Competências gerais: Colaborador, Cuidador, Profissional, Estudioso Descrição: 1. Comunicador: o estudante é avaliado por meio da prática nas estações. As atividades são realizadas em grupos de alunos e espera-se troca e ambiente colaborativo entre eles. 2. Profissional: o estudante é avaliado ao conhecer e aplicar as normas de segurança do trabalho e do paciente, demonstrar comportamentos e atitudes fundamentais para exercício da profissão (atitude ética, humana e respeitosa, compromisso com o serviço e honestidade). 3. Cuidador: o estudante é avaliado quanto a capacidade de cuidar de do paciente durante atuação em serviço de saúde. 4. Estudioso: o estudante é avaliado ao reconhecer sua necessidade de aprendizado e realizar autogestão da aquisição de conhecimento. E apresentar conhecimento obtido ao longo do curso. 5. Defensor da Saúde (Health Advocate): o estudante é avaliado ao defender os direitos dos pacientes e reconhecer suas necessidades sociais. As competências são avaliadas por observação das práticas do aluno durante a atuação nas estações e realização de provas.
Programa curricular com objetivo de avaliação dos conteúdos abordados em todo o ciclo de internado, nos diversos rodízios. Realizado por meio de estações em pequenos grupos. E posteriormente avaliados por meio da aplicação de uma prova teórica (100 questões testes multipla escolha em 4h) e uma prova multimídia (Testes de multipla escolha baseada em casos clínicos, em 2h). Conteúdos abordados nos rodízios: PSM PS INCOR PSC PSN PEDIATRIA OTORRINO OBSTETRÍCIA CLÍNICA HU CIRURGIA HU GINECOLOGIA PSIQUIATRIA APS OFTALMOLOGIA ORTOPEDIA
O programa será desenvolvido da seguinte forma: uma semana no início do nono e décimo primeiro semestres e 1 semana ao final do décimo e décimo segundo semestres. Essa disciplina se baseia na orientação da Associação Européia de Educação Médica que assume as primícias para a formação de profissionais no século 21 no acronismo FAIR (feedback, activity, individualization and relevance). Sendo assim, a disciplina se apoia na seleção de temas relevantes para a formação, trabalhados com métodos ativos, focado nas necessidades individuais de aprendizado e com feedback constante. s As estratégias educacionais utilizadas serão: a) Discussão em pequenos grupos b) Simulações de habilidades em estações com manequim e casos clínicos simulados na forma de workshops c) Simulações de treinamentos de atendimentos comunidade, ambulatoriais, de enfermaria, em pronto socorro e unidades de terapia intensiva Programa educacional: https://docs.google.com/document/d/1zBMIRz53Gap6wp75Blyme0yn9W9Ngzshsc3s9sMKY-o/edit?usp=drive_link
Martins, M.A.; Carrilho, F. J.; Alves, V. A. F.; Castilho, E. A.; Cerri, G. G.; Wen, C.L. Clínica Médica (coleção completa). Editora Manole, 2009 CLINICA CIRÚRGICA – Gama Rodrigues, J.J.; Machado, M.C.C.; Rasslan, S. – Ed. Manole 2008. PROCEDIMENTOS BÁSICOS EM CIRURGIA – Utiyama, E.M;. Rasslan, S;. Birolini, D. – Ed. Manole, 2008. PROPEDÊUTICA CIRURGICA – Utiyama. E.M.; Otoch, J.P.; Rasslan, S.; Birolini, D. – 2ª. Edição, Ed. Manole, 2007. Pronto Socorro em Pediatria: Coleção ICR - 3ª edição, Editora Manole de 2018 Bensenor IM et al. Semiologia Clínica Santos IS et al. Clínica Médica: Diagnóstico e Tratamento Bensenor IM et al. Medicina em Ambulatório: Diagnóstico e Tratamento Soriano FG et al. UTI – Adulto: Manual Prático