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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP4251 - Integração das Principais Doenças e Situações Pediátricas
INTEGRATION OF MAJOR DISEASES AND PEDIATRIC SITUATIONS

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Conhecimentos: Discutir e conhecer os principais aspectos referentes às particularidades do atendimento ambulatorial em pediatria, conhecer o metabolismo e aspectos nutricionais da criança, seu desenvolvimento, processos infecciosos mais frequentes, problemas mais comuns e as grandes síndromes que afetam a criança e o adolescente.


Habilidades: - Desenvolver raciocínio clínico que permita fazer diagnósticos de crescimento, desenvolvimento, estado de imunizações, alimentação e nutrição, ambientes socioeconômicos e culturais; assim como discutir os principais problemas da criança e adolescente, seus diagnósticos diferenciais, e as melhoras condutas para os vários aspectos clínicos estudados. 
- Solicitar racionalmente os exames complementares necessários para o diagnóstico, abordagem terapêutica e prognóstico;
- Realizar a anamnese e exame clínico considerando a especificidade das patologias que acometem as várias faixas etárias do atendimento pediátrico;
- Realizar avaliação e intervenções de reabilitação farmacológicas e não farmacológicas voltadas ao recém-nascido, criança e adolescente.


Atitudes: - Demonstrar ética e civilidade no relacionamento com os colegas, professores, pacientes e seus familiares, assim como as equipes multiprofissionais;
- Ser autônomo e ativo na busca de novos conhecimentos.
- Desenvolver empatia em relação a condição dos pacientes e seus familiares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2113563 - Ana Maria de Ulhoa Escobar
2091389 - Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi
85030 - Vicente Odone Filho
2318147 - Werther Brunow de Carvalho
 
Programa Resumido
O aluno deverá conhecer os principais tópicos referentes às peculiaridades do metabolismo e da nutrição da criança, e os principais processos infecciosos na infância, além das grandes síndromes que afetam a criança e adolescente, assim como os problemas mais frequentes em um atendimento Ambulatorial de Pediatria. Temas desenvolvidos durante a disciplina:
1- Crescimento da criança
2- Principais dúvidas nutricionais em pediatria
3- Anemia Carencial na criança
4- Imunizações em criança e adolescente
5- Desenvolvimento da criança
6- Recém-nascido: classificação, reanimação e exame físico
7- Abordagem da febre em pediatria
8- Doenças exantemáticas em pediatria
9- Doenças Respiratórias na Infância
10- Infecções comuns no período neonatal, infância e crianças até os cinco anos de idade
11- Diagnóstico diferencial das hepatoesplenomegalias na infância e adolescência
 
 
 
Programa
8. Programa
Competências:
a)	Descrever, em atendimento ambulatorial de Pediatria, as finalidades, instrumentos necessários e a técnica utilizada para fazer anamnese e exame físico.
b)	Estabelecer diagnósticos:
	do estado geral
	do estado nutricional 
	do crescimento
	do desenvolvimento
	das condições de alimentação
	das condições de imunização
	das condições da habitação
	das condições biopsicossociais
	das principais afecções:
- Sistema Respiratório
- Sistema Cardiovascular
- Sistema Digestório
- Sistema Nervoso
- Sistema Locomotor
- Sistema Geniturinário
- Sistema Hematológico
c)	Descrever as peculiaridades do metabolismo e da nutrição do RN ao adolescente
d)	Descrever os principais processos infecciosos da infância
e)	Redigir os tópicos principais da prescrição e,
f)	Orientar os cuidadores em relação às condutas propostas.

Habilidades: 
Ao final do programa o aluno deve estar capacitado a:
a)	Reconhecer a importância de assistir globalmente a criança considerando-a como um ser biopsicossocial;
b)	Reconhecer a ação educativa como parte integrante das ações de saúde;
c)	Reconhecer a importância do controle periódico de saúde da criança; 
d)	Reconhecer a importância do aleitamento materno através de suas próprias vivências no atendimento;
e)	Reconhecer a importância da alimentação adequada, das imunizações e do ambiente para a saúde física, mental e social da criança.
f)	Reconhecer as Grandes Síndromes da Infância
g)	Executar os procedimentos técnicos exigidos em uma consulta pediátrica.

Programa/Cronograma: 
https://drive.google.com/open?id=1QXFJqUD3lqsVClYWROXONCsaWw9ahKT0
Programa educacional:
https://docs.google.com/document/d/1F2X-SCSoZY7Q5XHnOs_tiy2gdw4uJI8HHmiszITvTbE/edit?usp=drive_link
 
 
 
Avaliação
     
Método
Teste de múltipla escolha, Seminários, Avaliação contínua nas aulas práticas. Controle de frequência: Lista de assinatura, Registro eletrônico
Critério
Nota da prova final: ≥ 5,0 - OBRIGATÓRIO e Média final: ≥ 5,0 - OBRIGATÓRIO e Frequência : ≥ 70% (obrigatório 70% de frequência nas atividades práticas e nas atividades teórico-práticas online) Cálculo da média final: Média Final: 5,0 (atividades práticas) + 4,0 (nota da prova) + 1,0 (apresentação de atividade) = 10,0 (máximo)
Norma de Recuperação
O aluno terá direito a uma única prova de recuperação teórica se apresentar:  Frequência ≥ 70% e:  Nota final entre 3,0 e 4,9 ou Nota da prova final entre 3,0 e 4,9
 
Bibliografia
     
1-Escobar AMU et al. A Promoção da Saúde na Infância, 2ª ed, Barueri, SP:
Manole, 2013
2- Grisi SJFE et al. Desenvolvimento da Criança. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018.
3- Silva RS, Solé D, Silva CAAS, Constantino CF, Liberal EF, Lopez FA. Tratado de
Pediatria: Sociedade Brasileira de Pediatria. 5a Ed. Barueri, SP: Manole, 2022.
4- Gilio AE, Escobar AMU, Grisi SJFE. Pediatria geral: neonatologia, pediatria
clínica, terapia intensiva Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.
2ª Ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2022.
5- Rodrigues JC, Adde FV, Silva Fº LVRF, Nakae CMA. Doenças Respiratórias. 3ª
ed. Barueri, SP: Manole, 2019
6- Carvalho WB, Diniz EMA, Ceccon MEJR, Krebs VLJ, Vaz FAC. Neonatologia. 2ª
ed. Barueri, SP: Manole, 2020
 

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