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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP5203 - Estágio Integrado em Pediatria I
Internship in Pediatrics I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 8
Carga Horária Total: 285 h ( Estágio: 240 h )
Carga Horária de Extensão: 72 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Pediatria
Competências gerais: Colaborador, Comunicador, Cuidador, Gestor/Líder, Profissional, Estudioso, Defensor da saúde (Health advocate)


Pediatria, Neonatologia 
Competências gerais: Colaborador, Comunicador, Cuidador, Profissional, Estudioso, Defensor da saúde (Health advocate)
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2104420 - Alfredo Elias Gilio
2113563 - Ana Maria de Ulhoa Escobar
527821 - Claudio Campi de Castro
 
Programa Resumido
Pediatria
O conteúdo teórico do curso será ministrado através de vídeo aulas (atividade assíncrona), disponíveis em plataformas online, além de discussões de casos clínicos e artigos científicos realizados na forma de plataforma online síncrona ou presencial. Cada semana o aluno terá uma programação teórica a ser estudada para a discussão no período da tarde. Nesta atividade é essencial que o aluno estude os assuntos previamente para participarem da discussão.

Bronquiolite viral aguda; Pneumonia e complicações; Crise asmática e lactente sibilante; Meningite; Infecção do trato urinário ; Febre sem sinais localizatórios; Diarreia aguda e desidratação; Antibioticoterapia em pediatria; Infecções osteoarticular ;Infecções de partes moles; Doenças exantemáticas; Arboviroses; Tuberculose na Infância;

As quartas-feiras serão realizadas simulações realísticas no período  da manhã no Laboratório de Habilidades do Hospital Universitário. Os temas à serem discutidos serão:
Abordagem sistemática da criança gravemente enferma; Parada cardiorrespiratória; Crises Convulsivas; Traumatismo cranioencefálico.


Pediatria, Neonatologia 
Classificação do Recém nascido; Cuidados com o RN termo e prematuro; Asfixia perinatal; Reanimação em sala de parto; Icterícia Neonatal; Isoimunização ABO e Rh; Distúrbios respiratórios do RN; distúrbios metabólicos do RN; Infecções congênitas; Transição da circulação fetal à neonatal; Transmissão vertical de hepatite B e HIV; Doença hemorrágica; Sepse neonatal; Testes de Triagem Neonatal.
 
 
 
