Gerais: Oportunizar a aquisição, desenvolvimento e consolidação de conhecimentos, habilidades e atitudes relativas às grandes áreas de conhecimento médico e permitir a discussão e reflexão de temas transversais fundamentais ao cuidado à saúde. Conhecimentos: a) integrar os conhecimentos e aprofundar os conceitos de fisiopatologia das principais doenças e síndromes. b) aplicar as noções básicas dos exames subsidiários necessários para o desempenho clínico, induzindo–o a raciocinar a respeito de quando solicitar tais exames e com que objetivo os solicitar; incutir as noções do risco– benefício de cada um deles. c) discutir alternativas terapêuticas e analisar criticamente cada uma delas. d) reconhecer a presença ou ausência de doenças que necessitem de investigação mais detalhada. e) aplicar as noções básica de atendimento nos seguintes cenários de prática: comunidade, ambulatório, enfermarias, pronto atendimento e unidades de terapia intensiva f) revisar o exame clínico normal g) discutir noções básicas de promoção da saúde, cuidados paliativos e rastreamento h) reconhecer a participação dos diferentes saberes da equipe interprofissional no cuidado integrado ao paciente Habilidades a) Consolidar a capacitação do aluno na realização de procedimentos médicos das diferentes áreas do cuidado b) Consolidar as habilidades de comunicação c) Consolidar a interpretação de exames complementares d) Consolidar o treinamento no preparo de documentos médicos Atitudes: a) aprimorar comportamentos e atitudes éticas em relação ao paciente e sua família b) aprimorar comportamentos que permitam trabalhar de forma harmoniosa em equipe interdisciplinar c) reforçar comportamentos de profissionalismo
O programa será desenvolvido no início do nono e décimo primeiro semestres e ao final do décimo e décimo segundo semestres, sendo cada etapa com duração de uma semana. Temos como objetivo permitir a aquisição, desenvolvimento e consolidação de conhecimentos, habilidades e atitudes relativas às grandes áreas de conhecimento médico e permitir a discussão e reflexão de temas transversais fundamentais ao cuidado à saúde. Deste modo pretendemos contribuir para a capacitação dos alunos no sentido de identificar e abordar de forma adequada os diferentes níveis de gravidade, formular hipóteses diagnósticas, propor condutas diagnósticas e terapêuticas, assim como orientar cuidados paliativos e de reabilitação clínica, respeitando particularidades de cada tipo de atendimento e o contexto biopsicossocial. Objetivamos também sedimentar a importância do aprendizado médico baseado na prática médica diária com ênfase na relação médico-paciente-família. Para alcançar estes objetivos, pretendemos realizar as seguintes atividades: - Simulações de atendimentos de pacientes no pronto-atendimento, unidade de terapia intensiva, e ambulatório e atenção primária. Serão desenvolvidas por médicos preceptores do internato de todos os estágios regulares do quinto ou do sexto anos, respectivamente quando as atividades forem desenvolvidas com os internos de cada um desses anos. - Discussões teórico-práticas diversas em pequenos grupos dos temas a serem determinados pela equipe de coordenação em conjunto com a equipe de preceptores. Para a avaliação serão realizadas provas online formato de testes ou de questões de respostas curtas e, caso possível, avaliações práticas estruturadas tipo OSCE. Para todas as atividades será realizado um feedback estruturado para os participantes, potencializando a adequada aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos. Como critérios de aprovação consideraremos a média das provas online (igual ou superior a 5,0) e 100% de frequência nas atividades práticas, excetuadas situações de faltas justificáveis, a serem analisadas pela comissão de coordenação da disciplina. No caso de não aprovação por média (nota menor que 5,0), o aluno precisará refazer provas online a serem propostas pela Comissão de Coordenação. No caso de não participação na disciplina sem justificativa, o aluno deverá repetir a atividade quando esta ocorrer na próxima turma.
O programa será desenvolvido da seguinte forma: uma semana no início do nono e décimo primeiro semestres e 1 semana ao final do décimo e décimo segundo semestres. Essa disciplina se baseia na orientação da Associação Européia de Educação Médica que assume as primícias para a formação de profissionais no século 21 no acronismo FAIR (feedback, activity, individualization and relevance). Sendo assim, a disciplina se apoia na seleção de temas relevantes para a formação, trabalhados com métodos ativos, focado nas necessidades individuais de aprendizado e com feedback constante. s As estratégias educacionais utilizadas serão: a) Discussão em pequenos grupos b) Simulações de habilidades em estações com manequim e casos clínicos simulados na forma de workshops c) Simulações de treinamentos de atendimentos comunidade, ambulatoriais, de enfermaria, em pronto socorro e unidades de terapia intensiva
Martins, M.A.; Carrilho, F. J.; Alves, V. A. F.; Castilho, E. A.; Cerri, G. G.; Wen, C.L. Clínica Médica (coleção completa). Editora Manole, 2009 CLINICA CIRÚRGICA – Gama Rodrigues, J.J.; Machado, M.C.C.; Rasslan, S. – Ed. Manole 2008. PROCEDIMENTOS BÁSICOS EM CIRURGIA – Utiyama, E.M;. Rasslan, S;. Birolini, D. – Ed. Manole, 2008. PROPEDÊUTICA CIRURGICA – Utiyama. E.M.; Otoch, J.P.; Rasslan, S.; Birolini, D. – 2ª. Edição, Ed. Manole, 2007. Pronto Socorro em Pediatria: Coleção ICR - 3ª edição, Editora Manole de 2018 Bensenor IM et al. Semiologia Clínica Santos IS et al. Clínica Médica: Diagnóstico e Tratamento Bensenor IM et al. Medicina em Ambulatório: Diagnóstico e Tratamento Soriano FG et al. UTI – Adulto: Manual Prático