Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP6202 - Estágio Integrado em Pediatria II
Internship in Pediatrics II

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 10
Carga Horária Total: 375 h ( Estágio: 300 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Para desenvolver a competência de comunicador: Coletar, registrar e transmitir as informações relevantes ao quadro clínico da criança e do adolescente em serviço de urgência e emergência e em internação em enfermaria de pediatria clínica de forma clara, concisa e completa; orientar pacientes e familiares quanto ao diagnóstico e tratamento de forma clara, completa e compreensível.

Para desenvolver a competência de profissionalismo médico: Conhecer e aplicar normas de segurança do trabalho em ambiente hospitalar e do estágio; Demonstrar comportamento e atitudes fundamentais para o exercício da profissão (atitude ética, humana e respeitosa, compromisso com o serviço, honestidade e pontualidade); Reconhecer e respeitar o contexto sócio cultural e religioso do paciente e sua família.

Para desenvolver a competência de colaborador: Trabalhar com equipes médica e interprofissional (demonstrando respeito, comunicação, compromisso) em todos os setores do pronto socorro e da enfermaria de pediatria clínica; Reconhecer a necessidade de interconsulta multiprofissional.

Para desenvolver a competência de gestor e/ou líder: Gerenciar tempo, equipe, recursos e escala de plantões.

Para desenvolver a competência de cuidador e promotor da saúde: Cuidar da criança e do adolescente em ambiente de urgência e emergência; Acompanhar a criança e o adolescente hospitalizados; Planejar alta hospitalar; Estabelecer vínculo com a família e compartilhar o cuidado do paciente.

Para desenvolver a competência de contínuo estudo e aprendizado: Reconhecer sua necessidade de aprendizado e realizar auto-gestão da aquisição de conhecimento; Realizar aprendizagem colaborativa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
59002 - Magda Maria Sales Carneiro Sampaio
11569238 - Nara Vasconcelos Cavalcanti
 
Programa Resumido
Estágio em pronto socorro e enfermaria de pediatria clínica geral em hospital terciário.
 
 
 
Programa
Realização de atendimento clínico de pronto socorro e evolução em enfermarias de pronto socorro e de pediatria clínica (história dirigida de pronto socorro; história médica completa em enfermaria de pediatria clínica; anamnese, exame físico, raciocínio clínico e plano terapêutico); 
Participação em discussão de casos, visitas médicas e interdisciplinares em pronto socorro pediátrico e enfermeira de pediatria clínica em hospital terciário. 
Desenvolvimento e cumprimento de escala de plantões e utilização eficiente do tempo no campo de atendimento. 
Participação em atividades didáticas (TBL, discussão de casos, simulação, vídeo aulas, discussão de aspectos éticos da prática médica);
O conteúdo das atividades didáticas incluirá: 
Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PCR e distúrbios de ritmo)
Principais emergências em pediatria (Insuficiência respiratória, EME, choque, anafilaxia, intoxicações exógenas, distúrbios hidroeletrolíticos e do equilíbrio ácido-base)
Intercorrências agudas na criança e adolescente com doença crônica (cetoacidose diabética, crise asmática grave, crise falciforme, emergência no paciente portador de imunodeficiências)
Maus tratos 
Principais síndromes clínicas em pediatria
Principais doenças crônicas da criança e do adolescente (anemia falciforme, fibrose cística, imunodeficiências, síndrome nefrótica)
Patologias cirúrgicas em pediatria
Cuidado da criança e do adolescente hospitalizado
As atividades serão desenvolvidas no pronto socorro e na enfermaria de pediatria clínica do Instituto da Criança e do adolescente do HCFMUSP, além de ambiente virtual de aprendizado, sala de aula e Laboratório de Habilidades da FMUSP;
 
 
 
Avaliação
     
Método
Teste de múltipla escolha, OSCE, Portfolio, Obtenção de 3 feedbacks por assistentes. Controle de frequência: Realizado nas provas
Critério
Critérios de aprovação: Nota final maior ou igual a 7,0 para aprovação (nota mínima na prova escrita igual a 5,0). Cálculo da média final: 30 % prova teórica (80 testes), 30 % prova prática (OSCE), 40 % de Conceito (1/4 Portifólio, 1/2 conceito global, 1/4 feedbacks)
Norma de Recuperação
(Critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos): Critério de aprovação: nota igual ou superior a 5,0 nas provas E no conceito. Caso as notas das 2 provas sejam inferiores a 5,0, o aluno passará pelo processo de Recuperação. Caso a nota de Conceito final seja inferior a 5,0 (mesmo com nota em provas igual ou maior de 5,0), o aluno será reprovado, tendo que refazer o estágio. Caso o aluno apresente 25% de falta nas atividades didáticas presenciais, o aluno será reprovado, tendo que refazer o estágio. Critério de reprovação: notas das provas de recuperação forem inferior a 5,0 e/ou a nota de conceito final for inferior a 5,0 e/ou apresente 25% de falta nas atividades didáticas presenciais
 
Bibliografia
     
- Pronto Socorro em Pediatria: Coleção ICR - 3ª edição, Editora Manole de 2018
- Artigos, textos e aulas disponibilizadas na plataforma digital (Google Classroom)
 

Clique para consultar os requisitos para MSP6202

Clique para consultar o oferecimento para MSP6202

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP