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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP5203 - Estágio Integrado em Pediatria I
Internship in Pediatrics I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 8
Carga Horária Total: 285 h ( Estágio: 240 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Competência:
> Desenvolver a capacidade de atendimento dos pacientes em regime de internação em enfermarias gerais, formulação hipóteses diagnósticas, identificação de níveis de gravidade, definição de linha de investigação e terapêutica
> Promover saúde e o cuidado ao paciente pediátrico em condições de internação.
> Identificar as principais alterações fisiológicas que ocorrem com o nascimento;
> Descrever e aplicar as medidas de cuidado utilizadas no período neonatal imediato;
> Desenvolver senso de responsabilidade na relação aluno-paciente e treinar os preceitos de ética médica no dia-a-dia.

Habilidades:
> Realizar anamnese pediátrica de forma correta e completa, tanto em condição de atendimento ambulatorial quanto de internação;
> Anotar correta e inteligivelmente os dados de evolução do paciente;
> Elaborar as hipóteses diagnósticas do paciente;
> Propor condutas terapêuticas adequadas para o recém-nascido, para a criança e sua família;
> Escrever de forma correta e ordenada a prescrição médica e a evolução médica;
> Entender os problemas de saúde a partir das características individuais da criança e do contexto social e familiar;

Realizar procedimentos técnicos básicos: 

a)	Coleta de exames: sangue, urina, secreções, suco gástrico, fezes, etc.;
b)	Passagem de catéteres;
c)	Avaliar as condições do RN em sala de parto, segundo a escala de avaliação de vitalidade de apgar;
d)	Executar, sob supervisão, as manobras de reanimação de RN na sala de parto;
e)	Examinar o RN de termo de forma ordenada e sequencial, reconhecendo os sinais físicos que indicam anormalidades;
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2104420 - Alfredo Elias Gilio
2113563 - Ana Maria de Ulhoa Escobar
527821 - Claudio Campi de Castro
2091389 - Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi
 
Programa Resumido
Os itens estão mencionados em "Programa" e são  apenas uma recomendação, o aluno não deve se restringir exclusivamente a estes temas e referências.
 
 
 
Programa
O programa será realizado em 6 (seis) semanas de forma integrada na Divisão de Pediatria e Neonatologia do HU, com participação do Departamento de Radiologia e incluirão o seguinte conteúdo:

- Diarreia Aguda
- Antibióticos
- Asma
- Bronquiolite
- Desidratação e Distúrbios Hidroeletrolíticos
- Doenças Exantemáticas
- Febre sem Sinais Localiz atórios
- Infecção de Partes Moles
- Infecção do Trato Urinár io
- Infecções de vias aéreas sup eriores
- Meningites.
- Pneumonia s/Derrame Pleural
- Tabagismo passivo
- Procedimentos em Parada Cárdio-Respiratória
- Dengue
- Crise epi lética
- Dermatologia em pediatria
- Traumatismo crânio encef álico (TCE)
- Radiologia em pediatria     
- Trauma crânio-encefálico: diagnóstico por imagem
- Fraturas e osteomielite: diagnóstico por imagem
- Doenças do trato respiratório: diagnóstico por im agem
- Padrões ósseas em radiologia
- Infecção do trato urinário: dia gnóstico por imagem
- Doenças do trato gastro-intestinal: diagnóstico por imagem
- Avaliação das cardiopatias congênitas
- Medicina Nuclear: aplicações em pediatria
- Asfixia perinatal, reanimação na sala de parto.
- Icterícia neonatal
- Isoimunização ABO e Rh.
- Distúrbios respiratórios do RN.
- Distúrbios metabólicos do RN.
- Infecções congênitas.
- Transição da circulação fetal à neonatal
- Transmissão vertical de Hepatite B e HIV, formas de prevenção.
- Doença Hemorrágica
- Sepse Neonatal
- Testes de Triagem Neonatal
 
 
 
Avaliação
     
Método
 Prova teórica e prática  Avaliação do desempenho nas atividades teórico-práticas  Avaliação do desempenho ético-profissional com pacientes e colaboradores
Critério
 Prova escrita e/ou oral de múltipla escolha aplicada ao final do curso.  Presença nas atividades ambulatoriais, e pronto-atendimento e de enfermaria. Habilidades no manuseio e cuidados com o paciente. Execução adequada de propedêutica pediátrica.  Relacionamento do aluno com o paciente e com os familiares do paciente. Participação e apresentação de visitas. Preenchimento e organização do prontuário médico.
Norma de Recuperação
Critérios de aprovação: Ter frequentado pelo menos 70% das atividades Ter frequentado 100% das atividades no ambulatório, enfermaria e plantões Nota final de aprovação deve ser igual ou superior a 5 (cinco) Critérios para recuperação: Poderão realizar a recuperação os alunos que frequentaram 70% ou mais das atividades durante o estágio Nota final maior ou igual 3 (três) Forma de recuperação: A recuperação consiste em prova teórica, realizada em até um mês após o término do estágio, complementação do número de atendimentos em finais de semana, participação do ambulatório geral e pronto-socorro em período compatível com a grade do aluno para reposição.
 
Bibliografia
     
a.	Gilio AE, Escobar AMU, Grisi SJFE. Pediatria Geral – Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. São Paulo:  Atheneu;  2011.
 
b.	Marcondes E, Vaz FAC, Ramos JLA, Okay Y. Pediatria básica: pediatria clínica especializada. 9ª ed. São Paulo: Sarvier; 2004. 749p.
 
c.	Kliegman R, Stanton BNF, Schor NF, Geme III JWS, Behrman RE. Nelson Textbook of Pediatrics. 19th ed.  Philadelphia: Elsevier; 2011.
 
d.	Avery GB, Fletcher MA, Macdonald MG. Neonatology: Pathophysiology and Management of the Newborn. 6th ed. Philadelphia : Lippincott, Williams & Wilkins; 2005.
 
e.	Briggs GG, Freeman RK, Yaffe SJ. Drugs in Pregnancy and Lactation: a reference guide to fetal and neonatal risk. 9th ed.  Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2011.
 
f.	Fanaroff AA, Martins RJ, Walsh MC. Fanaroff and Martin’s neonatal perinatal medicine: diseases of the fetus and infant. 9th  ed. Philadelphia: Mosby Elsevier; 2011.
 
g.	Polin RA.  Neonatology: questions and controversies. 2nd ed. Philadelphia: . Elsevier; 2012.
 

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