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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP5208 - Estágio Integrado em Atenção Primária à Saúde e Medicina de Família e Comunidade
Primary Health Care and Family and Community Medicin

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 8
Carga Horária Total: 285 h ( Estágio: 240 h )
Carga Horária de Extensão: 72 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Colaborador, Comunicador, Cuidador, Gestor/Líder, Profissional, Estudioso, Defensor da saúde (Health advocate)
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
734808 - Gustavo Diniz Ferreira Gusso
1519636 - Paulo Andrade Lotufo
2260151 - Paulo Rossi Menezes
3647532 - Rodrigo Diaz Olmos
 
Programa Resumido
1.	Atividades

Horário das atividades: serão oito horas diárias de atividades com uma hora de almoço seguindo a rotina da UBS e da equipe e combinado com o Profissional de Ensino e Pesquisa (PEP) ou discutidor responsável. A participação nas reuniões gerais do serviço que ocorrem às quartas feiras no Centro de Saúde Escola Butantã e/ou virtualmente das 17:30 as 19:00 é opcional.

As atividades se dividem em:

A.	Atividades sob supervisão na Unidade Básica de Saúde:
1.	Atendimento e discussão de casos de consultas do dia
2.	Atendimento e discussão de casos de consultas agendadas
3.	Procedimentos como colocação de DIU 
4.	Visitas domiciliares
5.	Reuniões de equipe
6.	Participação em atividades em grupos
7.	Observação direta de consultas para discussão de aspectos de comunicação e estruturação de consultas

O aluno deve seguir a rotina da unidade sob orientação do profissional de ensino e pesquisa (PEP).
Horário e local: De segunda a sexta nos horários determinados pelo Profissional de Ensino e Pesquisa (PEP), tutor, preceptor ou responsável, exceto às quartas e segundas à tarde

B.	Aulas de Atenção Primária à Saúde
Horário e local: quartas à tarde conforme grade presencialmente na FMUSP ou de acordo com a orientação do professor

C.	Aulas e seminários de epidemiologia
Horário e local: algumas segundas à tarde conforme grade presencialmente na FMUSP ou de acordo com a orientação do professor

D.	Problem Based Interview (PBI): 
Análise de consultas filmadas. As orientações estão na pasta específica. TODOS OS ALUNOS DEVEM POSTAR AO MENOS UM VÍDEO NA PASTA CORRESPONDENTE DO CLASSROOM ATÉ A PRIMEIRA SESSÃO DE PBI. Este será um importante critério para avaliação da participação nesta atividade. É possível filmar com celulares e tablets desde que sejam testados tanto o som quanto o ângulo previamente, enquadrando paciente e aluno, e nunca filmando o exame físico. Sempre postar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido no Classroom. 

Horário e local: Presencial, na FMUSP, locais a serem comunicados pelos preceptores, às quartas feiras das 08 às 12 conforme grade (na primeira semana do curso não ocorre PBI para dar tempo de filmarem e em algum semana seguinte ocorre duas vezes, na segunda à tarde e na quarta de manhã).

E.	Narrativa e Registro Orientado a Problemas: 
Todos devem postar no Google Classroom uma narrativa em word ou PDF até a última sexta-feira do estágio com o nome do aluno e número da panela no título do arquivo; as orientações estão em uma pasta específica. 

F.	Oficinas de comunicação e Introdução à Disciplina:
Primeiras segunda-feira à tarde e quarta-feira de manhã de toda panela, ou conforme cronograma estabelecido no início do estágio. 

Local: Presencial, na FMUSP, locais a serem comunicados pelos preceptores. Segunda à tarde às 14:00 e quarta de manhã às 08:00.

*Antes do início do curso devem ser cumpridas algumas tarefas como:
1.	Divisão do grupo grande em subgrupos de acordo com a orientação dos preceptores
2.	Escolha das Unidades conforme vagas disponibilizadas pelos preceptores 
3.	Leitura do Manual do Curso

*Ao longo do curso o aluno deve:
1.	Ler as orientações para Narrativas
2.	Ler o exemplo de narrativa
3.	Ler a bibliografia obrigatória
4.	Estudar os tópicos da prova

Observação: pode haver variações nos dias ou períodos das atividades, portanto os alunos devem seguir a grade disponibilizada no início do estágio.

2.	Tutores e preceptores
Profissionais de ensino e pesquisa (PEPs): Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) conta com pelo menos um médico contratado especificamente para o fomento, organização e desenvolvimento das atividades de ensino, tanto dos alunos dos diversos cursos de graduação quanto das próprias Equipes de Saúde da Família (ESF). São, em maioria, oriundos de ESFs e escolhidos por apresentarem perfil adequado para a função.
Tutores: Médicos responsáveis por uma ESF que receberá os internos para treinamento. Possuem residência / especialização em Medicina de Família e Comunidade ou experiência comprovada na função.
Residentes de medicina de família e comunidade: residentes que têm ao menos 60% da carga horária na Unidade Básica de Saúde e se especializam em medicina geral e atenção primária à saúde com foco na prática ambulatorial e comunitária. 
Preceptor da graduação: é uma importante referência dos alunos e responsável pela coordenação da disciplina junto aos professores.
 
 
 
Programa
Competência 1 (Acadêmica): Realizar consultas dos problemas ou condições de saúde frequentes, sob supervisão na APS, negociando plano conjunto pertinente ao caso
Atender problemas ou condições de saúde frequentes sob supervisão: sabe-se por estudos de demanda que entre 25 e 40 problemas ou condições de saúde são responsáveis por mais de 50% dos encontros entre médicos e pacientes na APS. O principal objetivo educacional deste estágio é atender estas condições de forma integrada entre si e com as diferentes competências adquiridas nos primeiros quatro anos do curso. Em cada período de atendimento na unidade o aluno consultará de 2 a 4 pessoas e nas visitas domiciliares (VDs) serão 1 a 2 pessoas por período. É importante que o aluno acompanhe durante o estágio quais condições teve contato. 

Objetivos educacionais a serem adquiridos:
Conhecimentos: 
1. Conhecer os principais diagnósticos diferenciais que podem estar associados aos motivos de consulta mais comuns na APS
2. Conhecer os exames complementares que podem ser solicitados para cada condição de saúde
3. Reconhecer marcadores no subjetivo da consulta e no exame clínico que indiquem a necessidade de solicitar exames complementares
4. Reconhecer problemas indiferenciados sem sinais de alarme que não necessitam de diagnóstico mais específico para elaboração de plano de cuidados
5. Reconhecer determinantes biológicos, psicológicos e sociais dos problemas ou condições com as quais lidou na consulta	
6. Compreender consequências biológicas, psicológicas e sociais do plano terapêutico proposto
7. Conhecer as diversas profissões presentes no cenário de prática da Atenção Primária
8. Conhecer os conceitos epidemiológicos associados aos estudos de diagnóstico, prognóstico e tratamento	


Habilidades: 
1. Avaliar probabilidade pré-teste de diagnósticos para decidir quanto à indicação de exames complementares para cada condição
2. Avaliar se é pertinente para o caso individual solicitação de exames complementares, especificando quando for indicado quais exames são pertinentes, considerando também os riscos associados
3. Comparar os riscos e  benefícios das estratégias terapêuticas possíveis para cada situação (não farmacológicas e farmacológicas)
4. Considerar na elaboração do plano conjunto o diálogo multiprofissional


Atitudes:
1. Buscar evidências científicas na avaliação e na elaboração do plano conjunto
2. Ter uma atitude ética perante o paciente e sua família
3. Mostrar interesse e respeito em relação à equipe multiprofissional

Problemas, condições de saúde ou demandas freqüentes:
1. Rastreamento
2. Hipertensão arterial sistêmica
3. Infecção aguda do aparelho respiratório superior (IVAS)
4. Gravidez
5. Diabetes 
6. Sintomas depressivos
7. Contracepção
8. Medicina preventiva/manutenção de saúde
9. Lombalgia
10. Sintomas ansiosos
11. Hipotiroidismo
12. Gastroenterocolites
13. Dislipidemia
14. Dermatofitose
15. Amigdalite aguda
16. Cistites
17. Asma
18. Dor abdominal 
19. Dispepsia
20. Abuso de tabaco
21. Obesidade
22. Dores musculares
23. Cefaléia
24. Vaginite/vulvite 
25. Otite media aguda
26. Abordagem de dor
27. Rinite alérgica
28. Tontura

