Clínica Geral: Conhecimentos: Principais síndromes e doenças em Clínica Médica, incluindo as características da anamnese, as alterações de exame clínico, a fisiopatologia, o diagnóstico diferencial, o prognóstico e os princípios do tratamento. Principais fatores de risco e determinantes para as principais doenças crônicas em Medicina Interna e as principais intervenções para promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos à saúde em adultos. Fisiopatologia dos sinais e sintomas das principais síndromes clínicas. Habilidades: Realizar a anamnese e o exame clínico de pacientes com problemas clínicos; Discutir os resultados dessa avaliação clínica; Discutir os principais diagnósticos diferenciais e como chegar ao diagnóstico definitivo; Solicitar adequadamente exames complementares; Reconhecer a presença de comorbidades e como priorizar a investigação diagnóstica; Realizar as principais orientações para promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas em adultos; Elaborar linhas gerais de tratamento Comunicar-se adequadamente com os pacientes, com os colegas e com os docentes responsáveis pelo curso; trabalhar em grupo. Atitudes: Respeitar a autonomia do paciente; Ser ético durante todas as atividades práticas do curso; Ser empático em relação ao paciente e seu sofrimento; Adotar postura profissional no contato com os pacientes; Estabelecer uma relação médico-paciente adequada. CM1: Conhecimentos: CARDIOLOGIA Competências: valorizar e utilizar o aprendizado prévio para melhor compreensão das aulas práticas do curso; exercitar o pensamento científico, crítico, investigativo e criativo para o diagnóstico e tratamento das principais doenças das especialidades da Disciplina MSP4231; utilizar diferentes linguagens (oral, escrita, digital, etc) para comunicação com o paciente; argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões; exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação com o paciente, entre os colegas e os profissionais da saúde envolvidos; agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, ética, flexibilidade, resiliência e determinação. NEFROLOGIA Conhecimentos dos aspectos moleculares, celulares, fisiopatológicos das principais patologias renais Conhecimentos de prevenção, propedêutica médica, diagnóstico, prognóstico e tratamento das principais patologias PNEUMOLOGIA Ter conhecimentos dos aspectos moleculares, celulares e fisiopatológicos das principais doenças pulmonares assim como conhecer a propedêutica médica, prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das principais patologias pulmonares Habilidades: CARDIOLOGIA Habilidades: identificar, analisar e compreender as diferentes formas narrativas das manifestações clínicas das doenças expressas em diversas linguagens; elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos aos possíveis processos fisiopatológicos envolvidos na construção da hipótese diagnóstica da doença do paciente; conseguir analisar os principais exames complementares de modo a identificar as principais hipóteses diagnósticas para a doença do paciente; utilizar as informações obtidas da história clínica, do exame físico e dos exames complementares na elaboração das informações gerais e do tratamento específico para o problema de saúde do paciente; comunicar de forma crítica, ética e compreensiva a decisão da melhor conduta terapêutica para o paciente. NEFROLOGIA Ser capaz de diagnosticar e tratar os pacientes com as principais patologias renais Usar adequadamente as novas tecnologias e uso racional dos principais exames complementares no diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças Compreender os determinantes sociais, culturais, comportamentais, éticos e legais dos pacientes . -Estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação do paciente com doença renal; Ser capaz de esclarecer os aspectos da prevenção, diagnóstico e tratamento para a adequada compreensão de sua doença pelo paciente com doença renal PNEUMOLOGIA Ser capaz de