na discussão dos casos clínicos, provinhas após as discussões clínicas, questionários e apresentação do congresso da entrevista com o paciente sobre MCP , questionários e tarefas em ética digital e interação com os monitores da disciplina. Os monitores mantém contato com os alunos de seu grupo e com os docentes da disciplina via canais de whatsup e reuniões presenciais. Para aprovação são utilizadas regras USP: média acima de 5,0 e frequência acima de 70%.
5 módulos baseado na medicina centrada no paciente e nas grandes síndromes de insuficiência de sistemas. O curso é dividido em 5 módulos baseado nas grandes insuficiências clínicas: respiratória, cardíaca, renal, hepática e metabólica. Cada módulo apresenta a seguinte a formatação: Módulo 1 a 5: Período de Estudo do Caso clínico com perguntas orientadoras, Grupos de Discussão do caso clinico, Telepatologia- caso de autópsia, Entrevistas de pacientes sobre seu contexto sócio cultural e a doença, seminários de Humanidades, Provas individuais e em grupo on line. Há também um curso de Ética e Responsabilidade Digital que é ministrado no começo do módulo 1. A cada atividade do módulo há uma tarefa que é inserida na plataforma de aprendizado Med USP Digital. Os materiais da tarefa, material didático e bibliografia estão disponíveis na plataforma de aprendizado. As aulas magnas e a aula de telepatologia são gravadas e disponibilizadas na plataforma. Ao final de cada módulo ocorre a devolutiva da prova e um miniforum sobre o módulo. Há 1 monitor para cada 7-8 alunos que estão disponíveis para auxiliar os alunos nas tarefas e estudo. As discussões de casos e humanidades são feitas em grupos de 20-22 alunos /professor de clínica geral ou de humanidades. Programa/Cronograma: https://drive.google.com/open?id=1-nwkMfAegutPkrToPD1TjMZvsXRX-Q2w, https://drive.google.com/open?id=10M55NePpTcGgikjxbaCEedFYk79xMYG1 Programa educacional: https://drive.google.com/file/d/1j6SgW39shKlnd4-4AFPgBF8zVWAEVHBC/view?usp=drive_link
- Bases Patológicas das Doenças- Robbins & Cotran - Patologia: Bogliolo - Principles of biochemistry- Lehninger - Bioquímica básica- Bayardo e colaboradores - Clínica Médica- Martins MA e colaboradores - Textobook of medicine- Harrison - Textobook of medicine- Cecil - Manual de Saúde da Família, Garcia MLB - Semiologia clínica- Abensur I e colaboradores - Uptodate - Revistas de Saúde- MS - Material disponibilizado/elaborado para a disciplina (artigos, vídeos, textos)