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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP4261 - Integração das Principais Doenças e Situações Infecciosas e Medicina Preventiva
Integrating Major Diseases and Infectious Situations and Preventive Medicine

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Integrar os conhecimentos sobre as relações dinâmicas entre o agente etiológico, hospedeiro humano e meio ambiente, no que diz respeito às moléstias transmissíveis, colocar os estudantes em contato com a realidade médica brasileira, reconhecendo o papel social do médico no sistema de saúde, e instrumentalizar os alunos para que possam planejar e aplicar adequadamente estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento. A integração desses conhecimentos ocorre majoritariamente de maneira prática, alicerçada na discussão do diagnóstico diferencial das principais síndromes clínicas infecciosas, e no contato e acompanhamento dos pacientes hospitalizados e ambulatoriais com doenças infecciosas. Busca-se neste momento abordar a história natural das moléstias, a distribuição de cada uma na população, suas manifestações clínicas e as formas de manejo dos processos de saúde/doença/cuidado. São abordados ainda os sistemas de informação em saúde, indicadores epidemiológicos e métodos de investigação de surtos e epidemias.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
896341 - Fatima Mitiko Tengan
60710 - Maria Ines Baptistella Nemes
2090238 - Marta Heloisa Lopes
 
Programa Resumido
Adenomegalias febris agudas e crônicas, pneumopatias infecciosas crônicas, hepatoesplenomegalias febris crônicas, icterícias febris, febres hemorrágicas virais, arboviroses emergentes, síndrome da imunodeficiência adquirida, meningites e meningoencefalites infecciosas, vigilância epidemiológica, investigação de surtos, acidente com material biológico e cuidados com a saúde do médico, saúde global, vulnerabilidade e direitos humanos, desempenho e resposta dos serviços de saúde às epidemias.
 
 
 
Programa
Capacitar os estudantes para que possam reconhecer e diferenciar, por meio de características clínicas, laboratoriais e epidemiológicas (incluindo a distribuição populacional, seus determinantes e as estratégias e ações de prevenção), as doenças transmissíveis mais frequentes e importantes em nosso meio. Além disso, adquirir conhecimentos básicos de diagnóstico e tratamento, e desenvolver de forma ética o relacionamento alunos/pacientes com doenças infecciosas e equipe multiprofissional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
i. Contínua: pela presença e participação nas discussões (peso 1.5); ii. Elaboração de relatório de acompanhamento do(s) paciente(s) que foram evoluídos durante o estágio, incluindo: história, exame físico, evolução, prescrição, discussão sobre as hipóteses diagnosticas e discussão de possíveis medidas de vigilância epidemiológica (peso 1.5); iii. Prova escrita ao final do estágio (peso 7.0)
Critério
Para a avaliação final serão considerados os seguintes itens: a) Frequência: será obrigatória em 70% de todas as atividades (teóricas, práticas e teórico-práticas) programadas e a não observação desta norma acarretará em REPROVAÇÃO por FALTAS. b) A nota final deverá ser igual ou superior a cinco (5.0). Os alunos reprovados terão direito a uma prova de recuperação
Norma de Recuperação
Os alunos com média entre três (3,0) e quatro e nove (4,9) serão submetidos à Prova de Recuperação na qual deverão obter nota mínima igual a cinco (5,0); os alunos que não lograrem média mínima de 3,0 (três), não terão direito à prova de recuperação, sendo considerados reprovados.
 
Bibliografia
     
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