conduzir uma anamnese relevando a importância ocupacional e ambiental. Realizar um exame físico geral e do aparelho respiratório de maneira adequada e humanizada. Avaliar exames de imagem e provas de função pulmonar e por fim avaliar diagnósticos diferenciais e definitivo e orientar para um tratamento adequado. Usar adequadamente as novas tecnologias e uso racional dos principais exames complementares no diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças Compreender os determinantes sociais, culturais, comportamentais, éticos e legais dos pacientes Estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação do paciente com doença pulmonar Ser capaz de esclarecer os aspectos da prevenção, diagnóstico e tratamento para a adequada compreensão de sua doença pelo paciente Atitudes: NEFROLOGIA Comunicação e relação humana - Ética médica e acadêmica - Aprimoramento profissional - Auto avaliação na aprendizagem - Importância dos determinantes sociais PNEUMOLOGIA Deverá ter iniciativa, ser presente, interrogativo, participativo mas não invasivo tanto com os colegas como com os pacientes. Manter sempre conduta adequada e gentil com colegas e pacientes. Comunicação e relação humana e a importância dos determinantes sócio culturais. Ética médica e acadêmica ao elaborar ou consultar prontuários e exames Aprimoramento profissional e maturidade para compreender e aconselhar ao dar um diagnóstico. Auto avaliação na aprendizagem CM2: Conhecimentos: Discutir os principais aspectos das doenças: -Gastroenterológicas: pépticas, hepatopatias, diarreias e pancreatopatias crônicas, e das doenças funcionais -Geriátricas: demência, depressão, delirium, imobilidade, quedas, incontinência urinária, multimorbidade, fragilidade, iatrogenia -Hematológicas: anemias, hemoglobinopatias, leucemias, distúrbios da hemostasia e hemoterapia -Oncológicas: tumores de mama, ginecológicos, urológicos, pulmão, cabeça e pescoço, gastrointestinais, sarcoma e pele, emergências oncológicas Habilidades: - Desenvolver raciocínio clínico que lhe permita traçar diagnósticos diferenciais e definitivos; - Solicitar racionalmente os exames complementares necessários para o diagnóstico, abordagem terapêutica e prognóstico; - Realizar a anamnese e exame clínico considerando a especificidade das patologias gastrointestinais, geriátricas, hematológica e oncológicas; - Realizar avaliação e intervenções de reabilitação farmacológicas e não farmacológicas voltadas a esta população. Atitudes: - Demonstrar ética e civilidade no relacionamento com os colegas, professores; - Ser autônomo na busca de novos conhecimentos. - Desenvolver empatia em relação a condição dos pacientes.
Clínica Geral: Raciocínio Clínico, Princípios de Rastreamento, Principais síndromes e doenças em Clínica Médica, incluindo as características da anamnese, as alterações de exame clínico, a fisiopatologia, o diagnóstico diferencial, o prognóstico e os princípios do tratamento; Principais fatores de risco e determinantes para as principais doenças crônicas em Medicina Interna e as principais intervenções para promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos à saúde em adultos; Fisiopatologia dos sinais e sintomas das principais síndromes clínicas; Habilidades; Fazer a anamnese e o exame clínico de pacientes com problemas clínicos; Fisiopatologia, o diagnóstico diferencial e os princípios de investigação e tratamento das seguintes síndromes; Edema (cardíaco, renal, hepático, nutricional, angioneurótico); Derrame pleural; Dispneia; Dor torácica e dor precordial; Hemoptise; Síncope; Dor epigástrica e quadros dispépticos; Diarreias; Ascite; Icterícia; Dor articular, artrites e artroses; Anemia (perda, falta de produção, hemólise); Púrpura (plaquetopenia e vascular); Esplenomegalia; Hepatomegalia; Adenomegalia; Oligúria; Hematúria; Emagrecimento; Estado febril; Saúde da População Negra, Saúde da População LGBTQIA+ CM1: Síndrome coronária crônica (SCC): Epidemiologia da SCC; anatomia das artérias coronárias; Etiopatogenia da doença coronária: aterosclerose, doença microvascular, espasmo coronário e dissecção; Fisiopatologia; Diagnóstico: história clínica e exame físico; manifestações clínicas; diagnóstico diferencial de dor torácica; avaliação clínica do paciente assintomático; estimativa do risco cardiovascular pelos principais escores de risco (equações de coorte agrupadas, escore de risco global, SCORE); fatores de risco e metas específicas para a aterosclerose; principais exames complementares para o diagnóstico da angina e para o diagnóstico diferencial; exames complementares: bioquímicos, ECG de repouso, ECG de estresse físico, cintilografia miocárdica com estresse físico e farmacológico, ecocardiograma com estresse físico e farmacológico, tomografia das artérias coronárias e cateterismo cardíaco, análise da viabilidade miocárdica pela ressonância magnética nuclear; prognóstico da SCC; tratamento não farmacológico; tratamento farmacológico; intervenções coronárias percutânea e cirurgia de revascularização do miocárdio; insuficiência cardíaca: definição; epidemiologia; classificação funcional, pela progressão da doença, em estágios, segundo a perfusão (quente e frio) e a congestão (seco e úmido) e de acordo com a fração de ejeção (insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida; insuficiência cardíaca com fração de ejeção intermediária; insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada; principais etiologias; fisiopatologia; diagnóstico; prognóstico; tratamento não farmacológico, farmacológico e intervenções cirúrgicas; miocardites; miocardiopatias (dilatada, alcoólica, diabética, arritmogênica do ventrículo direito, não compactada, induzida por taquiarritmias, periparto, Takotsubo, restritivas, infiltrativas, hipertrófica); pericardiopatias; aortopatias; aneurisma de aorta; valvopatias mitral e aórtica; hipertensão arterial sistêmica primária e secundária NEFROLOGIA O aluno deverá estar apto a reconhecer, identificar, e tratar as principais síndromes e patologias renais, e os distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-base. Deverá aperfeiçoar a semiologia renal, realizar com competência a história clínica, o exame físico e o diagnóstico das principais síndromes e distúrbios; Introduzir e orientar o uso racional dos principais exames complementares mais adequados para o diagnóstico das patologias renais e distúrbios; tratar as principais síndromes e distúrbios PNEUMOLOGIA Ao final da unidade curricular o aluno deverá reconhecer os sintomas e sinais das principais doenças pulmonares (Asma, DPOC, Derrame Pleural, TEP, Doenças intersticiais, Apneia Obstrutiva do Sono, Função Pulmonar e Broncoscopia) assim como entender a fisiopatologia de cada doença, quais exames deverão ser solicitados e qual o tratamento deverá ser instituído. Aperfeiçoar a semiologia e propedêutica pulmonar; realizar com competência a história clínica, o exame físico e o diagnóstico das principais doenças pulmonares; ter conhecimentos básicos para interpretar uma espirometria e saber quando indicar uma broncoscopia, toracocentese e biopsia pleural. Avaliar e orientar o uso racional dos principais exames complementares mais adequados para o diagnóstico das síndromes pulmonares e ter noção farmacológica do tratamento das principais doenças pulmonares CM2: Gastroenterologia: doenças pépticas, hepatopatias, diarreias, pancreatopatias crônicas, doenças funcionais e conhecimento prático dos principais exames complementares utilizados na gastroenterologia. Geriatria: demência, depressão, delirium, imobilidade, quedas, incontinência urinária, multimorbidade, fragilidade, iatrogenia, promoção de saúde do idoso Hematologia: anemias, hemoglobinopatias, leucemias, distúrbios da hemostasia e hemoterapia Oncologia: tumores de mama, ginecológicos, urológicos, pulmão, cabeça e pescoço, gastrointestinais, sarcoma e pele, emergências oncológicas Reabilitação: avaliação e intervenções de reabilitação farmacológicas e não farmacológicas voltadas a esta população.
Insuficiência cardíaca Insuficiência coronariana Miocardiopatias Tromboembolismo pulmonar Pericardiopatias Valvopatias Endocardite infecciosa Câncer de Pulmão: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Asma Doenças Pleurais – Derrame Pleural Distúrbio Respiratório Obstrutivo do Sono Doenças Intersticiais Pulmonares Síndromes Geriátricas: 1. Iatrogenia 2. Depressão 3. Demência 4. Delirium 5. Instabilidade e Quedas 6. Imobilidade 7. Incontinência urinária Cuidados paliativos Multimorbidades no idoso Hipertensão Arterial Sistêmica Diabetes Mellitus Síndrome Nefrítica Síndrome Nefrótica Síndrome de Cushing Síndrome de Addison Hepatites agudas e crônicas Pancreatites Diarréias Anemias Programa/Cronograma Clínica Geral: https://drive.google.com/open?id=1d_D7BDXgaDJ_QfZqn1d1i4ufotRA73iS Programa educacional Clínica Geral: https://drive.google.com/file/d/1ZEs2S_YDZqZ45-jc1TP8eOddMPHL111Q/view?usp=drive_link Programa/Cronograma CM1: https://drive.google.com/open?id=1PoxOv7Ad3pnPyJxPxVTXPAu1yk4fLVom Programa educacional CM1: https://docs.google.com/document/d/1Hr6LmrTpWS2kUGjkedMYBKme8OhITSl9RSY2GnR7MYk/edit?usp=drive_link Programa/Cronograma CM2: https://drive.google.com/open?id=16dG_3nFL_zuRyAzq6wihlnaHqVvlWxUs8WDZEZVnkEc Programa educacional CM2: https://docs.google.com/document/d/1Z3iW6bkUFRWZJA0GXKAIFSe_axTd9Gm5p37-iJAYMQs/edit?usp=drive_link
Clínica Geral: Clínica Médica, segunda edição, Editora Manole, 2017 Harrison's Principles of Internal Medicine, 19ª edição, Editora MacGraw Hill, 2015 Cecil Medicine, 25ª edição, Editora Elsevier, 2015 CM1: CARDIOLOGIA 1 Braunwald’s Heart Disease – A Textbook of Cardiovascular Medicine – 9ª ed. – Editora Elservier. 2- Goldman Cecil Tratado de Medicina Interna. 25ª Ed – Editora GEN Guanabara Koogan. 3- Medicina Interna de Harrison. 20ª Ed. Editora – AMGH 4- Antonio P. Mansur. Prevenção Primária das Doenças Cardiovasculares. Ed. EDUSP 5- Barroso WKS, Rodrigues CIS, Bortolotto LA, Mota-Gomes MA, Brandão AA, Feitosa ADM, et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Arq Bras Cardiol. 2021; 116(3):516-658 6- Tarasoutchi F, Montera MW, Ramos AIO, Sampaio RO, Rosa VEE, Accorsi TAD, et al. Atualização das Diretrizes Brasileiras de Valvopatias – 2020. Arq Bras Cardiol. 2020; 115(4):720-775 7- Cesar LA, Ferreira JF, Armaganijan D, Gowdak LH, Mansur AP, Bodanese LC, et al. Diretriz de Doença Coronária Estável. Arq Bras Cardiol 2014; 103(2Supl.2): 1-59. 8- Montera MW, Marcondes-Braga FG, Simões MV, Moura LAZ, Fernandes F, Mangine S, et al. Diretriz de Miocardites da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2022. Arq Bras Cardiol. 2022; 119(1):143-211. 9- Comitê Coordenador da Diretriz de Insuficiência Cardíaca. Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda. Arq Bras Cardiol. 2018; 111(3):436-539 10- Marcondes-Braga FG, Moura LAZ, Issa VS, Vieira JL, Rohde LE, Simões MV, et al. Atualização de Tópicos Emergentes da Diretriz de Insuficiência Cardíaca – 2021. Arq Bras Cardiol. 2021; 116(6):1174-1212 11- Heidenreich PA, Bozkurt B, Aguilar D, et al. 2022 AHA/ACC/HFSA Guideline for the Management of Heart Failure: Executive Summary: A Report of the American College of Cardiology/American Heart Association Joint Committee on Clinical Practice Guidelines. Circulation. 2022;145(18):e876-e894. NEFROLOGIA 1. Cecil - Livro texto de medicina 2. Harrison - Livro texto de medicina 3. Milton Arruda Martins - Clínica Médica PNEUMOLOGIA Apostilas distribuídas pela disciplina de Pneumologia, Video aulas e artigos . Livros de Medicina interna (Cecil ou Harrison ) e Livro de Clinica Medica da FMUSP CM2: - Clínica Médica / Martins MA, Carrilho FJ, Alves VAF, Castilho EA, Cerri GG, Wen CL (org.) 2 ed. São Paulo: Editora Manole, 2016: v.4 (Gastroenterologia) v. 1 (Geriatria) v. 3 (Hematologia) v. 3 (Oncologia) v. 1 (Reabilitação) - Medicina Interna Cecil - Medicina Interna Harrison