Baseada em atividades hands-on, a disciplina tem como objetivo prover um espaço para a realização das ideias dos alunos, promover aprendizagem prática e lúdica sobre o processo de criação por meio de feedbacks concretos gerados pela prototipagem do projeto propostos e modelados pelos alunos, e com isso a eles agregar conhecimentos e experiências em práticas de engenharia.
Projeto de engenharia, modelagem computacional, prototipagem, teste e aprimoramentos.
Atividades hands-on sobre: I. Projeto preliminar: Definição do problema, requisitos, planejamento, geração das soluções. II. Modelagem computacional e detalhamento: Modelo, modelagem, simulação, otimização e documentação. III. Prototipagem e manufatura: Materiais, técnicas de prototipagem e processos de manufatura, ferramentas e práticas. IV. Teste e avaliação: Calibração, ajustes e aprimoramentos.
- Adam Kemp. The Makerspace Workbench: Tools, Technologies, and Techniques for Making. Maker Media, Inc; 1 edition. 2013. - Ali K. Kamrani, Emad Abouel Nasr. Engineering Design and Rapid Prototyping. Springer. 2010. - Arlindo Silva, Carlos T. Ribeiro, João Dias, Luís Sousa. Desenho Técnico Moderno. Rio de Janeiro: LTC. 4ª ed., 2006. - Brian Evans. Practical 3D Printers -The Science and Art of 3D Printin. Apress. 2012. - Charles Platt. Make: Tools: How They Work and How to Use Them. Maker Media, Inc; 1 edition. 2016. - Chris Hackett. The Big Book of Maker Skills (Popular Science): Tools & Techniques for Building Great Tech Projects. Weldon Owen. 2014. - Clifford T. Smyth. Functional Design for 3D Printing: Designing 3d printed things for everyday use. 3th edition. 2017. - Ian Gibson. Additive Manufacturing Technologies: Rapid Prototyping to Direct Digital Manufacturing. Springer. 2014. - James M. Leake, Jacob L. Borgerson. Manual de Desenho Técnico para Engenharia. São Paulo: LTC. 2ª ed., 2015. - Remixing, and Making in Three Dimensions. Maker Media, Inc; 1st edition. 2015. - Samuel N. Bernier, Bertier Luyt, Tatiana Reinhard. Design for 3D Printing: Scanning, Creating, Editing, Remixing, and Making in Three Dimensions. Maker Media, 1st edition, 2015.