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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP4251 - Integração das Principais Doenças e Situações Pediátricas
INTEGRATION OF MAJOR DISEASES AND PEDIATRIC SITUATIONS

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Ao final do programa o aluno deverá conhecer os principais tópicos referentes as peculiaridades do metabolismo e da nutrição, principais processos infecciosos na infância e as Grandes Síndromes que afetam a criança e adolescente, assim como os problemas mais frequentes em um atendimento Ambulatorial de Pediatria.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2113563 - Ana Maria de Ulhoa Escobar
2091389 - Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi
85030 - Vicente Odone Filho
2318147 - Werther Brunow de Carvalho
 
Programa Resumido
	Crescimento na Infância
	Bases da Alimentação na Infância
	Aleitamento Materno 
	Imunizações 
	Desenvolvimento da Criança
	Afecções do Sistema Respiratório
	Afecções do Sistema Digestório
	Afecções do Sistema Cardiovascular
	Afecções do Sistema Nervoso
	Afecções do Sistema Locomotor
	Afecções do Sistema Geniturinário
	Afecções do Sistema Hematológico
 
 
 
Programa
8. Programa
Competências:
a)	Descrever, em atendimento ambulatorial de Pediatria, as finalidades, instrumentos necessários e a técnica utilizada para fazer anamnese e exame físico.
b)	Estabelecer diagnósticos:
	do estado geral
	do estado nutricional 
	do crescimento
	do desenvolvimento
	das condições de alimentação
	das condições de imunização
	das condições da habitação
	das condições biopsicossociais
	das principais afecções:
- Sistema Respiratório
- Sistema Cardiovascular
- Sistema Digestório
- Sistema Nervoso
- Sistema Locomotor
- Sistema Geniturinário
- Sistema Hematológico
c)	Descrever as peculiaridades do metabolismo e da nutrição do RN ao adolescente
d)	Descrever os principais processos infecciosos da infância
e)	Redigir os tópicos principais da prescrição e,
f)	Orientar os cuidadores em relação às condutas propostas.

Habilidades: 
Ao final do programa o aluno deve estar capacitado a:
a)	Reconhecer a importância de assistir globalmente a criança considerando-a como um ser biopsicossocial;
b)	Reconhecer a ação educativa como parte integrante das ações de saúde;
c)	Reconhecer a importância do controle periódico de saúde da criança; 
d)	Reconhecer a importância do aleitamento materno através de suas próprias vivências no atendimento;
e)	Reconhecer a importância da alimentação adequada, das imunizações e do ambiente para a saúde física, mental e social da criança.
f)	Reconhecer as Grandes Síndromes da Infância
g)	Executar os procedimentos técnicos exigidos em uma consulta pediátrica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova teórica e avaliação prática.
Critério
A avaliação consiste em uma nota de prova teórica e uma nota de avaliação prática. A prova teórica é obrigatória, e consta de uma discussão de caso clínico, por escrito, que corresponde às discussões realizadas no atendimento e conteúdo apresentado nas aulas teóricas. Cada aluno receberá uma nota de avaliação prática do docente que o acompanha durante as atividades práticas do curso. Esta nota leva em consideração aspectos éticos, de responsabilidade e conhecimento. A nota final é obtida pela média ponderada entre a avaliação prática e nota da prova teórica.
Norma de Recuperação
A aprovação é dada com a presença obrigatória em 70% das aulas práticas dadas e média mínima 5 (frequência, conceito e prova). O aluno que não alcançar a frequência necessária será reprovado e não terá direto a reposição. O aluno que obtiver nota entre 3 e 5 na prova teórica poderá receber prova recuperação. Terão direito a reposição de curso os alunos que justificarem as faltas junto à FMUSP (Serviço de Graduação) e endereçadas ao coordenador do curso durante o estágio.
 
Bibliografia
     
1.	KLIEGMAN RM, STANTON BF, GEME III JWS, SCHOR NF. NELSON TEXTBOOK OF PEDIATRICS. 20ª ED. PHILADELPHIA: ELSEVIER; 2016. 2V. 3473P.
2.	BURNS DAR, CAMPOS JR D, SILVA LR, BORGES WG. TRATADO DE PEDIATRIA: SOCIEDADE  BRASILEIRA DE PEDIATRIA. 4ª ED. BARUERI: MANOLE; 2017. 2V. 2472P.
3.	ESCOBAR, AMU & GRISI, SJFE (EDS). PRÁTICA PEDIÁTRICA, 2ª. ED., SÃO PAULO, EDITORA ATHENEU, 2007.
4.	GILIO AE, ESCOBAR AMU, GRISI S. PEDIATRIA GERAL: NEONATOLOGIA, PEDIATRIA CLÍNICA, TERAPIA INTENSIVA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. SÃO PAULO: ATHENEU; 2011. 742P.
 

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