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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP5208 - Estágio Integrado em Atenção Primária à Saúde e Medicina de Família e Comunidade
Primary Health Care and Family and Community Medicin

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 8
Carga Horária Total: 285 h ( Estágio: 240 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Competência 1 (Acadêmica): 
- Realizar consultas dos problemas ou condições de saúde frequentes, sob supervisão na APS, negociando plano conjunto pertinente ao caso
- Atender problemas ou condições de saúde frequentes sob supervisão: sabe-se por estudos de demanda que entre 25 e 40 problemas ou condições de saúde são responsáveis por mais de 50% dos encontros entre médicos e pacientes na APS. O principal objetivo educacional deste estágio é atender estas condições de forma integrada entre si e com as diferentes competências adquiridas nos primeiros quatro anos do curso. Em cada período de atendimento na unidade o aluno consultará de 2 a 4 pessoas e nas visitas domiciliares (VDs) serão 1 a 2 pessoas por período. É importante que o aluno acompanhe durante o estágio quais condições teve contato. 

Objetivos educacionais a serem adquiridos:
Conhecimentos: 
1.	Conhecer os principais diagnósticos diferenciais que podem estar associados aos motivos de consulta mais comuns na APS
2.	Conhecer os exames complementares que podem ser solicitados para cada condição de saúde
3.	Reconhecer marcadores no subjetivo da consulta e no exame clínico que indiquem a necessidade de solicitar exames complementares
4.	Reconhecer problemas indiferenciados sem sinais de alarme que não necessitam de diagnóstico mais específico para elaboração de plano de cuidados
5.	
6.	Reconhecer determinantes biológicos, psicológicos e sociais dos problemas ou condições com as quais lidou na consulta
7.	Compreender consequências biológicas, psicológicas e sociais do plano terapêutico proposto
8.	Conhecer as diversas profissões presentes no cenário de prática da Atenção Primária
9.	Conhecer os conceitos epidemiológicos associados aos estudos de diagnóstico, prognóstico e tratamento

Habilidades: 
1.	Avaliar probabilidade pré-teste de diagnósticos para decidir quanto à indicação de exames complementares para cada condição
2.	Avaliar se é pertinente para o caso individual solicitação de exames complementares, especificando quando for indicado quais exames são pertinentes, considerando também os riscos associados
3.	Comparar os riscos e  benefícios das estratégias terapêuticas possíveis para cada situação (não farmacológicas e farmacológicas)
4.	Considerar na elaboração do plano conjunto o diálogo multiprofissional

Atitudes:
1.	Buscar evidências científicas na avaliação e na elaboração do plano conjunto
2.	Ter uma atitude ética perante o paciente e sua família
3.	Mostrar interesse e respeito em relação à equipe multiprofissional

Problemas, condições de saúde ou demandas frequentes:

1.	Rastreamento
2.	Hipertensão arterial sistêmica
3.	Infecção aguda do aparelho respiratório superior (IVAS)
4.	Gravidez
5.	Diabetes 
6.	Sintomas depressivos
7.	Contracepção
8.	Medicina preventiva/manutenção de saúde
9.	Lombalgia
10.	Sintomas ansiosos
11.	Hipotiroidismo
12.	Gastroenterocolites
13.	Dislipidemia
14.	Dermatofitose
15.	Amigdalite aguda
16.	Cistites
17.	Asma
18.	Dor abdominal 
19.	Dispepsia
20.	Abuso de tabaco
21.	Obesidade
22.	Dores musculares
23.	Cefaléia
24.	Vaginite/vulvite 
25.	Otite media aguda
26.	Abordagem de dor
27.	Rinite alérgica
28.	 Tontura

Competência 2 (Comunicação): 
- Ser capaz de utilizar o Método Clínico Centrado na Pessoa
O Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) consiste em uma metodologia apropriada para internos e residentes que visa o ensino de habilidades de comunicação e raciocínio clínico, em quatro passos: (1) abordar a enfermidade e a doença; (2) abordar os aspectos individuais, familiares e comunitários; (3) achar um plano comum; (4) investir na relação interno-paciente. Para o treino de habilidades de comunicação, mesmo que haja mais de um aluno no consultório, apenas um aluno deve conduzir a consulta sendo que os demais devem observar e fornecer feedback. 

