Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP8000 - Imunologia e Biologia Molecular Aplicadas à Saúde Pública
Immunology and Molecular Biology Applied to Publica Health

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
O Bacharel em Saúde Pública atua diretamente nas várias áreas de planejamento, organização e gerenciamento de instituições voltadas para a Saúde, tanto públicas, quanto privadas. A formação desse especialista em Saúde Pública deve permitir que ele atue em áreas como epidemiologia, nutrição, saneamento ambiental, sustentabilidade, condições sociais e de saúde, política e gestão em saúde, gerenciamento de recursos humanos, justiça social e ética, sistemas e instituições internacionais de saúde, entre outros.
A pandemia causada pelo novo coronavírus em 2020 ilustra muito bem o quanto este bacharel em Saúde Pública precisa ter conhecimentos básicos, porém sólidos de imunologia e de biologia molecular para que possa compreender e auxiliar na elaboração de políticas públicas voltadas, por exemplo, à testagem em massa de populações para o novo coronavírus. Nesse contexto, é preciso que o bacharel em Saúde Pública saiba qual a diferença entre RT-PCR, testes rápidos imunocromatográficos e testes sorológicos, e ainda em que momentos da infecção eles devem ser utilizados, qual a sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivo e negativo e eficiência das técnicas, além de conhecer o custo de cada uma dessas metodologias. A antiga proposta foi modificada para poder contemplar as necessidades dos alunos de graduação em Saúde Pública no contexto atual.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1068881 - Jorge Simão do Rosário Casseb
1946831 - Thelma Suely Okay
 
Programa Resumido
Módulo de Biologia Molecular:
1.	Introdução à Biologia Molecular
2.	Replicação, transcrição, tradução, clonagem e expressão gênica. Aplicação em Saúde Pública.
3.	Genética e citogenética. Doenças genéticas e judicialização da Saúde.
4.	Ambiente, nutrigenômica e nutrigenética. Detecção de agentes patogênicos no ambiente e em alimentos
5.	Marcadores moleculares de doenças crônicas não transmissíveis
6.	Epidemiologia molecular, genotipagem e fenotipagem. Aplicação em Saúde Pública
7.	Aula prática do módulo de Biologia Molecular. Demonstração de técnicas de extração de DNA/RNA, amplificação convencional e quantitativa (Real Time PCR)

Módulo de Imunologia:
1.	Organização e formação do sistema imune
2.	Resposta imune inata e adaptativa
3.	Resposta imune ao vírus
4.	Resposta imune a bactérias
5.	Resposta imune a fungos
6.	Resposta imune a protozoários
7.	Testes para pesquisa de anticorpos usados no diagnóstico
8.	Aula prática do módulo de Imunologia. Demonstração de técnicas de detecção de antígenos e anticorpos, execução de testes imunoenzimáticos.
 
 
 
Programa
A disciplina é dividida em dois módulos, o de Biologia Molecular sob a responsabilidade da Profa. Thelma Suely Okay e o módulo de Imunologia à cargo do Prof. Jorge Simão do Rosário Casseb.

Módulo de Biologia Molecular: estrutura dos ácidos nucleicos, doenças causadas por alterações gênicas e cromossômicas, técnicas para a análise de ácidos nucleicos, aplicação destas técnicas na detecção e resolução dos maiores problemas encontrados em Saúde Pública

Módulo de Imunologia: Estrutura e função do sistema imune, mecanismos imunes de escape, resposta imune aos patógenos de importância em saúde pública.
Ao final dos módulos será realizada uma aula prática com duração de 4 horas, durante a qual os alunos são separados em grupos, cada qual contando com um monitor. Serão fornecidos aventais e outros equipamentos de proteção individual aos alunos.
O conteúdo integral das aulas se encontra disponível no e-disciplinas (moodle). Existem algumas videoaulas disponíveis do e-aulas da USP (link para acesso a estas aulas se encontra no e-disciplinas)
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação constará de: 1. Uma prova final de múltipla escolha, em sistema digital online. As 30 questões da prova individual de 60 minutos serão retiradas de um banco de dados de questões para cada um dos módulos. Os alunos poderão repetir a prova o número de vezes que considerarem necessário durante o período de validade do login de cada aluno (2 horas), e a nota do aluno será a mais alta obtida entre todas as tentativas. 2. Cada um dos módulos será finalizado por uma aula prática com duração de 4 horas. Após a aula, cada aluno deverá elaborar um relatório sobre a aula prática e este relatório será avaliado pelo professor responsável pelo módulo.
Critério
Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota final igual ou maior que cinco. A nota final será calculada considerando a nota da prova final de múltipla escolha (peso 5) e a média das notas dos dois relatórios das aulas práticas (peso 5)
Norma de Recuperação
Para os alunos que tiverem nota final maior que 03 e menor que 05 será realizada uma prova de recuperação nos mesmos moldes da prova final já detalhada (30 testes selecionados por sistema informatizado dentre muitas questões versando sobre os dois módulos que compõem um bando de questões). O aluno, após acessar o sistema (fazer o seu login), terá o prazo de duas horas durante as quais poderá fazer a prova quantas vezes quiser, sendo considerada a nota final desta prova a maior nota que o aluno obtiver. A prova será feita dentro do período determinado por cronograma de recuperação da USP.
 
Bibliografia
     
1 – Abbas AK, Lichtman AH, Pillai S. Imunologia celular e molecular. 9ª Edição, Editora Elsevier/Saunders, UK, 2019.
2 – Alberts B, Johnson A, Lewis J, Morgan D, Raff M, Roberts K, Walter P, Wilson J, Hunt T. Biologia Molecular da Célula. 6ª edição. 2017. Editora Artmed.
3 – Alberts, B., Bray, D., Johnson, A [et al]. Fundamentos da biologia celular: uma introdução à biologia molecular da célula. Porto Alegre. Editora Artmed, 2005, 757 p.
4 – Cooper, G. M. A célula. Uma abordagem molecular. 4th (2007). Ed Washington, D. C.; Sunderland, Mass: ASM Press: Sinauer Associates, c2007 820p.
5 – Forattini, Oswaldo Paulo Conceitos básicos de epidemiologia molecular São Paulo]: EDUSP, [2005] 133 p.
 

Clique para consultar os requisitos para MSP8000

Clique para consultar o oferecimento para MSP8000

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP