Para desenvolver a competência de comunicador: Coletar, registrar e transmitir as informações relevantes ao quadro clínico da criança e do adolescente em serviço de urgência e emergência e em internação em enfermaria de pediatria clínica de forma clara, concisa e completa; orientar pacientes e familiares quanto ao diagnóstico e tratamento de forma clara, completa e compreensível. Para desenvolver a competência de profissionalismo médico: Conhecer e aplicar normas de segurança do trabalho em ambiente hospitalar e do estágio; Demonstrar comportamento e atitudes fundamentais para o exercício da profissão (atitude ética, humana e respeitosa, compromisso com o serviço, honestidade e pontualidade); Reconhecer e respeitar o contexto sócio cultural e religioso do paciente e sua família. Para desenvolver a competência de colaborador: Trabalhar com equipes médica e interprofissional (demonstrando respeito, comunicação, compromisso) em todos os setores do pronto socorro e da enfermaria de pediatria clínica; Reconhecer a necessidade de interconsulta multiprofissional. Para desenvolver a competência de gestor e/ou líder: Gerenciar tempo, equipe, recursos e escala de plantões. Para desenvolver a competência de cuidador e promotor da saúde: Cuidar da criança e do adolescente em ambiente de urgência e emergência; Acompanhar a criança e o adolescente hospitalizados; Planejar alta hospitalar; Estabelecer vínculo com a família e compartilhar o cuidado do paciente. Para desenvolver a competência de contínuo estudo e aprendizado: Reconhecer sua necessidade de aprendizado e realizar auto-gestão da aquisição de conhecimento; Realizar aprendizagem colaborativa.
Estágio em pronto socorro e enfermaria de pediatria clínica geral em hospital terciário.
Realização de atendimento clínico de pronto socorro e evolução em enfermarias de pronto socorro e de pediatria clínica (história dirigida de pronto socorro; história médica completa em enfermaria de pediatria clínica; anamnese, exame físico, raciocínio clínico e plano terapêutico); Participação em discussão de casos, visitas médicas e interdisciplinares em pronto socorro pediátrico e enfermeira de pediatria clínica em hospital terciário. Desenvolvimento e cumprimento de escala de plantões e utilização eficiente do tempo no campo de atendimento. Participação em atividades didáticas (TBL, discussão de casos, simulação, vídeo aulas, discussão de aspectos éticos da prática médica); O conteúdo das atividades didáticas incluirá: Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PCR e distúrbios de ritmo) Principais emergências em pediatria (Insuficiência respiratória, EME, choque, anafilaxia, intoxicações exógenas, distúrbios hidroeletrolíticos e do equilíbrio ácido-base) Intercorrências agudas na criança e adolescente com doença crônica (cetoacidose diabética, crise asmática grave, crise falciforme, emergência no paciente portador de imunodeficiências) Maus tratos Principais síndromes clínicas em pediatria Principais doenças crônicas da criança e do adolescente (anemia falciforme, fibrose cística, imunodeficiências, síndrome nefrótica) Patologias cirúrgicas em pediatria Cuidado da criança e do adolescente hospitalizado As atividades serão desenvolvidas no pronto socorro e na enfermaria de pediatria clínica do Instituto da Criança e do adolescente do HCFMUSP, além de ambiente virtual de aprendizado, sala de aula e Laboratório de Habilidades da FMUSP;
- Pronto Socorro em Pediatria: Coleção ICR - 3ª edição, Editora Manole de 2018 - Artigos, textos e aulas disponibilizadas na plataforma digital (Google Classroom)