Objetivos educacionais a serem adquiridos:
Conhecimentos: 
1.	Conhecer os quatro componentes do MCCP
2.	Reconhecer um ou mais componentes em cada consulta
3.	Conhecer os princípios da escuta ativa

Habilidades:
1.	Realizar escuta ativa
2.	Explorar doença, experiência de doença e saúde
3.	Ser capaz de entender a pessoa como um todo, considerando seu contexto familiar e comunitário
4.	Elaborar plano conjunto de manejo dos problemas
5.	Fortalecer o vínculo entre a pessoa e o estudante de medicina
Atitudes:
1.	Apresentar postura de abertura para conhecer e compreender o outro (empatia)
2.	 Observar a presença dos componentes do MCCP em sua prática
3.	Investir na relação com o paciente, que será seguido pela equipe por um longo período
4.	Demonstrar interesse e respeito durante as consultas 

Competência 3 (Profissional): 
- Registrar consultas utilizando o Registro Clínico Orientado por Problemas, de maneira adequada para a APS
Um dos atributos da APS é o cuidado longitudinal, o que diferencia das internações hospitalares ou mesmo consultas em pronto socorro que são, em geral, cuidados pontuais. Desta forma, uma das principais características da APS é o “registro clinico orientado por problemas” que valoriza a longitudinalidade de maneira que a próxima consulta seja continuação da anterior e assim por diante.  

Objetivos educacionais a serem adquiridos:
Conhecimentos:
1.	Conhecer o “registro clínico orientado por problemas” (ou “Problem Oriented Medical Record”
2.	Conhecer as regras básicas para se registrar o subjetivo, a avaliação, um motivo de consulta e um problema
3.	Entender o conceito de “sintoma como diagnóstico”

Habilidades:
1.	Registrar pela metodologia SOAP: subjetivo, objetivo, avaliação e plano
2.	Elaborar lista de problemas
3.	Atualizar a lista de problemas a cada consulta 

Atitudes:
1.	Buscar registrar de maneira concisa e completa
2.	Manter contato visual com o paciente durante a maior parte da consulta, reservando tempo para o registro durante ou ao final da consulta.

Competência 4 (Comunicação): 
- Manejar o tempo de consulta na APS, com tempo suficiente para atendimento e discussão dos casos, traduzindo demandas em necessidades de saúde de modo centrado na pessoa
Manejar o tempo de consulta é uma habilidade fundamental para qualquer médico que tenha atividade em consultório. O tempo de consulta é um valor médio e há variações. A forma que se organiza o acesso e a agenda contribuem para o manejo adequado do tempo de consulta.
 
Objetivos educacionais a serem adquiridos:
Conhecimentos: 
1.	Conhecer um modelo de organização da consulta (Consulta em 7 passos)
2.	Compreender a relação do tempo de consulta com outras variáveis como lista de pacientes e frequência de uso do serviço
3.	Compreender os diversos fatores que interferem no aumento do tempo de consulta como interrupção e má organização da consulta

Habilidades:
1.	Realizar escuta ativa
2.	Identificar as demandas importantes para a pessoa em cada consulta
3.	Pactuar com a pessoa as demandas mais importantes de serem abordadas naquela consulta (considerando a agenda da pessoa e a agenda médica)
4.	Explorar as queixas com atenção à maneira de perguntar (perguntas abertas, cardápio de opções, perguntas fechadas)
5.	Conciliar a avaliação técnico-científica e o raciocínio biomédico com uma explicação que faça sentido para a pessoa
6.	Comunicar riscos e benefícios de intervenções (exames complementares, tratamentos não farmacológicos e farmacológicos)
7.	Negociar plano conjunto de manejo dos problemas considerando as evidências científicas e as potencialidades, idéias, expectativas, valores e crenças da pessoa
8.	Finalizar tipos diferentes de consultas em tempo adequado para cobrir as demandas 

Atitudes:
1.	Valorizar a pontualidade para iniciar e concluir as consultas
2.	Estar aberto para escutar o outro e acolher suas singularidades
3.	Observar-se em ação com interesse aprimorar habilidades de comunicação

Competência 5 (Defensor da saúde): 
- Aplicar os atributos da APS nos atendimentos, sob supervisão, de maneira integrada e com atenção especial à a longitudinalidade
Episódio de cuidado “tem início desde o momento em que o problema de saúde (ou a doença) é apresentado ao profissional e termina na finalização da última consulta concernente àquelas questões” . A longitudinalidade é um dos quatro atributos nucleares da atenção primária à saúde e envolve o vínculo. Em geral, o atributo longitudinalidade é global e aprimorado pelos profissionais ao longo do tempo e, portanto, mais especifico da atenção primária, sendo que continuidade seria mais relacionado a episódios de cuidado e, portanto, um conceito compartilhado com a atenção secundária. 

