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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia
 
Odontologia Social
 
Disciplina: ODS0700 - Clínica Ampliada de Promoção da Saúde
Expanded Clinical Health Promotion

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
A Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde tem como objetivo convidar o aluno a ampliar seu olhar, para além do técnico, além do biológico e além da assistência médico-odontológica restrita ao consultório; odontológico e ao cuidado individual, apresentando ao graduando a complexidade do processo saúde doença.
Desenvolver no aluno de competências que permitam uma prática assistencial pautada nos princípios da cidadania, no reconhecimento da autonomia dos usuários, na interação com a população e com a equipe de saúde, na busca de soluções para os problemas identificados e no envolvimento com os resultados da assistência;
Oferecer ao aluno ferramentas que permitam reconhecer a história social da doença, iniciando sua compreensão sobre o Programa de Saúde da Família (PSF) como modalidade de assistência à saúde;
Oferecer aos graduandos a oportunidade de ampliação dos cenários de ensino-aprendizagem e da duração da prática educacional na rede de serviços básicos de saúde; 
Promover o desenvolvimento de habilidades e padrões de comportamento voltados para a o envolvimento com os problemas de saúde da comunidade no plano individual e coletivo e na relação profissional/usuário baseada na alteridade e na responsabilidade social;
Deslocar o eixo central do ensino da ideia exclusiva da doença, incorporando a noção integralizadora do processo saúde/doença e da promoção da saúde, com ênfase na atenção básica; 
Favorecer a adoção de metodologias pedagógicas ativas e centradas nos estudantes, visando prepará-los para a auto-educação permanente num mundo de constante renovação da ciência; 
Estimular o aluno a ter uma visão crítica da realidade, que perceba a importância social de ser um profissional da saúde e, portanto, capaz de tomar decisões que transformem a realidade para o benefício da população; 
Através de atividades clínicas no território do entorno da Cidade Universitária e na clínica Odontológica da FOUSP trabalhar e reforçar os conceitos abordados em sala de aula; 
Estabelecer, de forma sistemática e auto-sustentável, protocolos de cooperação entre a FOUSP, as Secretaria Municipais de Saúde do entorno da Universidade através dos gestores municipais do SUS, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2249321 - Fernanda Campos de Almeida Carrer
52346 - Maria Ercilia de Araujo
 
Programa Resumido
A Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde está organizada em módulos, interligados entre si, todos com atividades teóricas e práticas, denominadas clínicas, compondo um conjunto de atividades clínicas que no primeiro semestre devem ocorrer no território adstrito de unidades básicas de saúde de saúde. Já no segundo semestre, as clínicas serão em dois cenários distintos, à saber: Espaços sociais (escolas, creches, igrejas, etc) indicados pela gerência das unidades básicas de saúde; Clínica de Promoção de Saúde alocada nas dependências da Clínica Odontológica da FOUSP.
Objetivos: 
A Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde tem como objetivo convidar o aluno a ampliar seu olhar, para além do técnico, além do biológico e além da assistência médico-odontológica restrita ao consultório; odontológico e ao cuidado individual, apresentando ao graduando a complexidade do processo saúde doença.
Desenvolver no aluno de competências que permitam uma prática assistencial pautada nos princípios da cidadania, no reconhecimento da autonomia dos usuários, na interação com a população e com a equipe de saúde, na busca de soluções para os problemas identificados e no envolvimento com os resultados da assistência;
Oferecer ao aluno ferramentas que permitam reconhecer a história social da doença, iniciando sua compreensão sobre o a Estratégia de Saúde da Família (ESF) como modalidade de assistência à saúde;
Oferecer aos graduandos a oportunidade de ampliação dos cenários de ensino-aprendizagem e da duração da prática educacional na rede de serviços básicos de saúde; 
Promover o desenvolvimento de habilidades e padrões de comportamento voltados para a o envolvimento com os problemas de saúde da comunidade no plano individual e coletivo e na relação profissional/usuário baseada na alteridade e na responsabilidade social;
Deslocar o eixo central do ensino da ideia exclusiva da doença, incorporando a noção integralizadora do processo saúde/doença e da promoção da saúde, com ênfase na atenção básica; 
Favorecer a adoção de metodologias pedagógicas ativas e centradas nos estudantes, visando prepará-los para a auto-educação permanente num mundo de constante renovação da ciência; 
Estimular o aluno a ter uma visão crítica da realidade, que perceba a importância social de ser um profissional da saúde e, portanto, capaz de tomar decisões que transformem a realidade para o benefício da população; 
Através de atividades clínicas no território trabalhar e reforçar os conceitos abordados em sala de aula; 
Estabelecer, de forma sistemática e auto-sustentável, protocolos de cooperação entre a FOUSP, as Secretarias Municipais de Saúde através dos gestores municipais, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.
 