Competência 2 (Comunicação): Ser capaz de utilizar o Método Clínico Centrado na Pessoa
O Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) consiste em uma metodologia apropriada para internos e residentes que visa o ensino de habilidades de comunicação e raciocínio clínico, em quatro passos: (1) abordar a enfermidade e a doença; (2) abordar os aspectos individuais, familiares e comunitários; (3) achar um plano comum; (4) investir na relação interno- paciente. Para o treino de habilidades de comunicação, mesmo que haja mais de um aluno no consultório, apenas um aluno deve conduzir a consulta sendo que os demais devem observar e fornecer feedback. 

Objetivos educacionais a serem adquiridos:
Conhecimentos: 
1. Conhecer os quatro componentes do MCCP
2. Reconhecer um ou mais componentes em cada consulta
3. Conhecer os princípios da escuta ativa

Habilidades:
1. Realizar escuta ativa
2. Explorar doença, experiência de doença e saúde
3. Ser capaz de entender a pessoa como um todo, considerando seu contexto familiar e comunitário
4. Elaborar plano conjunto de manejo dos problemas
5. Fortalecer o vínculo entre a pessoa e o estudante de medicina


Atitudes:
1. Apresentar postura de abertura para conhecer e compreender o outro (empatia)
2. Observar a presença dos componentes do MCCP em sua prática
3. Investir na relação com o paciente, que será seguido pela equipe por um longo período
4. Demonstrar interesse e respeito durante as consultas 

Competência 3 (Profissional): Registrar consultas utilizando o Registro Clínico Orientado por Problemas, de maneira adequada para a APS.
Um dos atributos da APS é o cuidado longitudinal, o que diferencia das internações hospitalares ou mesmo consultas em pronto socorro que são, em geral, cuidados pontuais. Desta forma, uma das principais características da APS é o “registro clinico orientado por problemas” que valoriza a longitudinalidade de maneira que a próxima consulta seja continuação da anterior e assim por diante.  

Objetivos educacionais a serem adquiridos:

Conhecimentos:
1. Conhecer o "registro clínico orientado por problemas" (ou "Problem Oriented Medical Record")
2. Conhecer as regras básicas para se registrar o subjetivo, a avaliação, um motivo de consulta e um problema
3. Entender o conceito de "sintoma como diagnóstico"

Habilidades:
1. Registrar pela metodologia SOAP: subjetivo, objetivo, avaliação e plano
2. Elaborar lista de problemas
3. Atualizar a lista de problemas a cada consulta 

Atitudes:
1. Buscar registrar de maneira concisa e completa
2. Manter contato visual com o paciente durante a maior parte da consulta, reservando tempo para o registro durante ou ao final da consulta

Competência 4 (Comunicação): Manejar o tempo de consulta na APS, com tempo suficiente para atendimento e discussão dos casos, traduzindo demandas em necessidades de saúde de modo centrado na pessoa.
Manejar o tempo de consulta é uma habilidade fundamental para qualquer médico que tenha atividade em consultório. O tempo de consulta é um valor médio e há variações. A forma que se organiza o acesso e a agenda contribuem para o manejo adequado do tempo de consulta. 
Objetivos educacionais a serem adquiridos:

Conhecimentos: 
1. Conhecer um modelo de organização da consulta (Consulta em 7 passos)
2. Compreender a relação do tempo de consulta com outras variáveis como lista de pacientes e frequência de uso do serviço
3. Compreender os diversos fatores que interferem no aumento do tempo de consulta como interrupção e má organização da consulta

Habilidades:
1. Realizar escuta ativa
2. Identificar as demandas importantes para a pessoa em cada consulta
3. Pactuar com a pessoa as demandas mais importantes de serem abordadas naquela consulta (considerando a agenda da pessoa e a agenda médica)
4. Explorar as queixas com atenção à maneira de perguntar (perguntas abertas, cardápio de opções, perguntas fechadas)
5. Conciliar a avaliação técnico-científica e o raciocínio biomédico com uma explicação que faça sentido para a pessoa
6. Comunicar riscos e benefícios de intervenções (exames complementares, tratamentos não farmacológicos e farmacológicos)
7. Negociar plano conjunto de manejo dos problemas considerando as evidências científicas e as potencialidades, idéias, expectativas, valores e crenças da pessoa
8. Finalizar tipos diferentes de consultas em tempo adequado para cobrir as demandas 

Atitudes:
1. Valorizar a pontualidade para iniciar e concluir as consultas
2. Estar aberto para escutar o outro e acolher suas singularidades
3. Observar-se em ação com interesse aprimorar habilidades de comunicação

Competência 5 (Defensor da saúde): Aplicar os atributos da APS nos atendimentos, sob supervisão, de maneira integrada e com atenção especial à a longitudinalidade

Episódio de cuidado "tem início desde o momento em que o problema de saúde (ou a doença) é apresentado ao profissional e termina na finalização da última consulta concernente àquelas questões" . A longitudinalidade é um dos quatro atributos nucleares da atenção primária à saúde e envolve o vínculo. Em geral, o atributo longitudinalidade é global e aprimorado pelos profissionais ao longo do tempo e, portanto, mais especifico da atenção primária, sendo que continuidade seria mais relacionado a episódios de cuidado e portanto um conceito compartilhado com a atenção secundária. 

Objetivos educacionais a serem adquiridos:

Conhecimentos: 
1. Reconhecer o atributo longitudinalidade 
2. Reconhecer a integralidade
3. Reconhecer a coordenação do cuidado
4. Reconhecer o acesso
5. Entender através do Primary Care Assessment Tool (PCATool) versão adulto, como este atributo pode ser avaliado

Habilidades:
1. Ser capaz de avaliar quais condições necessitam de seguimento
2. Avaliar a "demora permitida" de cada condição 

Atitudes:
1. Se propor a dar continuidade ao episódio de cuidado sempre que possível e for necessário agendando consultas de retorno a partir da discussão com o preceptor/ tutor/ residente
2. Criar vínculo com o paciente e a família e aprimorar a relação aprendiz-paciente a cada encontro

ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS

Estratégias educacionais: Aula teórica, Aula prática, Atividade em pequenos grupos, Vídeo aulas, Prática assistencial supervisionada, Google Classroom

Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Unidade Básica de Saúde, Comunidade, Domicílio


https://docs.google.com/document/d/1qzYFBAS7y7HY3dwm6XmspIIYjjYIeun9-uJWQhMRSN4/edit?usp=drive_link
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias de avaliação do desempenho dos estudantes: Teste de múltipla escolha, Prova dissertativa, OSCE, PBI, Narrativa Feedback A avaliação será composta de quatro partes: 1. Avaliação global de conceito sob responsabilidade dos tutores, PEPs e/ou preceptores 2. Narrativa/ SOAP: a. Narrativa: texto livre em forma de narrativa que descreve o encontro b. Registro sob a forma de SOAP e lista de problemas Deve ser postado no Google Classroom até último dia do estágio em word ou PDF com o nome do aluno e número da panela no título do arquivo 3. Participação na atividade Problem Based Interview (PBI) 4. Prova: discursiva e/ou teste Controle de frequência: Lista de assinatura e verificação de presença individual pelo preceptor de cada UBS.
Critério
Cálculo da média final: Critérios para aprovação: Média final = [(Nota de conceito)/2 + [(Nota da Participação no PBI) + (Nota da prova discursiva x 0,4 + Nota da objetiva x 0,6) x (Nota da Narrativa e SOAP)]/2. Critérios de aprovação: - Frequência exigida de 100% em atividades práticas (incluindo PBIs) - faltas apenas com justificativa conforme norma da secretaria de Graduação – solicitações de abonos de faltas devem ser encaminhadas com antecedência para a Secretaria de Graduação a fim de apreciação da justificativa. Não serão aceitas justificativas relacionadas a compromissos de caráter pessoal não urgentes. Todas as faltas justificadas precisam ser repostas, com flexibilização de até 2 dias de atestado médico (a possibilidade de reposição para completar 100% de frequência no estágio depende da disponibilidade do estágio e não é garantida, o que pode também acarretar em reprovação por frequência). Faltas não justificadas não têm direito à reposição e implicam em reprovação no estágio. - Cada aluno terá direito a um período de 4hs livre a ser escolhido dentre os períodos de prática na UBS. Este período deve ser combinado com o supervisor direto de sua UBS previamente e não deve coincidir com outros alunos da mesma UBS. - Frequência mínima exigida de 70% em atividades teóricas (aulas e seminários). - Cada uma das notas deve ser maior do que 5,0.
Norma de Recuperação
Normas e datas previstas para recuperação: Têm direito a recuperação (nova prova) os alunos que tiverem média final abaixo de 5,0 na prova e atingirem os seguintes critérios: - Frequência de 100% prática e mínima de 70% teórica - Nota de conceito maior ou igual a 5,0 - Nota da participação no PBI maior ou igual a 5,0 - Nota da Narrativa+SOAP maior ou igual a 5,0
 