Objetivos educacionais a serem adquiridos:
Conhecimentos: 
1.	Reconhecer o atributo longitudinalidade 
2.	Reconhecer a integralidade
3.	Reconhecer a coordenação do cuidado
4.	Reconhecer o acesso
5.	Entender através do Primary Care Assessment Tool (PCATool) versão adulto, como este atributo pode ser avaliado

Habilidades:
1.	Ser capaz de avaliar quais condições necessitam de seguimento
2.	Avaliar a “demora permitida”  de cada condição 

Atitudes:
1.	Se propor a dar continuidade ao episódio de cuidado sempre que possível e for necessário agendando consultas de retorno a partir da discussão com o preceptor/ tutor/ residente
2.	Criar vínculo com o paciente e a família e aprimorar a relação aprendiz-paciente a cada encontro
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
734808 - Gustavo Diniz Ferreira Gusso
1449677 - Nelson da Cruz Gouveia
1519636 - Paulo Andrade Lotufo
2260151 - Paulo Rossi Menezes
3647532 - Rodrigo Diaz Olmos
 
Programa Resumido
O estágio será realizado em seis semanas, oito horas diárias seguindo a rotina de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e da equipe, acordado com o Profissional de Ensino e Pesquisa (PEP) ou discutidor responsável.
 
 
 
Programa
Serão oito horas diárias de atividades com uma hora de almoço seguindo a rotina da UBS e da equipe e combinado com o Profissional de Ensino e Pesquisa (PEP) ou discutidor responsável. A participação nas reuniões gerais do serviço que ocorrem às quartas feiras no Centro de Saúde Escola Butantã e/ou virtualmente das 17:30 as 19:00 é opcional.

As atividades se dividem em:

A. Atividades sob supervisão na Unidade Básica de Saúde:

1.	Atendimento e discussão de casos de consultas do dia
2.	Atendimento e discussão de casos de consultas agendadas
3.	Procedimentos como colocação de DIU 
4.	Visitas domiciliares
5.	Reuniões de equipe
6.	Participação em atividades em grupos
7.	Observação direta de consultas para discussão de aspectos de comunicação e estruturação de consultas

O aluno deve seguir a rotina da unidade sob orientação do profissional de ensino e pesquisa (PEP).

Horário e local: De segunda a sexta nos horários determinados pelo Profissional de Ensino e Pesquisa (PEP), tutor, preceptor ou responsável, exceto às quartas e segundas à tarde

B. Aulas de Atenção Primária à Saúde
Horário e local: quartas à tarde conforme grade presencialmente na FMUSP ou de acordo com a orientação do professor

C. Aulas e seminários de epidemiologia
Horário e local: algumas segundas à tarde conforme grade presencialmente na FMUSP ou de acordo com a orientação do professor

D. Problem Based Interview (PBI): 
Análise de consultas filmadas. As orientações estão na pasta específica. TODOS OS ALUNOS DEVEM POSTAR AO MENOS UM VÍDEO NA PASTA CORRESPONDENTE DO CLASSROOM ATÉ A PRIMEIRA SESSÃO DE PBI. Este será um importante critério para avaliação da participação nesta atividade. É possível filmar com celulares e tablets desde que sejam testados tanto o som quanto o ângulo previamente, enquadrando paciente e aluno, e nunca filmando o exame físico. Sempre postar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido no Classroom. 

Horário e local: Presencial, na FMUSP, locais a serem comunicados pelos preceptores, às quartas feiras das 08 às 12 conforme grade (na primeira semana do curso não ocorre PBI para dar tempo de filmarem e em algum semana seguinte ocorre duas vezes, na segunda à tarde e na quarta de manhã).

E. Narrativa e Registro Orientado a Problemas: 
Todos devem postar no Google Classroom uma narrativa em word ou PDF até a última sexta-feira do estágio com o nome do aluno e número da panela no título do arquivo; as orientações estão em uma pasta específica. 

F. Oficinas de comunicação e Introdução à Disciplina:
Primeiras segunda-feira à tarde e quarta-feira de manhã de toda panela, ou conforme cronograma estabelecido no início do estágio. 

Local: Presencial, na FMUSP, locais a serem comunicados pelos preceptores. Segunda à tarde às 14:00 e quarta de manhã às 08:00.