Programa
Pediatria 

1. Comunicador: o estudante é avaliado por meio de sua prática diária em atividades do Pronto Atendimento e Enfermaria as quais ele é responsável por coletar, registrar e compartilhar informações clínicas de seus pacientes. Ademais, o aluno é responsável por realizar as orientações aos pacientes em relação ao diagnóstico e conduta. A competência é avaliadas por meio de observação da equipe assistencial (Atendimentos, simulações e discussões de caso), revisão do prontuário e prova prática por meio de OSCE. As atividades que são utilizadas como estratégia para essa competência são manejo do Atendimento em simulação, atendimento clínico, discussão de casos e visita médica. Essa competência é avaliada na Laboratório de atividades, Pronto Socorro e Enfermaria.
2. Profissional: o estudante é avaliado ao conhecer e aplicar as normas de segurança do trabalho em ambiente hospitalar e do estágio, demonstrar comportamentos e atitudes fundamentais para exercício da profissão (atitude ética, humana e respeitosa, compromisso com o serviço e honestidade) e reconhecer/respeitar o contexto sócio cultural e religioso do paciente e da sua família. A competência é avaliada por observação do aluno, portifólio e feedback ao aluno. As atividades que são utilizadas como estratégia para essa competência são atendimento clínico, discussão de casos, visita médica e interdisciplinar. Essa competência é avaliada na enfermaria, pronto socorro e sala de aula.
3.Colaborador: o estudante é avaliado ao trabalhar com equipes médicas e interprofissionais (respeito, comunicação, compromisso) e ao reconhecer a necessidade de uma avaliação de equipe multiprofissional. Essa competência é avaliada por meio de observação diária e OSCE. Em relação as atividades que abrangem essa competência, podemos citar participação na reunião da equipe interdisciplinar, discussão na visita simulação do atendimento de urgência e emergência. Essa competência é avaliada na enfermaria, pronto socorro e Simulação do atendimento de urgência e emergência.
4. Gestor/Líder: o estudante é avaliado por gerenciar tempo, equipe e recursos. Essa competência é avaliada por meio de observação diária dos alunos e revisão de sua escala de plantão. As atividades que são utilizadas como estratégia para essa competência são desenvolvimento da escala de plantões, atendimento clínico, pontualidade e utilização eficiente do tempo durante o estágio. Essa competência é avaliada na enfermaria e pronto socorro.
5. Cuidador: o estudante é avaliado ao cuidar de criança e do adolescentes em ambiente de urgência e emergência, acompanhar crianças e adolescentes hospitalizados, planejar alta hospitalar e estabelecer vínculo com a família e compartilhar o cuidado do áciente. As atividades são avaliadas por observação diária, Teste de múltipla escolha e OSCE. As atividades que são utilizadas como estratégia para essas competências são atendimento clínico e evolução em enfermaria (anamnese, exame físico, raciocínio clínico e plano terapêutico),  discussão de casos e Simulação. Essa competência é avaliada na enfermaria, Pronto Socorro e laboratório de habilidades.
6. Estudioso: o estudante é avaliado ao reconhecer sua necessidade de aprendizado e realizar auto gestão da aquisição de conhecimento. As atividades são avaliadas por portfólio, teste de múltipla escolha e OSCE . As atividades que são utilizadas como estratégia para essa competência são atendimento clínico, medicina baseada em evidências e discussões de caso. Essa competência é avaliada na Sala de Aula, Pronto Socorro e Enfermaria.
7. Defensor da Saúde (Health Advocate): o estudante é avaliado ao defender os direitos dos pacientes e reconhecer suas necessidades sociais. A competência é avaliadas por observação das práticas do aluno. As atividades que são utilizadas como estratégia para essa competência são manejo do paciente internado e workshop de comunicação. Essa competência é avaliada na Sala de Aula, Pronto Socorro e Enfermaria.

ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS
Estratégias educacionais: Aula teórica, Aula prática, Atividade em laboratório, Atividade em pequenos grupos, Vídeo aulas, Prática assistencial supervisionada, Google Classroom, Aula síncrona online
Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Laboratório, Enfermaria, Pronto Socorro

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Pediatria, Neonatologia 


Ao final do programa o aluno deverá estar capacitado a:
a. Classificação do recém-nascido de acordo com o peso e a idade  gestacional. Realização do primeiro exame físico.
I. Identificar os principais sinais físicos de anormalidade no recém-nascido (RN); II. Descrever os principais métodos de avaliação da idade gestacional utilizados; III. Diferenciar RN pequeno para a idade gestacional (PIG) e prematuro (PT).
b. Cuidados com o RN de termo e com o prematuro.
I. Descrever as principais alterações fisiológicas que ocorrem com o nascimento;
II. Descrever e aplicar as medidas profiláticas rotineiras utilizadas no período neonatal  imediato;
III. Realizar a primeira prescrição ao RN de termo.
IV. Identificar os princípios de higiene dispensados ao RN;
V. Descrever a rotina alimentar do primeiro mês de vida, com ênfase no aleitamento  materno;
VI. Avaliar os objetivos do alojamento conjunto, dando ênfase ao aleitamento materno  e à relação mãe-filho.
VII. Identificar os riscos das diversas doenças do RN pré-termo e as correspondentes  medidas preventivas;
VIII. Determinar as necessidades nutricionais do RN pré-termo.
c. Asfixia perinatal, reanimação na sala de parto.
I. Descrever as alterações cárdio-respiratórias fisiológicas que ocorrem com o  nascimento;
II. Descrever e interpretar a escala de avaliação de vitalidade de Apgar;
III. Descrever a seqüência do atendimento do RN na sala de parto.
d. Icterícia neonatal
I. Explicar o metabolismo das bilirrubinas;
II. Descrever a fisiopatologia e quadro clínico da icterícia fisiológica.
e. Isoimunização ABO e Rh.
I. Descrever a fisiopatologia e o quadro clínico da isoimunização;
II. Determinar a terapêutica das hiperbilirrubinemias.
f. Distúrbios respiratórios do RN.
I. Estabelecer o diagnóstico diferencial entre membrana hialina, taquipnéia transitória,  síndrome de aspiração meconial e apnéia;
II. Identificar a gravidade;
III. Instituir terapêutica inicial.
g. Distúrbios metabólicos do RN.
I. Descrever sucintamente o metabolismo da glicose, cálcio e magnésio;
II. Identificar os principais sinais e sintomas relacionados com a deficiência destes  elementos;
III. Conhecer grupos de risco para o seu desenvolvimento;
IV. Saber quando indicar a triagem e como identificar os riscos das deficiências e do  tratamento;
V. Conhecer a terapêutica para hipoglicemia.
h. Infecções congênitas.
I. Descrever a epidemiologia e os riscos das infecções: LUES, rubéola, citomegalia,  toxoplasmose e Herpes;
II. Descrever o quadro clínico;
III. Reconhecer a importância das medidas profiláticas;
IV. Enumerar os princípios de tratamento.
i. Alojamento conjunto.
I. Reconhecer as suas vantagens;
II. Orientar aleitamento materno.
j. Transição da circulação fetal à neonatal
I. Conhecer a particularidades da circulação fetal.
II. Identificar as razões fisiológicas para as particularidades da circulação fetal no  ambiente uterino.
III. Descrever as alterações na circulação após o nascimento.
IV. Participar da atividade prática da reanimação neonatal.
k. Transmissão vertical de Hepatite B e HIV, formas de prevenção. I. Conhecer os riscos de transmissão de Hepatite B e HIV da mãe ao feto durante a  gestação e o parto e ao recém-nascido pelo aleitamento materno.
II. Saber a eficácia da prevenção através de drogas, imunoglobulina e vacina.
l. Doença Hemorrágica
I. Conhecer as bases fisiológicas para o sangramento decorrente da deficiência de  vitamina K no período neonatal.
II. Conhecer os riscos de sangramento no RN.
III. Descrever as formas clínicas e suas causas.
IV.Descrever as formas de prevenção.
m. Sepse Neonatal
I. Conhecer a incidência da Sepse Neonatal e a morbidade e a mortalidade a ela  relacionadas.
II. Identificar os fatores de risco para o desenvolvimento da Sepse Neonatal. III.Descrever as formas de prevenção da transmissão vertical do Estreptococo  agalactiae.
IV.Descrever o quadro clínico da Sepse.
V. Conhecer os exames laboratoriais de triagem da infecção.
VI.Descrever a antibioticoterapia preconizada.
n. Testes de Triagem Neonatal
I. Conhecer as doenças passíveis de triagem no período neonatal.
II. Conhecer as recomendações do ministério da saúde, para o “teste do pezinho”. III.Conhecer a técnica para a realização do Reflexo Vermelho e seu valor na  identificação de alterações.
IV. Saber referir casos com alterações no reflexo vermelho.
V. Conhecer o valor da triagem auditiva
VI.Descrever as limitações do teste de Emissões Oto acústicas na identificação de  deficiência auditiva de diferentes origens.
VII. Conhecer o procedimento para triagem de cardiopatias congênitas. VIII.Descrever o procedimento técnico para a realização do teste de triagem de  cardiopatias congênitas.
8.2. Área psicomotora:
Ao final do programa o aluno deverá estar capacitado a:
a. avaliar as condições do RN em sala de parto, segundo a escala de avaliação de  vitalidade de Apgar;
b. executar, sob supervisão, as manobras de reanimação de RN na sala de parto; c. examinar o RN de termo de forma ordenada e sequencial , reconhecendo os sinais  físicos que indicam anormalidades;
d. realizar exame físico e avaliação neurológica do RN, como critérios para avaliação da  idade gestacional;
e. realizar o exame do “reflexo vermelho”;
f. escrever prescrição para o RN normal.
8.3. Área afetiva:
Ao final do programa o aluno deverá estar capacitado a:
a. reconhecer a importância dos diferentes tipos de atendimento em neonatologia de  acordo com as necessidades do RN;
b. reconhecer a sua contribuição ao desenvolvimento do RN normal;
c. valorizar a execução das medidas rotineiras de antissepsia, na prevenção de  infecções;
d. reconhecer a importância do relacionamento a ser estabelecido com a criança, de  modo a valorizá-la e respeitá-la como ser humano;
e. reconhecer a importância de orientar a mãe acerca dos cuidados com RN; f. valorizar o trabalho em equipe na assistência ao RN.

ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS
Estratégias educacionais: Aula teórica, Aula prática, Atividade em laboratório, Atividade em pequenos grupos, Flipped classroom (sala de aula invertida), Vídeo aulas, Prática assistencial supervisionada, Seminários, Google Classroom
Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Laboratório, Enfermaria, Centro Obstétrico 

https://docs.google.com/document/d/1iyYZ0J6PKiadgvBxDqtxZLgPZxjga3GOkOsTIRL90Wk/edit?usp=drive_link
 
 
 
Avaliação
     
Método
Pediatria Estratégias de avaliação do desempenho dos estudantes: Teste de múltipla escolha, Prova prática (em laboratório), OSCE, Portfolio, Feed back individual ( a ser iniciado )- a ser incluído no Conceito Controle de frequência: Lista de assinatura Pediatria Neonatologia Estratégias de avaliação do desempenho dos estudantes: Teste de múltipla escolha, Prova dissertativa, Prova prática (em laboratório), OSCE, Seminários Controle de frequência: Lista de assinatura, Chamada oral
Critério
Pediatria Cálculo da média final: O aluno será avaliado por meio de análise de participação e dedicação às atividades práticas- Conceito (60%) e por meio de prova de avaliação do conteúdo cognitivo (Teórica: 30% e Prática: 10%) A avaliação do conceito do aluno será realizada por meio de Instrumento Institucional que pode ser acessado em: bit.ly/conceito-2024 Critérios de aprovação: A média para a aprovação na disciplina MSP-5203 (Pediatria Clínica) deve ser de, no mínimo, 5,0 (cinco) em cada módulo (enfermaria e pronto socorro). Caso o aluno não obtenha média 5,0 (cinco) em algum dos módulos, ele deverá repetir o estágio apenas no módulo em que foi reprovado. Pediatria Neonatologia Cálculo da média final: A avaliação do aluno quando de seu estágio pela Pediatria Neonatal do HU é realizada fundamentalmente através da observação direta do aluno, isto é, de seu desempenho. São dados importantes a frequência, o interesse e participação, o conhecimento, o relacionamento com os pacientes e seus familiares, com o corpo docente e com os colegas. Este conceito é dado por todos os assistentes envolvidos no ensino daquele aluno. Ao final do estágio, realiza-se uma "prova escrita" que consta de uma discussão de um caso baseado em situações práticas e de uma prova com vinte testes de múltipla escolha. Na contagem final, o conceito tem peso 4, a dissertação sobre o caso clínico tem peso 4 e a prova de testes de múltipla escolha tem peso 2. A avaliação do conceito do aluno será realizada por meio de Instrumento Institucional que pode ser acessado em: bit.ly/conceito-2024 Critérios de aprovação: O Estágio na Neonatologia e o Estágio na Pediatria Clínica compõe a Disciplina MSP 05203 - Estágio Integrado em Pediatria. Para a aprovação, o aluno deverá cumprir frequência de 100%, nas atividades que envolvam responsabilidade e nota mínima de 5,0 (cinco) em cada uma das disciplinas. A nota final será a média das notas desde que seja obtida nota mínima em cada uma delas. Terá direito a uma nova prova (segundo e último recurso) o aluno que obtiver nota na primeira prova entre 3,0 e 4,9. Notas menores do que 3,0 levarão à reprovação do aluno naquela disciplina, sem direito a uma segunda prova. Nesta circunstância, o aluno deverá matricular-se novamente na disciplina.
Norma de Recuperação
Os alunos que não tenham alcançado nota final de aprovação em disciplinas dos cursos de graduação, desde que tenha alcançado (1) freqüência mínima regimental e (2) nota final não inferior a 3,0 (três), poderão efetuar uma recuperação, que consistirá de provas ou trabalhos programados, ou reposição de atividades, a serem realizados entre o final do semestre letivo e até uma semana antes da data máxima de retificação de matrículas, prevista para o semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
Pediatria

1-Pediatria Geral – Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, 2ª ed., Gilio, A.E.; Escobar, A.M.U.; Grisi, S.J.F.E.,  Ed. Atheneu, 2022
2-Urgências e Emergências em Pediatria Geral - Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, 1ª ed., Gilio, A.E.; Grisi, S.; Bousso A.; Paulis M.D.;Ed. Atheneu, 2015
3-Textbook of Pediatrics, 20ª th., Nelson, 2018.
4-Pronto Socorro de Pediatria, 3ª ed., Schvartsman, S. 2018.
5-Pediatria em Consultório, 5a ed., Sucupira, A.C.; L.F.; Kobinger, M.E.B.ª; Saito, M.I.;Bourroul, M.L.M.Zuccolotto, S.M.C., 2010.
6-Tratado de Pediatria -5 Edição- Sociedade Brasileira de Pediatria-2022
7-Demais artigos  e suplemento da Sociedade Brasileira de Pediatria entregues em aulas e discussões
8-Principais Programas do Ministério da Saúde direcionadas à saúde da criança e adolescente 


Pediatria/Neonatologia

A. Nelson Textbook of Pediatrics – Behrman, R. E.; Kliegman, R. M., 19th ed., 2011. B. Neonatology: Pathophysiology and Management of the Newborn – Avery, G. B.; Fletcher,  M. A.; Macdonald, M. G., 6th ed., 2005.  
C. Drugs in Pregnancy and Lactation: a reference guide to fetal and neonatal risk – Briggs, G.  G.; Freeman, R. K.; Summer, J. Y., 9th ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2011. D. Fanaroff and Martin’s neonatal perinatal medicine: diseases of the fetus and infant. – Martin, R. J.; Fanaroff, A. A.; Walsh, M. C. 9th ed. Elsevier, 2010.
E. Série: Neonatology: questions and controversies. – Polin, R. A., ed. Elsevier, 2nd ed, 2012. F. Pediatria Geral – Neonatologia, Pediatria Clínica, Terapia Intensiva. Gilio, A. E., Escobar, A.  M. U., Grisi, S, Bousso, A., Ballester, D., Diniz, E. M. A., Lotufo JPB, Ragazzi, S. L. B., Ibidi,  S. M., Ed. Atheneu, 2011.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Usuários do sistema de saúde em atendimento de hospital terciário
Objetivos da atividade
Oferecer cuidado integral e ético em saúde nesta área aos usuários do SUS
Descrição da atividade
Atendimento a pacientes em ambulatório, enfermaria e pronto socorro
Indicadores de avaliação da atividade
Número de pacientes atendidos; número de procedimentos realizados; grau de satisfação do usuário (avaliado pelo NPS); taxa de abstenção ou evasão dos usuários

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