Bibliografia
     
- Gusso G, Lopes JMC. Registro de saúde orientado por problemas. In Gusso G, Lopes JM, Dias L. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. ArtMed: Porto Alegre, 2019.
- Lopes JMC, Dias LC. Consulta e abordagem centrada na pessoa. In Gusso G, Lopes JM, Dias L. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. ArtMed: Porto Alegre, 2019.
-Stewart M, Brown JB, Weston WW, Freeman TR,  McWilliam CL, Introdução. In Stewart M, Brown JB, Weston WW, McWhinney IR, McWilliam CL, Freeman TR. Medicina Centrada na Pessoa: Transformando o método clinico. 3a ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. 
- Gusso G, Machado LBM. Atenção Primária à Saúde. In Gusso G, Lopes JM, Dias L. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. ArtMed: Porto Alegre, 2019.
- Ramos, V. (2009). A consulta em 7 passos. Execução e análise crítica de consultas em Medicina Geral e Familiar. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 25(2), 208–20. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v25i2.10609
- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família. Manual do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária à Saúde : PCATool-Brasil – 2020 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2020.
- Oliveira MMC, Harzheim E, Riboldi J, Duncan BB. PCATool-ADULTO-BRASIL: uma
versão reduzida. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2013; 8(29):256-63. Disponível em: http://
dx.doi.org/10.5712/rbmfc8(29)823
- Adult Preventive Health Care Schedule: Recommendations from the USPSTF (as of May 9, 2022) - 
https://www.aafp.org/dam/AAFP/documents/journals/afp/USPSTFHealthCareSchedule2022.pdf
- Moynihan R, Doust J, Henry D. Preventing overdiagnosis: how to stop harming the healthy. BMJ. 2012 May 28;344:e3502. doi: 10.1136/bmj.e3502. PMID: 22645185.
- Soler JK, Okkes I. Reasons for encounter and symptom diagnoses: a superior description of patients' problems in contrast to medically unexplained symptoms (MUS). Fam Pract. 2012 Jun;29(3):272-82. doi: 10.1093/fampra/cmr101. Epub 2012 Feb 3. PMID: 22308181.
- Langewitz W, Denz M, Keller A, Kiss A, Rüttimann S, Wössmer B. Spontaneous talking time at start of consultation in outpatient clinic: cohort study. BMJ. 2002 Sep 28;325(7366):682-3. doi: 10.1136/bmj.325.7366.682. PMID: 12351359; PMCID: PMC126654.
- Hurwitz B, Vass A. What's a good doctor, and how can you make one? BMJ. 2002 Sep 28;325(7366):667-8. doi: 10.1136/bmj.325.7366.667. PMID: 12351341; PMCID: PMC1124203.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Usuários do sistema de saúde em atendimento na rede de atenção primária à saúde
Objetivos da atividade
Oferecer cuidado integral e ético em saúde nesta área aos usuários do SUS
Descrição da atividade
Atendimento a pacientes em ambulatório em Unidade Básica de Saúde
Indicadores de avaliação da atividade
Número de pacientes atendidos; número de procedimentos realizados; grau de satisfação do usuário (avaliado pelo NPS); taxa de abstenção ou evasão dos usuários

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