Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Construção Civil
 
Disciplina: PCC2521 - Gestão do Processo de Projeto
Building Design Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2003 Desativação:

Objetivos
discutir conceitos e exemplos práticos envolvendo a gestão do processo de projeto, fornecendo aos futuros profissionais de Engenharia Civil uma visão sistêmica da sua gestão e das interfaces envolvidas, seja para sua atuação como contratantes, como projetistas, como construtores-usuários de projetos, ou como coordenadores do processo.
 
Docente(s) Responsável(eis)
90252 - Luiz Sergio Franco
2084804 - Silvio Burrattino Melhado
 
Programa Resumido
1. Introdução aos temas da disciplina: projeto como produto e como serviço; coordenação de projetos. 2. Inserção do projeto no empreendimento de construção de edifícios: papel dos agentes do empreendimento face ao processo de projeto. 3.	O processo de projeto e sua gestão; etapas de desenvolvimento do projeto e retroalimentação do processo. 4. Configuração das equipes de projeto dentro da lógica multidisciplinar. 5. Elementos típicos e conteúdo das partes de um projeto. 6. Projeto para produção como ferramenta para a qualidade e a inovação tecnológica; integração entre decisões no projeto e no canteiro de obras. 7.Aplicações do conceito de Projeto para Produção e sua implementação no canteiro de obras. 8. Coordenação de projetos: gestão e controle do processo; os possíveis coordenadores de projetos. 9. Sistemas de informação para a coordenação de projetos. 
 
Programa
1. Introdução aos temas da disciplina: projeto como produto e como serviço; coordenação de projetos. 2. Inserção do projeto no empreendimento de construção de edifícios: papel dos agentes do empreendimento face ao processo de projeto. 3.	O processo de projeto e sua gestão; etapas de desenvolvimento do projeto e retroalimentação do processo. 4. Configuração das equipes de projeto dentro da lógica multidisciplinar. 5. Elementos típicos e conteúdo das partes de um projeto. 6. Projeto para produção como ferramenta para a qualidade e a inovação tecnológica; integração entre decisões no projeto e no canteiro de obras. 7.Aplicações do conceito de Projeto para Produção e sua implementação no canteiro de obras. 8. Coordenação de projetos: gestão e controle do processo; os possíveis coordenadores de projetos. 9. Sistemas de informação para a coordenação de projetos. 10. Coordenação de projetos e a gestão da qualidade: as interfaces entre os sistemas de gestão do empreendedor, dos projetistas e da construtora.
 
Avaliação
     
Método
aulas expositivas, exercícios individuais ou em grupo, trabalhos práticos em grupo e debates envolvendo convidados (profissionais renomados).
Critério
A = (2P + T ) / 3 onde: A = nota final de aproveitamento P = média aritmética das notas de provas; T = média aritmética ponderada entre : média dos exercícios realizados em classe (peso 1); média dos trabalhos práticos (peso 2).
Norma de Recuperação
Recuperação através de uma prova contemplando todo o conteúdo da disciplina. (A+R)/2 >= 5,0
 
Bibliografia
     
ASBEA Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura.  Manual de contratação de serviços de arquitetura e urbanismo.  2.ed.  São Paulo, Pini, 2000.ASIMOW, M.  Introdução ao projeto.  Trad. José Wanderley Coelho Dias.  São Paulo, Mestre Jou, 1968.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.  Elaboração de projetos de edificação - arquitetura - NBR 13531. Rio de Janeiro, 1995.FRANCO, L.S.; AGOPYAN, V.  Implementação da racionalização construtiva na fase de projeto.  São Paulo, EPUSP, 1993.  (Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP.  Departamento de Eng. de Construção Civil, BT/PCC/94).MACIEL, L.L.  O projeto e a tecnologia construtiva na produção dos revestimentos de argamassa de fachada.  São Paulo, 1997.  Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.MARQUES, G. A. C.  Projeto na engenharia civil: sistemas e procedimentos para a sua condução. São Paulo, 1979.  Dissertação (Mestrado). EPUSP. MELHADO, S.B.  Qualidade do projeto na construção de edifícios: aplicação ao caso das empresas de incorporação e construção.  São Paulo, 1994. 294p. Tese (Doutorado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.MELHADO, S.B.  O processo de projeto no contexto da busca de competitividade.  In: CARDOSO, F.F.; BARROS, M.M.S.B. (organizadores da coletânea), Gestão e tecnologia na produção de edifícios.  Escola Politécnica da USP, set. 1997, p. 7- 51.PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE - PSQ SETOR DE PROJETOS.  AsBEA/ABECE/IAB-SP/SINAENCO.  Abril, 2000.SOUZA, A.L.R.  O projeto para produção das lajes racionalizadas de concreto armado de edifícios.  São Paulo, 1996.  Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.SOUZA, J.C.S.   Impermeabilização dos pisos do pavimento tipo de edifícios: diretrizes para o projeto e sistemas empregados.  São Paulo, 1997.  Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
 

Clique para consultar os requisitos para PCC2521

Clique para consultar o oferecimento para PCC2521

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP