Ao final da Disciplina, o aluno deverá: - Entender e aplicar a prática dos princípios e recursos da Atenção Primária a Saúde e da atuação da Estratégia da Saúde da Família na abordagem dos problemas de saúde prevalentes. - Desenvolver o raciocínio clínico e integrar as informações referentes aos determinantes territoriais, sociais, do trabalho e dos hábitos de vida do processo saúde-doença-cuidado, considerando o indivíduo, sua família e a comunidade onde vive. - Compreender a influência dos aspectos psicológicos no processo saúde-doença-cuidado - Respeitar as diversidades (cultural, social, religiosa, étnica, de gênero, de orientação sexual e outras) - Adotar postura ética nas diferentes situações do cuidado a indivíduos e populações - Ser capaz de reconhecer as principais necessidades de saúde e oferecer tratamento e seguimento adequado com enfoque integral e longitudinal. - Saber solicitar e interpretar os exames complementares adequados à situações clínica e ao nível de atenção - Saber realizar procedimentos ambulatoriais que são do escopo do generalista - Desenvolver intervenções de promoção da saúde e prevenção de doenças, de caráter individual e coletivo. - Integrar na prática ambulatorial intervenções de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação - Trabalhar de forma colaborativa, reconhecendo semelhanças e diferenças de atuação entre as especialidades médicas, outros profissionais da saúde e de outros setores (escola, justiça, suporte social, etc) . - Ser capaz de realizar a comunicação efetiva nas diversas situações do processo saúde-doença-cuidado, com especial foco no cuidado desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde.
O aluno terá contato com a prática ambulatorial junto às Equipes de Saúde da Família na Unidades Básicas de Saúde. O aprendizado será baseado na participação ativa dos alunos nas atividades assistenciais desses serviços de modo que desenvolvam o cuidado às situações prevalentes na atenção primária. A abordagem abrange as ações de promoção à saúde do individuo e da família, coordenação do cuidado, acesso ao sistema de saúde, diagnóstico, tratamento, reabilitação, atenção multidisciplinar, intersetorialidade, integralidade e longitudinalidade.
Os alunos participarão do atendimento aos indivíduos e famílias cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde. Os atendimentos serão realizados em períodos de 4 horas semanais, sendo 3 horas de atendimento propriamente dito e 1 hora final para discussão de casos e temas, preparo de atendimentos futuros e seminários. Cada aluno será vinculado a uma ou mais famílias cadastradas na UBS e realizará o seguimento da atenção a saúde dessa família durante o semestre, participando de visitas domiciliares programadas, consultas médicas na UBS, consultas de enfermagem e procedimentos (ex imunização, coleta de Papanicolau, e outros). O seguimento deve englobar atividades de prevenção, diagnostico, tratamento e reabilitação desenvolvidos em abordagem multidisciplinar. O aluno participará das atividades rotineiras da UBS com objetivo de entender a prática rotineira da equipe de saúde da família e da UBS incluindo as peculiaridade do registro clínico na APS, a integralidade do cuidado e a participação social. Conteúdos teóricos e interativos serão oferecidos por meio de instrumentos de telemedicina e teleaprendizado, seguidos de discussões em grupos, de modo que não haverá aulas teóricas. Atividades: - Atendimento individual, familiar e em grupos, na UBS, nas residências e em instrumentos sócio educacionais da região. - Elaboração de estratégias de promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento de doenças e reabilitação de pacientes em interação com a equipe da ESF - Praticar as principais formas de registro clínico da Atenção Primária a Saúde - Desenvolver o seguimento longitudinal da família, utilizando as formas de intervenção na APS. - Participar e discutir a estrutura da consulta de enfermagem frente às demanda da população - Participar e discutir a atuação do agente comunitário de saúde na equipe de estratégia da saúde da família - Participar da abordagem de situações de violência, prevalentes na atenção à saúde, do ponto de vista do agredido e do agressor.
Tratado de Medicina de Família e Comunidade, Gustavo Gusso e José Mauro Ceratti Lopes (editores), Editora Artmed, 2013. Bibliografia essencial – acesso – google classroom