- Objetivos/Competências Gerais da UC21 - Integração básico-clinica e integração entre os blocos de sistemas - Pró atividade na busca do conhecimento independente baseado em evidências - Raciocínio clinico fisiopatológico e diagnóstico não fragmentado do indivíduo no em seu processo saúde doença com visão ética e humanística global baseado em casos reais. Objetivos/Competências Específicos MSP4213 Objetivos principais MSP4213: Integrar os exames de imagens (radiologia e anátomo patológico) de órgãos e sistemas no processo saúde e doença de pacientes reais e reflexão contextualizada das normas do código de Ética Médica Objetivos específicos MSP4213: - Integrar as imagens de radiologia e anatomia patológica contextualizadas na prática clínica - Reconhecer os principais padrões de exames radiológicos contextualizados na prática clínica - Refletir sobre o pensamento ético: diferença entre ética e moral - Conhecer, refletir e aplicar normas éticas na prática clínica - Refletir sobre a ética e responsabilidade digital na prática clínica
2 módulos: Módulo 1: Bioética (CREMESP) e aulas imagens tema de abdome e tórax. Módulo 2: Aulas Imagens tema sistema nervoso e locomotor, entrevista paciente radiologia, grand round com apresentação dos casos entrevistados.
Há 2 módulos no seguinte formato com atividades 1x por semana: Módulo 1: CEM (código de ética médica), bioética e conflitos éticos na prática clínica, julgamento simulado CREMESP, aula radiologia tema abdome, aula tema tórax (aula magna, quizz padrões clínicos, caso clinico com discussão clinico, radiológica , anatomopatológica e fechamento do caso)), provas on line individual e em grupo, miniforum. Módulo 2: Módulos 2 a 4: aula tema sistema nervoso, aula tema locomotor, entrevista paciente e participação na execução do exame de imagem, período de estudo, grand round apresentação do caso da entrevista, provas on line individual e em grupo, mini forum. As aulas de abdome, tórax , sistema nervoso e locomotor apresentarão o seguinte formato: aula magna, quizz padrões clínicos, caso clinico com discussão clinico, radiológica , anatomopatológica e fechamento do caso. Nos grand rounds (apresentação dos casos da entrevista dos alunos) os alunos farão perguntas contextualizadas que farão parte de 25% da prova. Os alunos farão relatório do julgamento simulado e dos casos clinicos. A plataforma de aprendizado é a Med USP digital onde será inserido todo o material didático, bibliografia, os casos clínicos, as tarefas e as provas e as notas. Haverá 1 monitor para ada 15 alunos para auxiliar no estudo, nas tarefas e sobre o curso. As atividades de discussões presenciais serão feitas com 30 alunos /professor. Haverá 1 forum ao final de cada módulo. As provas serão feitas on line individualmente e em grupo.
Código de Ética Médica Pathology- Robbins & Cotran Patologia- Bogliolo Clínica Médica- Martins MA e colaboradores Radiologia Básica- aspectos fundamentais- Hering W A textbook of radiology- Sutton D Essentials of Nuclear Medicine ans molecular imaging- Mettler et cols