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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP4212 - Discussão Integrada de Caso II
Discussion Case Integrated II

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
11. Objetivos:
- Objetivos/Competências Gerais da UC21
 - Integração básico-clinica e integração entre os blocos de sistemas
- Pró atividade na busca do conhecimento independente baseado em evidências
- Raciocínio clinico fisiopatológico e diagnóstico não fragmentado do indivíduo no em seu processo saúde doença com visão ética e humanística global baseado em casos reais.
 Objetivos/Competências Específicos MSP4212
Objetivos principais MSP4212: 
Integrar a anatomia topográfica de órgãos e sistemas no processo saúde e doença de casos reais de autópsia e a influência do sistema de saúde neste processo. 
Objetivos específicos: Contextualizado através de casos reais internados em hospital terciário e de necrópsia: 
- Integrar os conhecimentos de fisiopatologia das doenças mais prevalentes em órgãos e sistemas, no individuo não fragmentados
- Integrar os conhecimentos microscópicos, macroscópicos, anatômicos, funcionais no desenvolvimento de doenças mais prevalentes
- Reconhecer o valor social, cultura, técnico e o respeito do ensino baseado em cadáveres em necropsia
- Reconhecer o impacto do sistema de saúde brasileiro no desenvolvimento das doenças  no indivíduo e da coletividade.  
- Reconhecer os principais dados de anamnese e exame físico das doenças mais prevalentes  
- Contextualizar e integrar o raciocínio clínico e mecanismos fisiopatológicos de casos reais das síndromes clínicas e cirúrgicas mais prevalentes, relacionando as alterações histológicas com a macroscopia dos órgãos e sistemas, anatomia topográfica e sintomas e sinais.
- Relacionar os achados fisiológicos e fisiopatológicos macro e microscópicos através de imagens de radiologia, necrópsia e mídia digital das principais falências de sistemas
- Entender a importância da humanização da medicina, seus aspectos éticos, relação médico paciente e relação médico e equipe de saúde
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
87025 - Alfredo Luiz Jacomo
185334 - Chao Lung Wen
51992 - Jose Pinhata Otoch
685057 - Leila Antonangelo
2091285 - Linamara Rizzo Battistella
1241384 - Maria Lucia Bueno Garcia
75140 - Paulo Hilario Nascimento Saldiva
 
Programa Resumido
4 módulos baseados nas aulas de autópsia de telepatologia e no SUS apresentadas como caso de autópsia (discussão clínica, radiologia e autópsia e possível microscopia de congelação), anatomia topográfica e congressos sobre temas do caso de telepatologia. No 1º módulo haverá uma imersão com entrevistas no HCFMUSP e congressos sobre o SUS. 
 
 
 
Programa
Há 4 módulos no seguinte formato: 
Módulo 1: telepatologia, seminário humanidades, entrevista no hospital domínios SUS,  congresso SUS I e II, provas on line individual e em grupo
Módulos 2 a 4: telepatologia, anatomia topográfica, período de estudo, congresso caso clinico autópsia, provas on line individual e em grupo.
Nos congressos dos casos clínicos os alunos farão perguntas contextualizadas que farão parte de 25% da prova. 
Os alunos farão relatório individual sobre o caso de autópsia. 
Ao final dos congressos de telepatologia serão feitas provinhas simples de filipetas. 
A plataforma de aprendizado é a Med USP digital onde será inserido todo o material didático, bibliografia, os casos clínicos, as tarefas e as provas e as notas.
Haverá 1 monitor para ada 10 alunos para auxiliar no estudo, nas tarefas e sobre o curso.
Haverá 1 forum ao final de cada módulo.
As aulas de telepatologia serão filmadas e inseridas na plataforma.
As provas serão feitas on line individualmente e em grupo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Relatório individual do caso de telepatologia, mapa mental congresso SUS, filipeta, congresso casos clínicos, apresentação congresso casos clínicos, provas on line individuais e em grupo.
Critério
Média final das Provas on line ≥ 5,0 e Médias apresentação de congressos/Filipetas≥ 5,0 e Média final dos Relatórios Telepatologia ≥ 5,0 e Médias atividades Humanidades 5,0 e Frequência ≥ 70% Caso obtenha acima de 5,0 nas provas, apresentação congresso/filipetas, relatórios e mapas mentais humanidades , a média no Júpiter será calculada: (Provas on line x 5)+ (Relatórios Telepatologia x 1) + (Provinhas Filipetas/apresentação de congresso x 2) + (Atividades Humanidades/Bioética x 2)/10.
Norma de Recuperação
Critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos: Notas entre 3,0 e 5,0 na avaliação independentemente. Os alunos que obtiverem médias finais em provas/avaliações/relatórios e painéis abaixo de 3,0 não terão direito a provas/avaliações de recuperação e serão reprovados (critério USP).
 
Bibliografia
     
Gray's Anatomia para Estudantes de Drake R, Vogl AW e Mitchell AWM, 3a. edicao da Elsevier.
Clínica Médica- HCFMUSP- 2ª edição
Manual de Saúde da Família- Garcia et al- Ed Gen- 1ª edição - 2015
Tratado de Medicina de Família e Comunidade- Gustavo Gusso, 1ª ed- Artmed.
Cadernos de Atenção Básica em Saúde- Ministério da Saúde- www.dab.saude.gov.br
Cecil textbook of medicine.  24th ed. Elsevier.
Harrison`s principles of internal medicine. 18th edition
Robbins Basic Pathology . 9th edition
Bogliolo Patologia. 8th ed. Geraldo Brasileiro Filho
http://www.teambasedlearning.org/refs/
Team Learning In Medical Education. Baylor College of Medicine, September 2002
Thompson et al. Team-based learning at ten medical schools. Two years later. Medical education. 2007; 41:250-257
Current medical diagnosis and treatment – Lange current series. 
www.uptodate.com
 

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