Fornecer aos alunos noções básicas de curadoria de acervos fotográficos, demonstrando o potencial do documento para o desenvolvimento de problemáticas históricas no campo das representações sociais e introduzí-los no universo técnico e instrumental do tratamento documental em Museus de História. A aproximação de abordagens próprias da pesquisa historiográfica com procedimentos técnicos almeja discutir a relevância dos critérios de processamento de documentos fotográficos para a produção de conhecimento e apontar para um amplo campo profissional para o futuro historiador.
A curadoria de acervos fotográficos demonstra o potencial do documento para o desenvolvimento de problemáticas históricas no campo das representações sociais. A aproximação das abordagens próprias da pesquisa historiográfica com os procedimentos técnicos descritivos demonstra a relevância dos sistemas documentais para a produção de conhecimento apontado para um rico campo profissional para o futuro historiador.
A partir das aulas expositivas e dos seminários serão discutidas: A constituição da fotografia como objeto de interesse histórico no âmbito de uma história da visualidade, com ênfase nas suas funções sociais e formas específicas de funcionamento. Como as mudanças de eixo na pesquisa histórica e as possibilidades tecnológicas abertas pela informatização alteraram as demandas de escala e os critérios qualitativos tradicionalmente aplicados ao tratamento documental de fotografias a proposição de uma noção de curadoria mais afinada com o movimento da própria pesquisa de seu objeto. A ampliação dos campos de conhecimento das formas de conservação fotográfica a partir dos estudos dos processos históricos. Para articular as questões expostas ao longo do curso, núcleos documentais disponíveis no Museu Paulista serão mobilizados para que os alunos possam ter um ensaio concreto dos problemas envolvidos na curadoria.
ANAIS DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL, Numero Especial sobre Fotografia. V.32, 2000. ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira. História da foto reportagem no Brasil. A fotografia na imprensa do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Campus, 2003. BOURDIEU, Pierre. Arte médio, un ensayo sobre los usos sociales de La fotografia. Barcelona: Gustavo Gilli, 2003. BURGIN, Victor. Thinking photography. Hampshire: Macmillan Education Ltd, 1990. CARVALHO, Vânia Carneiro de ; FILIPPI, Patrícia de; LIMA, Solange Ferraz de. Tratamento de fotografias. Projeto como fazer. São Paulo: AAB, 1998. CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Maria Cristina Rabelo de; RODRIGUES, Tânia Francisco. "Fotografia e história: ensaio bibliográfico". In: Anais do Museu Paulista. São Paulo. N.S. v.2 p.253-300.jan/dez. 1994. CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. Fotografia: usos sociais e historiográficos. In: Carla Bassanezi Pinsky; Tânia Regina de Luca. (Org.). O historiador e suas fontes. 1 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2009, p.29-60. CHIARARDIA, Filomena. Iconografia Teatral Acervos Fotográficos de Walter Pinto e Eugenio Salvador. Rio de Janeiro: Funarte, 2012. COSTA, Helouise. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004. Dossiê: História & Fotografia. Organização: Charles Monteiro e Iara Lis Franco Schiavinato. In: ARTCULTURA V. 10, n. 16, jan-jun. 2008. FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia - Usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991. FONTECUBERTA, Joan. Estética Fotográfica: uma seleccion de textos. Barcelona: Gustavo Gilli, 2003. FREUND, Gisele. Fotografia como documento social. Barcelona: Gustavo Gilli, 2002. GASTAMINZA. Félix Del Valle. La fotografia como objecto desde la perspectiva Del análiseis documental. In: AGUAYO, Fernando & ROCA, Lourdes (coord). Imágenes e investigación social. México: Instituto Mora, 2005, 219-242. KOSSOY, Boris. Dicionário Histórico-fotográfico e oficios da fotografia no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2009. KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Atelie Editorial, 2001. KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no século XIX. São Paulo: MEC/FUNARTE, 1981. KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999. KRAUSS, Rosalind. Os espaços discursivos da fotografia. In: O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002, pp. 40-59. LACERDA, Aline Lopes. A fotografia nos arquivos. A produção de documentos fotográficos da Fundação Rockefeller durante o combate à febre amarela no Brasil. São Paulo: FFLCH/USP, 2008. Tese doutorado. LISSOVSKY, Maurício. A Máquina de Esperar. Origem e Estética da fotografia moderna. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008. MACHADO, Arlindo. A ilusão espetacular: introdução à fotografia. São Paulo/Rio de Janeiro: Brasiliense/Instituto Nacional da Fotografia, 1984. MENDES, Ricardo (org). Pensamento Crítico em Fotografia. Antologia Brasil, 1890-1930. São Paulo, 2012. MENDES, Ricardo e JUNQUEIRA, Mônica. Fotografia, Cultura e Fotografia paulistana no século XX. São Paulo: SMC, 1992. PAVÃO, Luis. Conservação de colecções de fotografia. Lisboa: Dinalivro, 1997. Rouillé, André. A Fotografia. Entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC Edições, 2009. SASSON, Joanna. Photographic materiality in the age of digital reproduction. In: EDWARDS, Elizabeth & HART, Janice. Photographs objects histries. On the materiality of images. London & New York: Routledge, 2003. SILVA, Armando. Album de Família, São Paulo: Edições SESC, 2008., 22-74. SMIT, Johanna. "Análise da imagem: um primeiro plano". In: SMIT, Johanna V.(org.). Análise documentária: análise da síntese. Brasília: MCT/CNPQ/IBICT, 1987.p.99-11. TAGG, John. The Burden of Representantion. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1988. pp.60-65. TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos na era do espetáculo: a fotografia e as exposições no século XIX (1839-1889). Rio de Janeiro: SN, 1992.