Conhecimentos: Discutir e conhecer os principais aspectos referentes às particularidades do atendimento ambulatorial em pediatria, conhecer o metabolismo e aspectos nutricionais da criança, seu desenvolvimento, processos infecciosos mais frequentes, problemas mais comuns e as grandes síndromes que afetam a criança e o adolescente. Habilidades: - Desenvolver raciocínio clínico que permita fazer diagnósticos de crescimento, desenvolvimento, estado de imunizações, alimentação e nutrição, ambientes socioeconômicos e culturais; assim como discutir os principais problemas da criança e adolescente, seus diagnósticos diferenciais, e as melhoras condutas para os vários aspectos clínicos estudados. - Solicitar racionalmente os exames complementares necessários para o diagnóstico, abordagem terapêutica e prognóstico; - Realizar a anamnese e exame clínico considerando a especificidade das patologias que acometem as várias faixas etárias do atendimento pediátrico; - Realizar avaliação e intervenções de reabilitação farmacológicas e não farmacológicas voltadas ao recém-nascido, criança e adolescente. Atitudes: - Demonstrar ética e civilidade no relacionamento com os colegas, professores, pacientes e seus familiares, assim como as equipes multiprofissionais; - Ser autônomo e ativo na busca de novos conhecimentos. - Desenvolver empatia em relação a condição dos pacientes e seus familiares.
O aluno deverá conhecer os principais tópicos referentes às peculiaridades do metabolismo e da nutrição da criança, e os principais processos infecciosos na infância, além das grandes síndromes que afetam a criança e adolescente, assim como os problemas mais frequentes em um atendimento Ambulatorial de Pediatria. Temas desenvolvidos durante a disciplina: 1- Crescimento da criança 2- Principais dúvidas nutricionais em pediatria 3- Anemia Carencial na criança 4- Imunizações em criança e adolescente 5- Desenvolvimento da criança 6- Recém-nascido: classificação, reanimação e exame físico 7- Abordagem da febre em pediatria 8- Doenças exantemáticas em pediatria 9- Doenças Respiratórias na Infância 10- Infecções comuns no período neonatal, infância e crianças até os cinco anos de idade 11- Diagnóstico diferencial das hepatoesplenomegalias na infância e adolescência
8. Programa Competências: a) Descrever, em atendimento ambulatorial de Pediatria, as finalidades, instrumentos necessários e a técnica utilizada para fazer anamnese e exame físico. b) Estabelecer diagnósticos: do estado geral do estado nutricional do crescimento do desenvolvimento das condições de alimentação das condições de imunização das condições da habitação das condições biopsicossociais das principais afecções: - Sistema Respiratório - Sistema Cardiovascular - Sistema Digestório - Sistema Nervoso - Sistema Locomotor - Sistema Geniturinário - Sistema Hematológico c) Descrever as peculiaridades do metabolismo e da nutrição do RN ao adolescente d) Descrever os principais processos infecciosos da infância e) Redigir os tópicos principais da prescrição e, f) Orientar os cuidadores em relação às condutas propostas. Habilidades: Ao final do programa o aluno deve estar capacitado a: a) Reconhecer a importância de assistir globalmente a criança considerando-a como um ser biopsicossocial; b) Reconhecer a ação educativa como parte integrante das ações de saúde; c) Reconhecer a importância do controle periódico de saúde da criança; d) Reconhecer a importância do aleitamento materno através de suas próprias vivências no atendimento; e) Reconhecer a importância da alimentação adequada, das imunizações e do ambiente para a saúde física, mental e social da criança. f) Reconhecer as Grandes Síndromes da Infância g) Executar os procedimentos técnicos exigidos em uma consulta pediátrica. Programa/Cronograma: https://drive.google.com/open?id=1QXFJqUD3lqsVClYWROXONCsaWw9ahKT0 Programa educacional: https://docs.google.com/document/d/1F2X-SCSoZY7Q5XHnOs_tiy2gdw4uJI8HHmiszITvTbE/edit?usp=drive_link
1-Escobar AMU et al. A Promoção da Saúde na Infância, 2ª ed, Barueri, SP: Manole, 2013 2- Grisi SJFE et al. Desenvolvimento da Criança. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018. 3- Silva RS, Solé D, Silva CAAS, Constantino CF, Liberal EF, Lopez FA. Tratado de Pediatria: Sociedade Brasileira de Pediatria. 5a Ed. Barueri, SP: Manole, 2022. 4- Gilio AE, Escobar AMU, Grisi SJFE. Pediatria geral: neonatologia, pediatria clínica, terapia intensiva Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2022. 5- Rodrigues JC, Adde FV, Silva Fº LVRF, Nakae CMA. Doenças Respiratórias. 3ª ed. Barueri, SP: Manole, 2019 6- Carvalho WB, Diniz EMA, Ceccon MEJR, Krebs VLJ, Vaz FAC. Neonatologia. 2ª ed. Barueri, SP: Manole, 2020