Antes do início do curso devem ser cumpridas algumas tarefas como:
1.	Divisão do grupo grande em subgrupos de acordo com a orientação dos preceptores
2.	Escolha das Unidades conforme vagas disponibilizadas pelos preceptores 
3.	Leitura do Manual do Curso

Ao longo do curso o aluno deve:
1.	Ler as orientações para Narrativas
2.	Ler o exemplo de narrativa
3.	Ler a bibliografia obrigatória
4.	Estudar os tópicos da prova

Observação: pode haver variações nos dias ou períodos das atividades, portanto os alunos devem seguir a grade disponibilizada no início do estágio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Conceito Narrativa Prova Participação no PBI (Problem Based Interview) Frequência
Critério
● Frequência exigida de 100% em atividades práticas (incluindo PBIs) - faltas apenas com justificativa conforme norma da secretaria de Graduação – solicitações de abonos de faltas devem ser encaminhadas com antecedência para a Secretaria de Graduação a fim de apreciação da justificativa. Não serão aceitas justificativas relacionadas a compromissos de caráter pessoal não urgentes. Todas as faltas justificadas precisam ser repostas (a possibilidade de reposição para completar 100% de frequência no estágio depende da disponibilidade do estágio e não é garantida, o que pode também acarretar em reprovação por frequência). Faltas não justificadas não têm direito à reposição e implicam em reprovação no estágio. ● Frequência mínima exigida de 70% em atividades teóricas (aulas e seminários). ● Cada uma das notas deve ser maior do que 5,0. ● A narrativa precisa ser entregue. ● Média final = (Nota de conceito) x 0,5 + (Nota da Participação no PBI) x 0,2 + (Nota da prova discursiva x 0,4 + Nota da objetiva x 0,6) x 0,2 + Entrega/ Nota da Narrativa e SOAP x 0,1.
Norma de Recuperação
Têm direito a recuperação (nova prova) os alunos que tiverem média final abaixo de 5,0 na prova e atingirem os seguintes critérios: ● Frequência de 100% prática e mínima de 70% teórica ● Nota de conceito maior ou igual a 5,0 ● Nota da participação no PBI maior ou igual a 5,0 ● Narrativa entregue.
 
Bibliografia
     
1.	Gusso G, Machado LBM. Atenção Primária à Saúde. Em Gusso G, Lopes JM, Dias L. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. ArtMed: Porto Alegre, 2019.
2.	Gusso G, Lopes JMC. Registro de Saúdo Orientado por Problemas. Em Gusso G, Lopes JM, Dias L. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. ArtMed: Porto Alegre, 2019.
3.	Ramos, V. (2009). A consulta em 7 passos. Execução e análise crítica de consultas em Medicina Geral e Familiar. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 25(2), 208–20. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v25i2.10609
4.	Stewart M, Brown JB, Weston WW, Freeman TR, McWilliam CL. Introdução. Em Stewart M, Brown JB, Weston WW, McWhinney IR, McWilliam CL, Freeman TR. Medicina Centrada na Pessoa: Transformando o método clinico. 3a ed. Porto Alegre: Artmed, 2017
5.	Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família. Manual do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária à Saúde : PCATool-Brasil – 2020 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2020.
6.	Oliveira MMC, Harzheim E, Riboldi J, Duncan BB. PCATool-ADULTO-BRASIL: uma versão reduzida. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2013; 8(29):256-63. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc8(29)823
7.	AAFP (homepage on the internet). Adult Preventive Health Care Schedule: Recommendations from the USPSTF (as of August 16, 2019) (acessado em 17 de julho de 2022). Disponível em:  https://www.aafp.org/dam/AAFP/documents/journals/afp/USPSTFHealthCareSchedule2019.pdf 
8.	Moynihan R, Doust J, Henry D. Preventing overdiagnosis: how to stop harming the healthy. BMJ. 2012 May 28;344:e3502.
9.	Langewitz W. Spontaneous talking time at start of consultation in outpatient clinic: cohort study. BMJ 2002;325:682-3
10.	Soler JK, Okkes I. Reasons for encounter and symptom diagnoses: a superior description of patients' problems in contrast to medically unexplained symptoms (MUS). Fam Pract. 2012 Jun;29(3):272-82. doi: 10.1093/fampra/cmr101.
11.	Rizo CA, Jadad AR, Enkin M. What's a good doctor and how do you make one? Doctors should be good companions for people. BMJ. 2002 Sep 28;325(7366):711; author reply 711. PMID: 12351369; PMCID: PMC1124230.

As demais referências estarão no Google Classroom. 
A bibliografia mandatória poderá ser cobrada nas atividades do Problem Based Interview (PBI) e na prova.
 

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