11. Objetivos: - Objetivos/Competências Gerais da UC21 - Integração básico-clinica e integração entre os blocos de sistemas - Pró atividade na busca do conhecimento independente baseado em evidências - Raciocínio clinico fisiopatológico e diagnóstico não fragmentado do indivíduo no em seu processo saúde doença com visão ética e humanística global baseado em casos reais. Objetivos/Competências Específicos MSP4212 Objetivos principais MSP4212: Integrar a anatomia topográfica de órgãos e sistemas no processo saúde e doença de casos reais de autópsia e a influência do sistema de saúde neste processo. Objetivos específicos: Contextualizado através de casos reais internados em hospital terciário e de necrópsia: - Integrar os conhecimentos de fisiopatologia das doenças mais prevalentes em órgãos e sistemas, no individuo não fragmentados - Integrar os conhecimentos microscópicos, macroscópicos, anatômicos, funcionais no desenvolvimento de doenças mais prevalentes - Reconhecer o valor social, cultura, técnico e o respeito do ensino baseado em cadáveres em necropsia - Reconhecer o impacto do sistema de saúde brasileiro no desenvolvimento das doenças no indivíduo e da coletividade. - Reconhecer os principais dados de anamnese e exame físico das doenças mais prevalentes - Contextualizar e integrar o raciocínio clínico e mecanismos fisiopatológicos de casos reais das síndromes clínicas e cirúrgicas mais prevalentes, relacionando as alterações histológicas com a macroscopia dos órgãos e sistemas, anatomia topográfica e sintomas e sinais. - Relacionar os achados fisiológicos e fisiopatológicos macro e microscópicos através de imagens de radiologia, necrópsia e mídia digital das principais falências de sistemas - Entender a importância da humanização da medicina, seus aspectos éticos, relação médico paciente e relação médico e equipe de saúde
4 módulos baseados nas aulas de autópsia de telepatologia e no SUS apresentadas como caso de autópsia (discussão clínica, radiologia e autópsia e possível microscopia de congelação), anatomia topográfica e congressos sobre temas do caso de telepatologia. No 1º módulo haverá uma imersão com entrevistas no HCFMUSP e congressos sobre o SUS.
Há 4 módulos no seguinte formato: Módulo 1: telepatologia, seminário humanidades, entrevista no hospital domínios SUS, congresso SUS I e II, provas on line individual e em grupo Módulos 2 a 4: telepatologia, anatomia topográfica, período de estudo, congresso caso clinico autópsia, provas on line individual e em grupo. Nos congressos dos casos clínicos os alunos farão perguntas contextualizadas que farão parte de 25% da prova. Os alunos farão relatório individual sobre o caso de autópsia. Ao final dos congressos de telepatologia serão feitas provinhas simples de filipetas. A plataforma de aprendizado é a Med USP digital onde será inserido todo o material didático, bibliografia, os casos clínicos, as tarefas e as provas e as notas. Haverá 1 monitor para ada 10 alunos para auxiliar no estudo, nas tarefas e sobre o curso. Haverá 1 forum ao final de cada módulo. As aulas de telepatologia serão filmadas e inseridas na plataforma. As provas serão feitas on line individualmente e em grupo.
Gray's Anatomia para Estudantes de Drake R, Vogl AW e Mitchell AWM, 3a. edicao da Elsevier. Clínica Médica- HCFMUSP- 2ª edição Manual de Saúde da Família- Garcia et al- Ed Gen- 1ª edição - 2015 Tratado de Medicina de Família e Comunidade- Gustavo Gusso, 1ª ed- Artmed. Cadernos de Atenção Básica em Saúde- Ministério da Saúde- www.dab.saude.gov.br Cecil textbook of medicine. 24th ed. Elsevier. Harrison`s principles of internal medicine. 18th edition Robbins Basic Pathology . 9th edition Bogliolo Patologia. 8th ed. Geraldo Brasileiro Filho http://www.teambasedlearning.org/refs/ Team Learning In Medical Education. Baylor College of Medicine, September 2002 Thompson et al. Team-based learning at ten medical schools. Two years later. Medical education. 2007; 41:250-257 Current medical diagnosis and treatment – Lange current series. www.uptodate.com