 
 
Programa
A Disciplina de Clínica ampliada de Promoção de Saúde está organizada em módulos, interligados entre si, todos com atividades teóricas e práticas, denominadas clínicas, compondo um conjunto de atividades clínicas que no primeiro semestre devem ocorrer no território adstrito de unidades básicas de saúde da região oeste da cidade de São Paulo, em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina. Já no segundo semestre, as clínicas serão em dois cenários distintos, à saber: Espaços sociais (escolas, creches, igrejas, etc) indicados pela gerência das unidades básicas de saúde; Clínica de Promoção de Saúde alocada nas dependências da Clínica Odontológica da FOUSP. 


1o MÓDULO
•	1. Território
•	2. Problema
•	3. Determinantes sociais de um território e suas implicações no processo saúde-doença
•	PRÁTICA NO TERRITÓRIO DA REGIÃO OESTE DE SP
2o MÓDULO
•	1. Promoção de Saúde no território
•	2. Qualidade de Vida no território 
•	3. Diferenças entre promoção e prevenção
•	4. Ações promotoras de saúde no território
•	PRÁTICA NO TERRITÓRIO DA REGIÃO OESTE DE SP
3o MÓDULO
•	 1. Atenção Básica: Conceitos gerais para contextualizar a disciplina
•	2. Comunicação em Saúde
•	3. Comunicação como elemento fundamental da sociedade
•	4. A Comunicação desenvolvendo líderes na sociedade
•	5. Papel do profissional de saúde em comunicar saúde
•	6. Trabalho por ciclo de vida
•	PRÁTICA NO TERRITÓRIO DA REGIÃO OESTE DE SP- ESPAÇOS SOCIAIS
•	PRÁTICA NA CLÍNICA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE- CLÍNICA ODONTOLÓGICA DA FOUSP
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades teóricas: utilizando a metodologia da problematização e realizadas com grupos pequenos de alunos (máximo 25) e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem, com discussão de textos teóricos, estudos dirigidos e trabalhos em equipe; Atividades clínicas: Também realizadas em grupos de no máximo 25 alunos supervisionados por um docente. As atividades clínicas serão realizadas através de vistas técnicas aos serviços de Saúde do SUS, aos territórios adstritos das unidades básicas de saúde e aos espaços sociais indicados por estas unidades. Outra clínica prevista acontecerá nas dependências da clínica odontológica da FOUSP, por meio de atividades coletivas e individuais de promoção de saúde, com ênfase na comunicação em saúde e na prevenção de agravos bucais mais comuns em cada ciclo de vida.
Critério
Avaliação na disciplina é diária, sendo que cada professor, justamente por trabalhar com um número reduzido de alunos, tem melhor condição de avaliar a participação, o empenho e o interesse pelas atividades propostas. Da mesma forma, esse contato mais próximo possibilita uma maior orientação do aluno frente às adversidades e facilita o processo de aprendizagem. Para acompanhamento das atividades clínicas, utilizaremos o portifólio individual como forma de registro de aprendizados e como ferramenta de avaliação e verificação se os elementos pedagógicos finais, estabelecidos à cada módulo, estão sendo contemplados durante as atividades práticas.
Norma de Recuperação
Tendo em vista o caráter eminentemente prático e clínico da disciplina não está prevista recuperação. Os portfólios devem ser entregues uma semana (7 dias corridos) após o fechamento de cada módulo
 
Bibliografia
     
BARCELLOS, C.; SABROZA, P.C.; PEITER, P.; ROJAS, L.I. (2002) Organização espacial, saúde e qualidade de vida: A análise espacial e o uso de indicadores na avaliação de situações de saúde. Informe Epidemiológico do SUS, 11(3): 129-138

SANTOS, M. & SILVEIRA, M. L. 2001. O Brasil — Território e Sociedade no Início do Século XXI. Rio de Janeiro: Record.

GONDIM, GM et al. O território da saúde: a organização do sistema de saúde e a territorialização. In: MIRANDA, AC et al. (Org.). Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008. p. 237-255.

Brasil. (2009). Clínica Ampliada e Compartilhada. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Brasília: Editora do Ministério da Saúde. 64 p. Série B. Textos Básicos de Saúde.

Campos, G. W. S. (2003). A clínica do sujeito: por uma clínica reformulada e ampliada
(51-67). In Campos, G. W. S. Saúde Paidéia. 2. ed. São Paulo: Hucitec.

Campos, G. W. S.; & Amaral M. A. (2007). A clínica ampliada e compartilhada, a gestão democrática e redes de atenção como referenciais teórico-operacionais para a reforma do hospital. Ciência & Saúde Coletiva, 12(4), 849-859.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, CG-Senado Federal, 1988.

COMUNICAÇÃO E SAÚDE. Araújo IS, Cardoso JM. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007. 152 p. (Coleção Temas em Saúde). 

de Carvalho, Yara Maria, Monteiro Mendes, Valéria, Sem começo e sem fim ... com as práticas corporais e a Clínica Ampliada. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [en linea] 2015, 19 ( ) : [Consulta em 5 de julho de 2016] Disponível em: 

Schneider FP, Botazzo C. Organização tecnológica do trabalho em saúde bucal no SUS: uma arqueologia da política nacional de saúde bucal. Saude soc.  [Internet]. 2015  Mar [cited  2016  July  05] ;  24( 1 ): 273-284. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902015000100273&lng=en.  
 

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